FIA WEC: ACO anunciou regulamento dos ‘Hiper-carros’ de 2020.
O Automobile Club de L’Ouest anunciou esta manhã detalhes dos novos regulamentos do Mundial de Endurance de 2020, os tão falados “hiper-carros” que passarão a ser a classe de topo das corridas de endurance.
Os novos carros terão que se assemelhar ao respetivo fabricante, sendo que os custos de construção e desenvolvimento terão de cair cerca de 25% dos valores atuais, que segundo as estimativas da ACO, andará num valor que gira em torno dos 25-30 milhões de euros, isto para uma equipe com dois carros.
As regras vão vigorar a partir de 2020, sendo que as primeiras 24 Horas de Le Mans com a nova regulamentação serão as de 2021. Está previsto que este regulamento vigore até 2024, estando desde já agendado um novo regulamento para o ano seguinte.
Há aspetos que ainda se mantêm em aberto, como por exemplo a arquitetura do motor, a possibilidade de serem aceites diversos números de cilindros, turbo, motores naturalmente aspirados, enfim, há ainda muitas incógnitas a este nível, pois basicamente o que se esta ‘fechado’ agora é o caminho, cujos detalhes serão acertados nos próximos meses.
De qualquer modo, há coisas ‘fechadas’, como por exemplo o peso mínimo dos carros, 980 kg, a distribuição de pesos terá uma estrita definição, bem como o fluxo de combustível, estando previsto que outras tecnologias sejam controladas, de modo a permitirem que os custos se mantenham ao nível pretendido.
Está prevista a inclusão de um motor elétrico, no eixo da frente, com uma performance fixa de 200 kW, o que dará tração total aos carros. O objetivo quanto à máxima performance do motor será de 520 Kw.
Os carros terão dois lugares, cockpits maiores que os correntes LMP1, um para brisas também maior e um teto se se assemelhe mais a carros de estrada.
As montadoras serão obrigadas a disponibilizar os seus sistemas para as equipes privadas, alugando os carros a preços razoáveis, sendo que cada um dos construtores pode desenvolver o seu sistema híbrido.
O objetivo de performance em Le Mans para estes carros andará à volta dos 3m20s, ligeiramente mais lentos que os atuais LMP1 híbridos.
O nome da categoria ainda não foi decidido, mas a ACO lança para a ‘discussão’ nomes como Super Sportscar, GT Prototype, Le Mans Supercars e Le Mans Hypercars. A escolha final será por voto.
Imagens do protótipo da Toyota para o novo regulamento: