FiatNacionaisNotíciasVeículos

FCA lidera venda de automóveis e comerciais leves em 2016.

A 15 dias do encerramento do ano, grupo está no topo do ranking geral, e também de vários segmentos importantes do mercado brasileiro

Faltando apenas uma quinzena para o fim de 2016, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) celebra a liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves no ano. Com 345.042 unidades vendidas até 15 de dezembro, o grupo está no topo do ranking, 17,5 mil unidades à frente do segundo colocado.

A FCA fez, ao longo de 2016, lançamentos que a posicionaram estrategicamente nos segmentos mais importantes do mercado, tanto em termos de volume como de rentabilidade. É o caso dos hatches compactos com motorização 1.0, no qual o grupo é líder desde 2011. Além da tradição da marca Fiat neste segmento, contribuíram para o resultado deste ano o lançamento do Fiat Mobi, um compacto versátil e ideal para a mobilidade urbana, e a linha 2017 do Fiat Uno, que, além de mais conteúdo tecnológico, inaugurou a nova família global de motores Firefly 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro cilindros.

Em comerciais leves, o grupo lidera os licenciamentos com 38,3% de market share, graças à sua abrangente gama de produtos que inclui picapes, furgões e vans. Isolando-se apenas os números de picapes, a liderança do grupo fica ainda mais evidente, pois ocupa as duas primeiras posições no ranking dos modelos mais vendidos com os Fiat Strada e Toro.

A picape compacta Strada é líder do segmento há 15 anos e foi responsável pela introdução de importantes inovações, como a cabine estendida, o diferencial blocante Locker, a cabine dupla e a terceira porta. Já a Toro, que chegou ao mercado em março e logo assumiu o segundo posto, combina a robustez e versatilidade de uma picape com o conforto de um SUV.

Nos últimos quatros meses, a FCA também lidera o segmento de SUVs, apoiada na tradição da marca Jeep nesse tipo de veículo. Além de manter as vendas do Jeep Renegade em patamares elevados e de lançar a linha 2017 do modelo em novembro, os licenciamentos ganharam grande impulso com a chegada do Jeep Compass, que já vendeu mais de 4 mil unidades. Logo no primeiro mês o Compass vendeu quase cinco vezes o volume do antigo líder de mercado, e praticamente a soma de todos os concorrentes do segmento de SUVs médios.

“Continuamos líderes em automóveis e comerciais leves graças à nossa estratégia multimarca, uma sólida plataforma de produção e produtos que se antecipam às tendências de mercado e surpreendem o consumidor”, avalia Sérgio Ferreira, Diretor Comercial da FCA. “Liderança é importante, mas não é tudo. Nosso paradigma de liderança é mais amplo e inclui assegurar a rentabilidade da empresa e a satisfação do cliente, bem como a linha de frente em produtos, políticas e conceitos produtivos.”

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *