Ferrari híbrido previsto para 2019, elétrico só para depois de 2023.
No início do ano, Sergio Marchionne, CEO da Ferrari, deu a entender que um modelo elétrico poderia estar na agenda da marca italiana, pelos vistos não será para já. Inicialmente previsto enquanto parte do plano estratégico para os próximos 5 anos (2018-2022), o Ferrari elétrico foi adiado e fará parte do próximo plano, ou seja, não chegará antes de 2023.
Marchionne, no âmbito da conferência anual da montadora italiana, afirmou que um modelo totalmente elétrico não algo é prioritário nesta altura, daí o adiamento do seu desenvolvimento. No entanto, o site Automotive News adianta que o relatório anual de 2017 publicado pela Ferrari menciona que sistemas de propulsão elétrica poderão substituir sistemas híbridos no segmento de desportivos topo de gama.
Ferrari híbrido
Mas para já, de acordo com o executivo italiano, o que a Ferrari precisa é de um modelo que combine um bloco de combustão interna e gasolina com um motor elétrico. Segundo fontes oficiais, a montadora ainda não decidiu qual será o modelo que eletrificará primeiro. Seja qual for, o automóvel estará em exibição no Salão de Frankfurt do próximo ano equipado com um V8 eletrificado.
O modelo em questão será o primeiro Ferrari híbrido de produção em série, já que o LaFerrari (Coupé e Aperta) foi limitado em 710 unidades. Marchionne afirmou que o modelo terá de ser “mais parecido com híbridos tradicionais”, no entanto não há certezas sobre o que quis efetivamente dizer. É possível que a afirmação seja uma referência a um sistema híbrido plug-in com ênfase na eficiência e não na performance.
O CEO divulgou à Bloomberg, que o veículo híbrido que a Ferrari está atualmente testando é capaz de “deslocar-se silenciosamente”, o que significa que oferece um modo de propulsão puramente elétrica. Continuou especificando que o sistema híbrido estreado em 2019 estará disponível como opção nos novos modelos e será a única motorização que acompanhará o futuro SUV da Marca.