FIM e Honda decidem não liberar telemetria do polêmico acidente entre Márquez e Rossi no GP da Malásia de 2015.
A FIM e a Honda decidiram colocar um ponto final na polêmica do acidente entre Marc Márquez e Valentino Rossi no GP da Malásia. E não vão tornar público os dados da telemetria sobre o incidente ocorrido entre os dois campeões em Sepang.
A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e a Honda tomaram uma decisão conjunta de não liberar a telemetria pertencente ao acidente entre Márquez e Rossi no GP da Malásia. A informação foi confirmada por Vito Ippolito, presidente da entidade máxima.
O confronto entre a dupla acabou sendo um dos momentos mais marcantes da temporada 2015. Em uma disputa feroz pela terceira colocação na prova malaia, Rossi e Márquez acabaram colidindo e o espanhol foi ao chão. Valentino foi considerável culpado no acidente e punido na etapa final e decisiva do campeonato, em Valência.
Ippolito confirmou que as informações foram, de fato, repassadas para a FIM, mas que vão permanecer longe dos olhos do público. “Durante a última etapa em Valência, a equipe Honda nos informou que eles tinham toda a telemetria relativa ao acidente”, afirmou o dirigente.
“Agora, os dados estão em nossas mãos, e a Honda e a FIM decidiram não torná-los público, para não alimentar mais polêmica. É verdade que no final da temporada a polêmica em torno do caso Rossi-Márquez foi sem precedentes. Por essa razão, pedimos que todas as pessoas envolvidas, incluindo as equipes, evitem qualquer controvérsia sobre o que aconteceu em Sepang. A disputa foi levada ao Tribunal Arbitral e o caso está encerrado agora”, finalizou.
Por conta da punição, Rossi, então líder do Mundial, teve de largar na última posição na prova final
em Valência e acabou perdendo a chance de uma disputa mais próxima com o rival Jorge Lorenzo, que conquistou o título da MotoGP.