Em Goiânia, Fogaça quer manter sequência de pontos na Truck.
Djalma Fogaça, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, será um dos três pilotos obrigados a utilizar o restritor de potência na quinta etapa da temporada, dia 12 de julho no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia. Dos males, o menor, pois de acordo com o regulamento da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, seu caminhão Ford será o que menos vai sofrer, pois devido à posição, seu restritor será o de 78 milímetros, contra 80 de todos os outros posicionados do quarto lugar em diante na tabela de classificação, 74mm para o líder Felipe Giaffone e 76mm para o segundo colocado Paulo Salustiano.
Até agora, Fogaça foi o único a usar, em todas as etapas, o aparato criado para dar mais equilíbrio à categoria. Como ele se tem mantido entre os três ponteiros, utiliza desde a segunda prova do ano, pois na abertura nenhum caminhão teve. Além da primeira, outra em que nenhum piloto usará será a final, marcada para dia 6 de dezembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, quando pode acontecer a decisão do título da 20ª temporada da Fórmula Truck. O regulamento também prevê o descarte do pior resultado do ano e, até agora, entre os nove primeiros, Fogaça foi o único a pontuar em todas as oito fases das quatro corridas e chegou aos 136 pontos. Os outros que não deixaram de marcar são Pedro Muffato (Mercedes-Benz), o décimo na tabela com 84 pontos, e Gustavo Magnabosco (Scania), o 13º com 69.
“O ritmo das corridas tem sido o de classificação. Pelo menos na primeira parte os pilotos vão para o risco e andam bem forte, o que aumenta as chances de quebras, mas vale arriscar devido à boa pontuação. Na segunda fase todos vêm mais leve, pois os caminhões também estão mais desgastados. No momento eu jogaria 11 pontos fora e continuaria em terceiro. No entanto, não penso nisso ainda, pois é difícil não ter problemas durante todo o campeonato. Em 2013 consegui isso e deixei de pontuar somente em uma prova, onde fiquei sete voltas nos boxes, mas voltei e completei a corrida“, disse Fogaça.
Ele sabe que a perda de cerca de 30 cavalos no motor do seu Ford será sentida, mas destaca que em Goiânia outros fatores também são importantes, principalmente os freios. No Velopark, na quarta etapa, ele enfrentou um problema que, segundo garante, o impediu de brigar pela vitória com Paulo Salustiano, o ganhador, e Felipe Giaffone, o segundo colocado.
“Um retentor de óleo do amortecedor vazou e atrapalhou toda a minha corrida. Uma pecinha de 30 centavos complicou minha vida“, completou Fogaça que cita como favoritos à vitória em Goiânia, Leandro Totti, Roberval Andrade, Diogo Pachenki, André Marques, Rogério Castro e David Muffato, que ele considera estar totalmente adaptado à pilotagem dos caminhões.
Revendas Bridgestone em Goiânia e região onde se pode comprar ingressos
Pneulândia – Av. Anhanguera, 7206, Setor dos Funcionários – Goiânia – (62) 3240-5454; Pneulândia – Av. Anhanguera, 11751, Bairro Ipiranga – Goiânia – (62) 3271-2611; Pneulândia – Av. T-63, 841, Setor Bueno, 74230-105 – Goiânia – (62) 3255-6460; Suécia Veículos – Rod BR 153, Km 515, Lt 01A Retiro de Bosque – Aparecida de Goiânia; Suécia Veículos – Rua 2, Nº 1014, Qd.T-1, Lt-01 Vila Moraes – Goiânia.
Venda de ingressos pelo site continua aberta
Os ingressos para acompanhar a quinta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 12 de julho no Autódromo de Goiânia, capital do Estado de Goiás, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 10 de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 11 e 12 de julho (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 12 de julho), que não receberão.
Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 10 de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento.
O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.
A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (12/7), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.
Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região de Goiânia – os locais serão divulgados em breve – ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.
É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144
CALENDÁRIO DE 2015
1º de março – Caruaru (PE)
12 de abril – Campo Grande (MS)
17 de maio – Londrina (PR)
14 de junho – Velopark (RS)
12 de julho – Goiânia (GO)
9 de agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro – Curitiba (PR)
4 de outubro – Guaporé (RS)
8 de novembro – Cascavel (PR)
6 de dezembro – São Paulo (SP)
Mais informações www.formulatruck.com.br
facebook.com/formulatruckoficial
twitter.com/formula_truck
instagram.com/formulatruckoficial
O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.