F1: Pole e recorde para Lewis Hamilton na primeira prova da temporada.
Foi uma sessão de classificação à imagem de muitas no passado recente. Hamilton voltou a encontrar tempo onde mais ninguém consegue e fez uma super-volta na primeira classificação do ano.
No Q1 vimos os principais candidatos aos últimos lugares confirmarem a “candidatura” com os Sauber, ainda longe do ideal, o Williams de Sirotkin e os Toro Rosso ficaram de fora do resto da classificação. A “surpresa” chegou da parte de Stroll que fez um bom tempo e conseguiu assim uma vaga para o Q2. Nesta fase Hamilton era o mais rápido, seguido de Raikkonen que parecia em melhor forma que Vettel. Os Red Bull também mostravam um comportamento interessante mas sentia que no Q3, com os motores Mercedes e Ferrari no máximo não conseguiriam chegar ao top3.
No Q2 foi a vez dos Force India dos McLaren e de Stroll ficarem de fora, enquanto os Renualt e os Haas passavam ao Q3 como previsto pelo rendimento das equipes. Desta feita foi Vettel o mais rápido e o alemão mostrava que a Scuderia teria ainda uma palavra a dizer no Q3.
O Q3 começou da pior maneira para Bottas que saiu de pista e estragou o fim de semana. O carro ficou muito danificado tal como o ego do piloto que começa da pior forma o ano. Hamilton foi a estrela e fez um tempo espetacular na última volta lançada, não dando hipóteses à concorrência.
Destaques:
Hamilton: Mais uma grande volta e mais uma vez a mostrar porque é considerado o melhor em classificação
Ferrari: estão na luta e mostraram que a distância para os Mercedes não é tão grande quanto se previa e em corrida podem ter uma palavra a dizer
Red Bull: vão jogar com uma estratégia alternativa amanhã e podem tentar o pódio. Verstappen parece mais em forma que Ricciardo.
Toro Rosso: Se esperava mais. Depois das prestações nos testes ficar de fora na Q1 é pouco. Afinal ainda não é tudo um mar de rosas e há ainda trabalho pela frente
Luta pelo meio da tabela: as previsões estavam certas e a Renault/Haas estão acima das restantes enquanto a McLaren está na luta com a Force India este fim de semana pelos lugares nos pontos.
Bottas: se queria convencer a Mercedes a renovar contrato, esta não foi a melhor forma de começar. Fica sob pressão desde a primeira corrida e não mostrou andamento para igualar Hamilton.
Tempos: