F1600 – Automobilismo ao seu alcance!
Jovens pilotos recém-saídos do kart podem utilizar a categoria como um primeiro contato com veículos do tipo fórmula, proporcionando aprendizado na parte de acerto e pilotagem; além dos pilotos que procuram diversão, segurança, competitividade e baixo custo, também encontram todas essas qualidades na categoria.
Os carros são simples, construídos atendendo a regulamentação de segurança exigida pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), não possuem asas dianteiras ou traseiras, sua mecânica não requer grandes investimentos, pois utilizam peças regularmente encontradas em autopeças além de contar com a motorização original Ford Zetec Rocam 1.6 8V, um motor robusto, de baixa manutenção que proporciona por força de regulamento a igualdade de desempenho entre os competidores, garantindo assim disputas eletrizantes.
A categoria F1600 faz parte das atividades do Campeonato Paulista de Automobilismo em suas 8 etapas. As provas tem grid cheio com média superior a 25 carros o que garante muitas emoções e ultrapassagens. Os pilotos presentes mesclam juventude e experiência, a fórmula ideal para o sucesso, aprendizado e competitividade com custos extremamente atraentes e viáveis.
Em 2015 a categoria contará também com uma nova carenagem, mais bonita e moderna oferecendo melhor desempenho além de mais segurança aos pilotos. O novo carro foi apresentado durante as 6h de SP realizada em Interlagos e contou com a presença do bicampeão de F1 e das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson Fittipaldi conhecendo e aprovando o novo modelo para 2015 da categoria.
Diferentemente de outras categorias, os carros da F1600 podem ser adquiridos ou também alugados por equipes já existentes na categoria, o que diminui o custo tornando-a um dos melhores custo x benefício do automobilismo nacional.
A categoria possui divulgação através de seu site oficial e mídias sociais de mais de 12 mil seguidores no Facebook, além do Programa Curva do S do canal Discovery Turbo.
O Campeonato Paulista de Fórmula 1600 tem a organização e supervisão da FASP.
Fórmula 1600
Site: www.f1600.com.br
Facebook: facebook.com/f1600br
Ficha técnica:
– Chassi: de fabricação nacional, configuração de monoposto simétrico com rodas e pneus expostos na totalidade, construído em tubos de aço carbono 1020 e carenagem em fibra de vidro
– Motor: Ford Zetec Rocam 1.6 8V
– Câmbio: com engate H de 4 marchas + a ré (PF)
– Suspensão: suspensão dianteira com barras de torção e múltiplas regulagens, suspensão traseira com barras tensoras e amortecedores com rosca de regulagem de altura e carga nas molas
– Freio: a disco nas 4 rodas
– Combustível: Etanol
– Pneus: Pirelli Phantom 195×50 R15
– Rodas: Liga alumínio aro 15” com tala 6 polegadas – 4 x 100.
A F1600 conta com o apoio da STP, FuelTech, Metal Horse, Lotse, MOTUL, Crestana e Alpie Escola de Pilotagem.