FIA WEC – Toyota quer se manter na categoria mas…..não tem nada acertado.
O sonho da Toyota no seu retorno ao endurance era vencer as 24h de Le Mans. Esse sonho tem sido adiado de forma dolorosa e parecia encaminhado para um fim, com a saída da Porsche o que deixaria a Toyota sem ninguém para competir. Algo que ninguém gosta de fazer neste nível.
Mas a marca nipônica deixou no ar que pretende se manter no WEC e que esta à espera dos novos regulamentos para tomar uma decisão definitiva. Shigeki Tomoyama, presidente da Toyota Gazoo Racing foi claro nas suas intenções dizendo que “ depois da situação acalmar iremos tomar uma decisão mas é provável que nos mantenhamos na competição na nova classe que os responsáveis estão planejando”.
Ainda não é certo que o TS050 HYBRID seja a máquina que estará na pista na temporada 2018/2019, temporada em que se dará a transição para um campeonato de inverno, que culminará com as 24h de Le Mans. É esperado que a nova regulamentação diminua a capacidade de combustível dos híbridos, sendo que este ano os Toyota conseguiam fazer 13 voltas em LeMans, enquanto os privados, em teoria, fariam 11 voltas. Só depois dos regulamentos serem apresentados, e os planos para 2020 em diante é que a Toyota irá tomar a decisão final.
A situação de indefinição do WEC está prestes a terminar com a FIA e o ACO darem passos decisivos rumo ao novo futuro da competição. Para já parece certo que a Toyota está com vontade de permanecer e poderão ser os japoneses a manterem a chama do WEC acesa, e quem sabe atrair novas marcas.