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FIA WEC – Rolex 6 Horas de São Paulo consagra Cadillac; Barrichello levanta público com pódio no fim .

A edição de 2025 do Rolex 6 Horas de São Paulo foi marcada por mais uma festa dentro e fora da pista no Autódromo de Interlagos, mas também por acontecimentos inéditos na história do FIA WEC (World Endurance Championship). A quinta edição da etapa brasileira consagrou pela primeira vez o Cadillac V-Series R como um vencedor na história do campeonato – e com dobradinha.

Coube ao trio do #12 (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens) conquistar a vitória à frente do trio do #38 (Earl Bamber, Sebastien Bourdais, Jenson Button). O que recupera uma antiga e interessante escrita da etapa brasileira: é a terceira vez em cinco corridas que uma marca conquista sua primeira vitória no campeonato em Interlagos, após a Toyota em 2012 e a Porsche em 2014. E ainda, com uma vitória da Audi em 2013 e uma segunda da Toyota em 2024, a Cadillac é a quarta montadora diferente a vencer no Brasil.

Apesar da pole do Cadillac #12, a missão não foi fácil. O carro teve uma infração na pressão de pneus ainda na primeira metade da prova, teve de cumprir um drive-through, mas mesmo assim se recuperou e já era líder antes mesmo das três horas de prova.

Coube ao Porsche #5 (Michael Christensen, Julien Andlauer), que sonhou com mais após tomar a ponta da corrida na primeira volta da prova, na curva do Laranjinha, fechar o pódio – muito perto do #38, brigando pelo segundo posto no final. O Porsche #6 (Kevin Estre, Laurens Vanthoor) terminou em quarto, logo atrás. Em boa apresentação, o BMW #20 (Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann) passou nos últimos dez minutos de prova o Peugeot #94 (Loic Duval, Malthe Jakobsen) e fechou o top-5.

Líder da temporada, o Ferrari #51 (Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi, James Calado) fez corrida de recuperação até o 10º lugar, porém foi punido com um drive-through no fim da prova após colocar o Porsche #99 para fora da pista no fim da reta oposta e não marcou pontos pela primeira vez no ano. Apesar disso, segue na frente.

 

Vitória inédita e pódio de Barrichello a dois minutos do fim marcam LMGT3
O trio da Akkodis ASP Team #87 conquistou a primeira vitória do Lexus RC F na classe LMGT3 no FIA WEC. Depois de largar em segundo, o time dominou a prova e foi tão mais veloz que o resto que, mesmo com um drive-through, conseguiu manter a liderança e ficou com o primeiro lugar.

A maior emoção do dia veio nos instantes finais da corrida. Após um pit stop a poucos minutos do fim, o trio feminino da Iron Dames no Porsche 911 #85 (Celia Martin, Rahel Frey, Michelle Gatting) voltou à pista em segundo lugar com os pneus usados, enquanto Eduardo Barrichello no Aston Matin #10 (Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh, Valentin Hasse-Clot) se recuperou de uma rodada de seu carro (com Anthony McIntosh) no início da prova e era o quinto colocado.

Ele passou pelo Lexus #78 (Arnold Robin, Yuichi Nakayama, Finn Gehrsitz) e abriu caça na briga pelo pódio, entre a Iron Dames e o Corvette #81 (Rui Andrade, Charlie Eastwood, Tom van Rumpuy) da TF Sport. O trio do carro americano conseguiu passar pelo trio feminino na saída da junção enquanto Barrichello era cerca de meio segundo mais veloz por volta que os dois concorrentes.

O brasileiro chegou nos últimos momentos da corrida ao Porsche das Damas de Ferro em condição de ataque e realizou uma belíssima manobra, fazendo o traçado mais veloz na descida do lago, saindo por fora e deixando a dinamarquesa Michelle Gatting para trás no laranjinha a dois minutos do final. A ultrapassagem para o terceiro posto fez o público ir ao delírio nas arquibancadas em Interlagos, com Dudu garantindo seu primeiro pódio no FIA WEC em sua quinta participação, e após conquistar sua primeira pole no último sábado. Barrichello ainda foi eleito o piloto do dia pelos fãs.

“Foi muito legal. Estou muito agradecido a toda a torcida. Tenho muito orgulho de ser brasileiro, e tenho muita gratidão por todo o suporte que tive aqui. Foi uma loucura: eu tinha de confiar nos engenheiros e eles tinham de confiar em mim. Eu não podia forçar tanto para não desgastar os pneus rapidamente. Pudemos gerenciar tudo e as coisas funcionaram da maneira que planejamos”, descreveu Barrichello.

O quarto lugar ficou com a Iron Dames, e o top-5 foi fechado pelo trio do #78 da Akkodis ASP Team. Outro ponto de interesse do Rolex 6 Horas de São Paulo foi o nove vezes campeão mundial de motociclismo Valentino Rossi, que terminou com seu BMW M4 #46 (Ahmad Al Harty, Valentino Rossi, Kelvin van der Linde) em décimo lugar.

O BMW M4 #31 de Augusto Farfus e Pedro Ebrahim (além do australiano Yasser Shahin) teve uma corrida complicada, com problemas a partir do meio da prova após Farfus ter recuperado terreno em seu primeiro stint. O trio fechou a prova na 12ª posição.

 

O show fora da pista
Um público de 84.741 espectadores passou pelo Autódromo de Interlagos durante o final de semana, batendo os 73 mil que assistiram o Rolex 6 Horas de São Paulo em 2024. A expectativa é que este número suba ainda mais para 2026, já que quem esteve no autódromo teve a oportunidade de já comprar os ingressos da edição do próximo ano – marcada para 12 de julho – com desconto de 50%.

O show do Rolex 6 Horas de São Paulo começou com a apresentação do bloco Ritaleena no grid na cerimônia anterior à largada, ao lado da Escola de Dança do Theatro Municipal e da Trupe Baião de Dois com 12 pernaltas. Depois da interpretação do hino nacional pela cantora Luciana Mello, a prova teve sua ordem de saída dada por Rubens Barrichello com a bandeira brasileira – o que iniciou a volta de apresentação.

Durante a prova, o público presente teve acesso à Fan Zone de 45 mil metros quadrados, com exposição de carros e capacetes históricos, foodtrucks, lojas de merchandise e shows com a curadoria da 89FM A Rádio Rock, que teve a banda Capital Inicial fechando o evento. Na sexta-feira e no sábado, Raimundos e CPM 22 também fizeram shows especiais para os amantes da velocidade.

Ao fim da prova, o público ainda pôde invadir a pista para celebrar os pódios das categorias Hypercar e LMGT3 – algo inédito no Rolex 6 Horas de São Paulo.

Em 2026, o Rolex 6 Horas de São Paulo ocorre no dia 12 de julho. A próxima etapa do FIA WEC em 2025 ocorre no Circuito das Américas, em Austin, Texas – a Lone Star Le Mans – no dia 7 de setembro.

 

Confira o resultado final na classe Hypercar

  1. #12 Cadillac Hertz Team JOTA (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens) em 6h00min19s732 (242 voltas)
  2. #38 Cadillac Hertz Team JOTA (Earl Bamber, Sebastien Bourdais, Jenson Button), a 57s016
  3. #5 Porsche Penske Motorsport (Michael Christensen, Julien Andlauer), a 58s882
  4. #6 Porsche Penske Motorsport (Kevin Estre, Laurens Vanthoor), a 1 volta
  5. #20 BMW M Team WRT (Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann), a 1 volta
  6. #94 Peugeot TotalEnergies (Loic Duval, Malthe Jakobsen), a 2 voltas
  7. #93 Peugeot TotalEnergies (Paul di Resta, Mikkel Jensen), a 2 voltas
  8. #83 AF Corse (Robert Kubica, Yifei Ye, Phil Hanson), a 2 voltas
  9. #36 Alpine Endurance Team (Jules Gounon, Ferdinand Habsburg, Mick Schumacher), a 2 voltas
  10. #99 Proton Competition (Neel Jani, Nico Pino, Nico Varrone), a 2 voltas
  11. #51 Ferrari AF Corse (Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi, James Calado), a 3 voltas
  12. #7 Toyota Gazoo Racing (Mike Conway, Kamui Kobayashi, Nyck de Vries), a 3 voltas
  13. #009 Aston Martin Thor Team (Alex Riberas, Marco Sorensen), a 3 voltas
  14. #50 Ferrari AF Corse (Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen), a 3 voltas
  15. #8 Toyota Gazoo Racing (Brendon Hartley, Ryo Hirakawa), a 3 voltas
  16. #007 Aston Martin Thor Team (Tom Gamble, Harry Tincknell), a 4 voltas
  17. #15 BMW M Team WRT (Kevin Magnussen, Raffaelle Marciello, Dries Vanthoor), a 20 voltas
  18. #35 Alpine Endurance Team (Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg, Chales Milesi), a 42 voltas

Confira o resultado final na classe LMGT3

  1. #87 Akkodis ASP Team (José María López, Clemens Schmid, Razvan Umbrarescu) em 6h00min54s573 (216 voltas)
  2. #81 TF Sport (Rui Andrade, Charlie Eastwood, Tom van Rumpuy), a 37s716
  3. #10 Racing Spirit of Léman (Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh, Valentin Hasse-Clot), a 42s565
  4. #85 Iron Dames (Celia Martin, Rahel Frey, Michelle Gatting), a 44s026
  5. #78 Akkodis ASP Team (Arnold Robin, Yuichi Nakayama, Finn Gehrsitz), a 47s715
  6. #92 Manthey 1st Phorm (Ryan Hardwick, Riccardo Pera, Richard Lietz), a 1 volta
  7. #33 TF Sport (Daniel Juncadella, Jonny Edgar, Ben Keating), a 1 volta
  8. #59 United Autosports (James Cottingham, Gregoire Saucy, Sebastien Baud), a 1 volta
  9. #95 United Autosports (Sean Gelael, Darren Leung, Marino Sato), a 1 volta
  10. #46 Team WRT (Ahmad Al Harty, Valentino Rossi, Kelvin van der Linde), a 1 volta
  11. #54 Vista AF Corse (Francesco Castellacci, Thomas Flohr, Davide Rigon), a 1 volta
  12. #31 The Bend Team WRT (Augusto Farfus, Yasser Shahin, Pedro Ebrahim), a 1 volta
  13. #21 Vista AF Corse (François Heriau, Simon Mann, Alessio Rovera), a 1 volta
  14. #27 Heart of Racing Team (Mattia Drudi, Ian James, Zacharie Robichon), a 2 voltas
  15. #60 Iron Lynx (Andrey Gilbert, Lorcan Hanafin, Fran Rueda), a 2 voltas

    Não completaram

#61 Iron Lynx (Lin Hodenius, Maxime Martin, Martin Berry)
#77 Proton Competition (Bernardo Sousa, Ben Tuck, Ben Barker)
#88 Proton Competition (Stefano Gattuso, Giammarco Levorato, Dennis Olsen)

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURANCE (WEC) DA FIA
O FIA WEC é o principal campeonato do automobilismo mundial, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O FIA WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

Calendário FIA WEC 2025
21/22 de fevereiro de 2025 Prólogo Oficial (CAT)
28 de fevereiro de 2025 Qatar Airways Catar 1812 km (CAT)
20 de abril de 2025 6 Horas de Imola (ITA)
10 de maio de 2025 TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps (BEL)
14/15 de junho de 2025 24 Horas de Le Mans (FRA)
13 de julho de 2025 Rolex 6 Horas de São Paulo (BRA)

7 de setembro de 2025 Lone Star Le Mans (COTA) (EUA)
28 de setembro de 2025 6 Horas de Fuji (JPN)
8 de novembro de 2025 Bapco Energies 8 Horas do Bahrein (BAH)

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