FIA WEC – Porsche obtém a pole position com tempo recorde.
As duas sessões de qualificação finais antes do início dos 2015 Le Mans 24 Horas no sábado, às 15h00 produziu algumas melhorias nos tempos, mas em última análise, as vezes a pole provisória fixados no Q1 ontem foram as que contam para os primeiros lugares no grid. O clima ainda desempenhado o seu papel hoje como a chuva que estava prevista não conseguiu chegar.
Assim, a grade para a edição 83 das 24 Horas de Le Mans será liderada pelas três 919s Porsche com o carro No18 à frente do campo. Os três Audi R18s vai começar a corrida em quarto, lugares 5 e 6, com a no8 Audi R18 e-tron quattro à frente da no9 e no7 Audis. Os dois Toyotas será em 7 e 8 à frente dos dois Rebellion Racing R Ones em 9 e 10. Os três Nissan GT-R LM NISMOs vai começar em 12, 13 e 15 no geral, melhorando os seus tempos para chegar mais perto da equipe de outras obras, com o não 4 Bykolles CLM-AER mover-se em 11º geral.
A primeira sessão de duas horas do dia viu o No19 Porsche 919 híbrido de Nick Tandy a volta mais rápida do dia com uma volta 3m18.862 do circuito de La Sarthe, mas ainda era de dois segundos mais lento do que o tempo da pole de o novo registro de qualificação colo de conjunto por 3m16.887 da Porsche equipe Neel Jani na Nº18 919 na quarta-feira à noite.
Mais uma vez os tempos mais rápidos na sessão não conseguiu igualar o conjunto de ritmo na quarta-feira à noite, mas houve algumas melhorias. A volta mais rápida em LMP1 foi definido pelo no7 Audi R18 e-tron quattro em um tempo de 3m20.967, com o no9 Audi em segundo apenas 0.030s atrás.
A classe LMP2 será chefiada pelo KCMG Oreca 05-Nissan em 14º da geral à frente do No21 Nissan GT-R. 3m38.032 de Richard Bradley foi 0.9s, e dois lugares, à frente do No26 G-Drive Corrida Ligier de Sam Bird, com o no41 Greaves Motorsport Gibson-Nissan apenas 0,019 por trás da Ligier em terceiro.
O Thiriet por TDS Corrida de Oreca 05 foi o carro mais rápido na LMP2 Q2 com um 3m40.441, que também era de dois segundos mais lento do que o tempo pole provisória definida por Richard Bradley ontem no no47 KCMG Oreca 05, antes de as bandeiras vermelhas foram mostradas a terminar a sessão mais cedo. O No26 G-Drive Corrida Ligier de Sam Bird definir um tempo de 3m38.939, melhorando melhor tempo do carro em 0,9 segundos e movê-los para o segundo lugar geral na classe.