F-3: Após 6º lugar na estreia em 2012, Derani quer brigar pela vitória no tradicional GP de Macau
Paulista será o único representante brasileiro na prova deste domingo, que marca a 60ª edição do evento
São 60 edições de um evento que não pode faltar no “currículo” de um piloto. O GP de Macau de Fórmula 3 está entre uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial. O circuito de rua apertado e com 6,1 km é um grande desafio, por onde já passaram grandes nomes do esporte a motor como Ayrton Senna, Michael Schumacher e Mika Hakkinen.
Neste domingo (17), o paulista Pipo Derani será o representante brasileiro na disputa no Circuito da Guia, ao lado de mais 27 pilotos. Os treinos começam na quinta-feira (dia 14) e as corridas serão no sábado (16) e domingo.
Derani, que corre pela equipe Fortec, chega a Macau empolgado com o sexto lugar na temporada passada, em sua estreia na corrida. Com a experiência, a meta agora é brigar pelo pódio.
“Este ano, vou para brigar pela vitória”, afirmou o jovem de 20 anos, que explica o que faz de Macau tão especial: “Estamos correndo uma prova mais que tradicional, andando de Fórmula 3 do outro lado do mundo. Além disso, a pista é muito desafiadora. Então, é uma combinação de emoções, que fazem desta corrida a mais legal de todas”.
Nesta temporada, Derani correu o forte campeonato europeu de Fórmula 3 e terminou em oitavo lugar. Ele foi ao pódio em três oportunidades, com um segundo e um terceiro lugar em Nürburgring (Ale), e outro segundo lugar na última etapa, em Vallelunga (Ita), quando brigou pela vitória.
Disputado desde 1954, o GP de Macau atrai os principais pilotos das categorias de base do mundo. Entre alguns nomes na edição deste ano estão Tom Blomqvist, que como Derani correu na Fórmula 3 Europeia, além de Carlos Sainz Jr., da GP3, e o atual campeão da prova, o português Antonio Félix da Costa, piloto do programa da Red Bull e que competiu este ano na Fórmula Renault 3.5.
A corrida classificatória – no sábado – terá duração de 10 voltas, com largada às 4 horas (de Brasília – 14 horas local). A corrida final – no domingo – é mais longa, com 15 voltas, e terá início às 5h30 de Brasília (15h30 local).
Confira a programação para o GP de Macau de Fórmula 3 (Horários de Brasília):
Quinta, dia 14
0h55 à 1h40 – Treinos Livres
4h40 às 5h10 – Classificatório
Sexta, dia 15
1h00 às 1h45 – Treinos Livres
4h45 às 5h15 – Classificatório
Sábado, dia 16
4 às 4h50 – Corrida Classificatória – 10 voltas
Domingo, dia 17
5h30 às 6h30 – Corrida – 15 voltas
Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Twitter: @pipoderani