Categ. InternacionaisNotícias

DS Virgin Racing termina temporada em alta com pódio para José Maria López.

  • Terceiro lugar para José María López no ePrix final da temporada da Fórmula E em Montreal;
  • Sam Bird termina em quarto lugar na corrida e no campeonato de pilotos;
  • DS Virgin Racing termina em quarto no campeonato de construtores

 

A temporada 2016/ 2017 do FIA Fórmula E chegou ao fim após a rodada dupla realizada em Montreal, no Canadá. O fim de semana foi bom para os pilotos da DS Virgin Racing, que graças aos resultados da etapa de encerramento da competição, alcançou o quarto lugar no campeonato de construtores. Sam Bird terminou na mesma colocação no ranking final de pilotos.

Tudo começou no sábado, quando Sam Bird se superou. Na primeira corrida do ePrix de Montreal, ele conquistou 13 posições e chegou em quinto lugar. Esse resultado colocou-o em terceiro na classificação provisória do campeonato de pilotos e ajudou a DS Virgin Racing a reduzir a diferença em relação à terceira colocada no campeonato de construtores.

No começo do dia, tanto Bird quanto seu companheiro de equipe, José María López, que não disputou as provas de Nova York, mostraram um ritmo muito forte nos treinos. No entanto, eles não conseguiram repetir o desempenho na qualificação: um problema de mapeamento limitou seus carros a 170 kw de potência em vez dos 200 kw disponíveis. Isso comprometeu a ambos. Assim, Lopez largou em 16º e Bird, em 18 º lugar.

Com um total de 35 voltas, a corrida foi de recuperação para os pilotos da DS Virgin Racing. Após completar dois terços da corrida, Bird conseguiu ultrapassar López. Os dois corriam dentro da zona de pontuação em oitavo e nono, respectivamente. No entanto, um erro de López o fez colidir contra as barreiras na curva 8, encerrando sua corrida.

A batida levou o safety car para a pista e, quando a corrida recomeçou, Bird lutou para manter o ritmo e o controle do seu DSV-02 e, com isso, cruzou a linha de chegada em sexto. Mais tarde, porém, ele se tornou o quinto colocado depois de o piloto da Renault e.dams, Sébastien Buemi, ser excluído devido a uma infração.

“Eu dei tudo naquela corrida e estou muito satisfeito por ter marcado pontos”, disse Bird. “Claro, foi decepcionante ter começado atrás. Mas eu sei que, se estivéssemos mais à frente no grid, a história poderia ter sido diferente. Mas ainda foi ótimo o resultado que fizemos”, completou.

López afirmou: “Foi um resultado decepcionante para nós, depois de ter recuperado tantas posições. Saí da posição depois de ultrapassar um carro na curva anterior e cometi um erro. É uma pena porque estão claras as melhorias que a equipe tem feito desde que pilotei pela última vez. Certamente temos ritmo para lutar por mais amanhã”.

O diretor da equipe, Alex Tai, comentou: “Quando você tem um carro tão competitivo, é frustrante não ter os resultados que você sabe que pode conseguir. No entanto, com o profissionalismo da equipe, conseguimos deixar isso para trás e Sam teve uma pilotagem fantástica para nos preparar para um ótimo final de temporada amanhã. Eu sei que, com o ritmo que temos, se pudermos começar na frente, vamos terminar lá”.

O diretor da DS Performance, Xavier Mestelan Pinon, acrescentou: “Com mais uma grande atuação, Sam provou que nosso carro DSV-02 é um dos mais competitivos do campeonato. Sabemos que cometemos um erro na qualificação e isso nos lembra quanto conta cada detalhe e o trabalho de toda a equipe. A solidariedade e o envolvimento positivo de cada um são essenciais para alcançar ótimos resultados. Amanhã esperamos deixar tudo para trás e terminar a temporada em alta”.

Se o objetivo era terminar a temporada em alta, ele foi alcançado no domingo. José María López conseguiu seu segundo pódio da temporada no emocionante ePrix final da temporada da Fórmula E. Enquanto seu companheiro de equipe, Sam Bird, terminou em quarto lugar, garantindo à equipe a mesma posição no campeonato de construtores. O resultado encerra a temporada mais bem-sucedida da equipe britânica, com impressionantes seis pódios, duas vitórias, duas pole positions e duas voltas mais rápidas.

Depois da excelente corrida de recuperação de sábado, Bird voltou a estar entre os mais rápidos na fase de qualificação e assegurou o segundo lugar no grid, ficando atrás do rival no campeonato, Felix Rosenqvist. López também mostrou um ritmo de ponta, mas foi colocado no primeiro grupo de qualificação, ficando em condições mais difíceis e largando em 11º.

Quando a corrida começou, Bird perdeu uma posição e entrou na primeira curva em terceiro lugar com López rapidamente subindo no pelotão para ficar em sexto. Bird, então, chocou-se contra o muro na curva 3, o que danificou a direção do carro e comprometeu a dirigibilidade e o consumo de energia durante seu primeiro stint. Apesar disso, ele seguiu acelerando forte e notavelmente perdeu apenas uma posição antes de fazer seu pit stop, na volta 17. López parou em seguida, e ambos seguiram em terceiro e quarto lugares depois das paradas.

Na parte final da corrida, o líder e rival Rosenqvist havia caído para segundo, sendo ameaçado por Bird. Mas, com menos energia disponível, o piloto da DS não conseguiu manter a pressão, e isso permitiu o avanço de López. O argentino acelerou forte até receber a bandeira quadriculada na terceira colocação, um lugar à frente de seu colega de equipe.

“Estou realmente satisfeito com o resultado, especialmente depois do que aconteceu na primeira corrida, e por terminar a temporada desta forma”, disse López. “Eu poderia dizer imediatamente a diferença que a equipe fez no carro desde minha última corrida e foi frustrante que nossa qualificação não tenha refletido isso. Mas gostei da corrida e, claro, de toda a temporada, assim como de trabalhar com a equipe DS Virgin Racing”.

Bird declarou: “Foi uma ótima corrida final da temporada. Infelizmente, bati no muro no primeiro período e comprometi o meu carro, então estávamos sempre atrás e não conseguimos o resultado que queríamos, apesar de eu acelerar forte o tempo todo! Quero agradecer a minha equipe por tudo e por conseguir um final tão bom para o ano, e também felicitar José”.

O diretor da equipe, Alex Tai, comentou: “Meus parabéns vão para José por seu excelente pódio hoje e pelo seu sucesso em sua temporada de estreia. Também para Sam, por seu desempenho incrível nas últimas 12 corridas, para não mencionar sua dupla vitória em Nova York. E, claro, a toda a equipe pelo seu incrível trabalho. Nossas conquistas não seriam possíveis sem uma equipe tão dedicada, juntamente com nossos parceiros, e estamos ansiosos para continuar esse impulso na quarta temporada”.

O diretor da DS Performance, Xavier Mestelan Pinon, acrescentou: “Foi ótimo encerrar a segunda temporada da Fórmula E da DS Performance com um pódio para adicionar à nossa conta nesta temporada. Ao longo da temporada, a equipe desenvolveu o desempenho do DSV-02, o que nos permitiu lutar no topo regularmente, e gostaria de agradecer a toda a equipe DS Virgin Racing, à Total e aos nossos parceiros por isso. Esta temporada também foi rica em termos de avanços tecnológicos para nós, bem como a consciência da marca em todo o mundo”.

O Campeonato de Fórmula E 2017/2018 começará dentro de 125 dias, em Hong Kong, no dia 2 de dezembro. Os testes de pré-temporada terão início em 2 de outubro, em Valência.

ePrix de Montreal (prova 11) – Resultado da prova:

  1. Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport, 35 voltas
  2. Jean-Eric Vergne, TECHEETAH, +0.350s
  3. Stephane Sarrazin, TECHEETAH, +7.869s
  4. Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport, +8.592s
  5. Sam Bird, DS Virgin Racing, +8.913s
  6. Nicolas Prost, Renault e.dams, +10.058s
  7. Mitch Evans, Panasonic Jaguar Racing, +10.457s
  8. Robin Frijns, Andretti Formula E, +15.836s
  9. Felix Rosenqvist, Mahindra, +16.764s
  10. Tom Dillmann, Venturi Formula E, +19.320s

ePrix de Montreal (prova 12) – Resultado da prova:

  1. Jean-Eric Vergne, TECHEETAH, 37 voltas
  2. Felix Rosenqvist, Mahindra, +0.896s
  3. José María López, DS Virgin Racing, +4.468s
  4. Sam Bird, DS Virgin Racing, +7.114s
  5. Nick Heidfeld, Mahindra, +21.933s
  6. Daniel Abt, ABT Schaeffler Audi Sport, +24.444s
  7. Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport, +24.855s
  8. Stephane Sarrazin, TECHEETAH, +26.038s
  9. Jerome D’Ambrosio, Faraday Future Dragon Racing, +28.282s
  10. Tom Dillmann, Venturi Formula E, +28.591s

 

Classificação final do campeonato de pilotos:

  1. Lucas di Grassi, 181pts
  2. Sébastien Buemi, 157pts
  3. Felix Rosenqvist, 127pts
  4. Sam Bird, 122 pts
  5. Jean-Eric Vergne, 117 pts
  6. Nicolas Prost, 93 pts
  7. Nick Heidfeld, 88 pts
  8. Daniel Abt, 67pts
  9. José María López, 65 pts
  10. Stephane Sarrazin, 36 pts

 

Classificação final do campeonato de equipes:

  1. Renault e.dams, 268 pts
  2. ABT Schaeffler Audi Sport, 248 pts
  3. Mahindra Racing, 215 pts
  4. DS Virgin Racing, 190 pts
  5. TECHEETAH, 156 pts
  6. NEXTEV NIO, 59 pts
  7. Andretti Formula E, 34 pts
  8. Faraday Future Dragon Racing, 33 pts
  9. Venturi Formula E Team, 30 pts
  10. Panasonic Jaguar Racing, 27 pts

Para mais informações sobre a Equipe DS Virgin Racing Fórmula E, visite o site: http://map.ds-virginracing.com

 

Sobre a marca DS

Marca francesa nascida em Paris, a DS foi oficialmente criada em 1º de junho de 2014 e afirma sua ambição: permitir que o automóvel francês volte ao topo de gama. Inspirada do melhor do know-how francês, a DS perpetua os valores de inovação e de distinção herdados do DS de 1955. Concebida para uma clientela à procura de expressão pessoal, a gama DS compreende os Novo DS 3, Novo DS 3 Cabrio, Novo DS 4 e o DS4 Crossback, DS 4S, o Novo DS 5, o DS 5LS e o DS 6. Os carros da DS se destacam por seu estilo marcante e seu requinte nos mínimos detalhes, junto com seus materiais nobres e sua tecnologia avançada, tal como a motorização Diesel Hybrid 4 disponível no DS 5. Distribuída na Europa nos DS STORES, em DS SALONS ou nas zonas dedicadas dentro da rede Citroën, a DS possui sua própria rede de venda na China. A DS é também, para seus clientes, uma experiência de marca que se estende além dos produtos com uma ampla gama de serviços premium, especialmente o DS Privilege Club. A marca vendeu mais do que 600.000 veículos desde sua criação. www.dsautomobiles.co.uk.

Siga as novidades da DS no endereço @DS_Official

 

Sobre o grupo Virgin:

A Virgin é um grupo de investimento internacional de grande destaque e uma das marcas mais reconhecidas e respeitadas no mundo. Fundado em 1970 pelo Sir Richard Branson, o Grupo Virgin continuou a desenvolver empresas de sucesso em setores como a telefonia móvel, o turismo, os serviços financeiros, o lazer, a música, as férias, a saúde e o bem-estar.

Sobre a Total:

A Total é um grupo mundial e global de energia, uma das primeiras companhias internacionais em petróleo e gás, nº 2 mundial da energia solar com SunPower. Seus 100.000 funcionários estão comprometidos com a melhor energia, mais segura, mais limpa, mais eficiente, mais inovadora e acessível à maioria das pessoas. Presente em mais de 130 países, a Total desenvolve todos os esforços para garantir que suas atividades sejam acompanhadas de efeitos positivos nas áreas econômicas, sociais e ambientais. www.total.com

Sobre o Campeonato FIA de Fórmula E:

A Fórmula E é o primeiro campeonato mundial reunindo monolugares exclusivamente elétricos, competindo nas ruas de algumas das cidades mais icônicas do mundo, tais como: Hong Kong, Marrakesh, Buenos Aires, Mônaco, Paris, Montreal e Nova York. O campeonato representa uma visão para o futuro da indústria automobilística nas próximas décadas, servindo também como meio de pesquisa e de desenvolvimento dos veículos elétricos e das soluções alternativas em energia. As futuras temporadas verão o regulamento ser ampliado permitindo que os construtores se foquem no desenvolvimento de motores e de componentes de bateria que, com o passar do tempo, farão parte dos veículos elétricos particulares.

O campeonato FIA de Formula E de 2016/17 comporta dez equipes e 20 pilotos, que competem roda a roda em 12 cidades cobrindo cinco continentes na busca deste título de Campeão de Fórmula E. A temporada inaugural da Fórmula E começou em setembro de 2014 em torno do Parque Olímpico de Pequim. A terceira temporada das séries de corridas desses carros 100% elétricos começou em Hong Kong em 9 de outubro e terminará nos dias 29 e 30 de julho, no Canadá.

Sobre a FIA & Michelin : parceiros de hoje para a mobilidade de amanhã:

Além de ser o fornecedor oficial dos pneus para a Fórmula E, a Michelin é um parceiro oficial, a nível internacional, da ação da FIA para a campanha de segurança na direção. O programa foi implementado para dar apoio à Década de Ação para Segurança na Direção iniciada pela ONU, cujo objetivo é salvar cinco milhões de vidas no decorrer dos dez próximos anos. Este programa tem como objetivo educar e lutar por estradas, veículos e comportamentos mais seguros no mundo inteiro.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *