FIA WEC – Problemas aerodinâmicos custaram a vitória da Toyota em Nurburgring.
A Toyota admitiu que foram problemas no assoalho e na ‘asa’ traseira do TS050 Hybrid # 7 que impediram de lutar com os Porsche pela vitória em Nurburgring. E num comunicado a equipe sediada em Colónia explicou que identificou um problema específico que levou à alteração da performance aerodinâmica durante a corrida.
“O carro que conquistou a “pole-position” liderou no começo da prova mas sofreu a perda de performance no meio da corrida, que impediu de lutar com os Porsche. Uma investigação relevou um dano significativo no assoalho do carro # 7, bem como um buraco na ‘asa’ traseira”, leu-se num comunicado da Toyota Gazoo Racing.
A equipe acredita que o dano no assoalho do seu LMP1 foi causado pelo fato do carro passar com violência sobre os corretores, enquanto um destroço não identificado foi o responsável pelo dano na placa superior da ‘asa’ traseira do carro # 7. Dois dissabores que segundo Pascal Vasselon, responsável técnico da equipa, levaram a uma migração do equilíbrio aerodinâmico do carro durante a prova.
Kamui Kobayashi liderou o primeiro turno de condução do Toyota # 7, mas os eu companheiro de equipa José Maria Lopez rapidamente desceu para trás dos dois Porsche 919 Hybrid logo após assumir o volante do LMP1 japonês, perdendo bastante tempo na segunda metade, com duplos turnos com um só jogo de pneus Michelin. Depois o máximo que Mike Conway conseguiu foi manter o carro na terceira posição, mas a mais de um minuto dos protótipos de Weissach.