Equipe da Ducati Superbike se prepara para abertura da temporada 2015, em Phillip Island, Australia.
A equipe da Ducati Superbike já está definida para a primeira rodada do Campeonato Mundial de Superbike 2015, que começa no próximo fim de semana, no circuito de Phillip Island, na Austrália. A equipe italiana mudou os planos iniciais e decidiu substituir o italiano Davide Giuliano, acidentado durante os treinos da rodada australiana, pelo tricampeão mundial Troy Bayliss, que completará a equipe ao lado de Chaz Davies.
O piloto Davide Giugliano deixou o Alfred Hospital, em Melbourne, na noite de terça-feira (17/2). Infelizmente, o piloto italiano não poderá correr com a sua Panigale R por um período de 90 dias, após duas microfraturas das vértebras L1 e L2. Assim, Davide voltará à Itália onde iniciará seu processo de reabilitação para retornar ás pistas o mais rápido possível.
Apesar de a equipe não ter se preparado previamente para a substituição de Giugliano, o pedido de Troy Bayliss para competir em Phillip Island foi aceito com prazer. No ano em que o campeonato Superbike celebra o seu 25º aniversário na pista australiana, Bayliss terá a oportunidade de ver os fãs que o apoiaram tanto ao longo de sua carreira. O australiano de 45 anos não competiu mais no Superbike desde o final de 2008, ano em que ganhou o título mundial – seu terceiro com a Ducati -, somando ao seu histórico os campeonatos de 2001 e 2006. O tricampeão mundial venceu 52 corridas durante a sua carreira Superbike com a Ducati – seis delas em Phillip Island -, e desde então tem sido um fiel embaixador da marca Ducati, sem deixar de lado a carreira de piloto e o mundo da corrida, ganhando o título do ano passado no Australian Dirt Track title. A última vez que Bayliss montou em uma Panigale foi durante um teste no circuito italiano de Mugello, em maio de 2014.
Depois de completar os últimos testes de pré-temporada, no mesmo circuito de Phillip Island, Chaz Davies se sente bem preparado para as próximas corridas no local – uma pista em que o piloto se adapta muito bem. Durante os testes, a fábrica da Ducati na Itália trabalhou para identificar o set-up ideal para as motos Ducati Panigale R. Ambos, Davies e Giugliano, antes de seu incidente, foram capazes de definir alguns tempos de volta impressionantes durante as sessões mais recentes de testes, ótimas previsões para as próximas corridas.
As atividades do fim de semana terão início na sexta-feira (20/2) com as duas primeiras sessões de treinos cronometrados do Superbike 2015 Round 1. O evento também representa o 25º aniversário do World Superbikes na pista espetacular de Phillip Island, com várias iniciativas previstas ao longo do fim de semana em comemoração ao evento.
Chaz Davies (Aruba.it Racing – Ducati Superbike # 7)
“Phillip Island é uma daquelas pistas onde eu gostaria de ter dois resultados sólidos, mas nem sempre é tão fácil aqui. Agora eu me sinto confiante de que nós trabalhamos bem e que estamos chegando onde precisamos estar. Talvez algumas peças do quebra-cabeça ainda estejam desaparecidas, mas ainda temos tempo para trabalhar nessas áreas. Estou ficando cada vez mais confortável com a moto e, no geral, neste momento, estou me sentindo otimista e ansioso para a corrida do fim de semana.”
Troy Bayliss (Aruba.it Racing – Ducati Superbike # 21)
“Quero começar dizendo que eu realmente sinto muito por Davide e que é lamentável sua temporada começar desta forma. O desejo de ser capaz de voltar para a pista e ver o público de casa e os Ducatisti sempre foi forte, desde que eu corri pela última vez e, em seguida, também Phillip Island, uma das minhas pistas favoritas, que está comemorando seu aniversário de 25 anos de World Superbikes. Isso me deu a ideia de competir como um curinga e retrabalhar as técnicas com a Ducati Superbike. Eu sei que vai ser um fim de semana muito difícil, também pelo tempo que eu participei de um Superbike pela última vez, mas eu conheço bem a pista e por isso espero resgatar o meu desempenho em algumas voltas. Vou tentar me divertir e, naturalmente, vou fazer o meu melhor para conquistar um bom resultado e dar um show para o público. ”
Davide Giugliano (Aruba.it Racing – Ducati Superbike # 34)
“Meu objetivo agora é fazer tudo o que puder para me recuperar o mais rápido possível. Vou voltar para a Itália e, o mais rapidamente possível, começar a minha reabilitação. Estou orgulhoso de saber que será Troy irá me substituir este fim de semana. Ele é um grande campeão e eu sempre o admirei. Espero que ele tenha sucesso com o set-up que eu e minha equipe temos trabalhado nos últimos meses.”
Informações do Circuito:
País: Austrália
Nome: Phillip Island Circuit
Tamanho do circuito: 4,445 km
Curvas para a direita: 5
Curvas para a esquerda: 7
Pole position: esquerda
Distância da corrida: 22 voltas / 97,790 km
Recordes de volta:
Melhor volta – Davies (Ducati) 1’30.949 (2014).
Superpole – Guintoli (Aprilia) 1’30.038 (2014).
Resultados de 2014:
Corrida 1 – 1. Laverty (Suzuki); 2. Melandri (Aprilia); 3. Guintoli (Aprilia).
Corrida 2 – 1. Guintoli (Aprilia); 2. Baz (Kawasaki); 3. Sykes (Kawasaki)