F1 – Muita expectativa e problemas
O engenheiro Roberto Dalla , Chefe da Magneti Marelli Motorsport , concedeu uma entrevista à BBC explicando suas expectativas focando principalmente a eletrônica em vista da primeira corrida de F1 da temporada, em Melbourne. “No ano passado havia uma única unidade feita pela McLaren , que era o cérebro nervoso que comandava cada ramificação de cada parte do carro. Agora controlam apenas uma parte do cérebro , pois temos hoje quinze unidades além da tensão que era de 15 volts, atualmente podendo chegar a 80 . O problema principal é a capacidadde de se operar como uma orquestra o motor, o turbo e o KERS, sistema de recuperação do calor e gases de escape ” .
” Para encontrar as soluções certas serão necessários mais dois ou três meses . Fazê-lo durante as sessões de pré-temporada , com apenas 12 dias disponíveis era uma verdadeira missão impossível. Fato constatado pela Red Bull, que apresentou problemas, mas eles cometeram erros no projeto. ”
” Em Melbourne , pode acontecer que todos os carros alinhem para o grid, mas também existe a possibilidade de que nem todos cruzem a linha de chegada , porque boa parte das equipes tiveram problemas em testes. E ainda existe o risco de se atingir o limite de duas horas de corrida. “