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European Le Mans Series – Gerard Neveu fala do futuro da categoria.

Gerard Neveu é chefe do ELMS (assim como do WEC) e o responsável pelo caminho que as principais provas de endurance trilham. Se no caso do WEC a situação não é a ideal, o ELMS está bem de saúde e atrai cada vez mais interessados. O francês falou ao periódico dailysportscar.com sobre o futuro da competição, começando a falar da decisão de trocar Red Bull Ring por Barcelona:

 

“Em Silverstone, tivemos uma reunião com todas as equipes e fizemos várias perguntas, uma delas foi classificar os circuitos em ordem de preferência para a temporada atual. Também apresentamos uma lista de potenciais locais para o ELMS e, mais uma vez, pedimos-lhes que os classificassem por  ordem de preferência. Também perguntamos às equipes  uma série de outras perguntas, sobre o formato do fim semana de corrida, duração das corridas, assuntos técnicos e operacionais, todos os tipos de outras coisas.”

 

“Tivemos uma taxa de resposta em torno de 98%, o que foi muito encorajador e nos deu algumas indicações muito claras sobre os três primeiros, e o último para a preferência deles. Ficou claro também quais eram os seus dois ou três favoritos para novos locais e o Barcelona estava absolutamente no topo. Tomar a decisão de não voltar a Red Bull Ring na próxima temporada, foi difícil, pois a pista tem alguns benefícios importantes, mas este ano vimos uma das desvantagens, uma das quais o  espaço de paddock que torna difícil para trabalhar com o ELMS e com nossa série de suporte. Havia outros fatores também a serem levados em conta, e os aspectos financeiros também entraram nisso, não o acordo que fazemos com o circuito, mas a distância para as equipes chegarem lá, o que também tem um claro impacto. Isto não quer dizer que não seja possível um retorno a Red Bull Ring, temos um relacionamento muito amigável com as pessoas no local, é um circuito muito agradável e um lugar muito agradável para visitar, mas para o próximo ano, pelo menos, vamos não correr lá.”

 

Tendo em conta estes fatores o circuito português de Portimão deverá ser uma escolha menos consensual dada a distância que as equipes têm de percorrer para chegar a Portugal, mas Neveu faz questão de cumprir os três anos de contrato que assina com todos os circuitos envolvidos ELMS:

 

“Iremos honrar o nosso contrato com Portimão, apesar do fato de não ser o mais preferido dos circuitos dentro do paddock, mas isso tem de ser medido em relação a uma série de outros fatores incluindo distância, qualidade da pista, qualidade da organização, instalações do hotel nas proximidades, tudo. Nós avaliamos o quadro inteiro regularmente. Sabemos que temos um campeonato que funciona bem, que é popular entre nossos clientes e partes interessadas e, nessa situação, é claro, não pretendemos fazer muitas mudanças, mas a revisão constante nos leva a pensar em pequenas mudanças, manter tudo em equilíbrio, é o mesmo para os assuntos esportivos, e teremos algumas coisas a dizer em Portimão sobre isso.”

 

“Embora já tenhamos dito às nossas equipes que a maioria dos principais componentes de nossos fins de semana permanecerá igual. Mesmo formato de corrida (4 horas), mesmo programa de fim de semana, tentando ter um final antecipado para ajudar a logística, a mesma oportunidade de testar no início da semana de corrida, geralmente na quarta-feira. Por isso, as equipes já têm a visão geral e em Portimão, vamos informá-los de alguns ajustes pequenos e mais internos.”

 

O número de carros em pista deverá ser de 40 na próxima temporada, com o responsável dizendo que os 44 que vimos este ano já ultrapassa ligeiramente o número ideal no que diz respeito ao espaço no paddock, mas como a Michelin Le Mans Cup ainda tem vagas, há um exercício de flexibilidade que se torna possível.

 

Quanto aos GT Neveu admite que a Le Mans Cup serve como porta de entrada para o mundo do endurance e não pretende rivalizar com o Blancpain. Os GTE, que neste momento não têm muitos carros em pista no ELMS, poderão ser uma oportunidade de negócio para as equipes que vendam carros desta categoria, mas o francês não espera ter no carro mais que vinte GTE se tudo correr bem:

 

“O ELMS é o lugar ideal para equipes e pilotos aprenderem como competir e lutar no endurance, sem ter que enfrentar os desafios maiores envolvidos no WEC, não apenas na pista, mas logisticamente, organizacional e financeiramente. Vamos trabalhar para garantir que ainda temos vagas suficientes disponíveis no grid para os GTE”.

A Veloxtv transmite ao vivo todas as etapas do European Le Mans Series e já estamos em final de negociação para a renovação do contrato para a temporada 2019, com algumas surpresas que muito em breve falaremos a todos.

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