DS comemora seus 60 anos no Rétromobile.
Em verdadeiro clima de festa, a marca DS estará presente na 40ª edição do Salão Rétromobile em Paris, França, para festejar os 60 anos de seu mítico DS, modelo lançado em 1955. De 4 a 8 de fevereiro, os fãs e apaixonados pela marca poderão descobrir o rico estande DS, localizado no coração do Parc des Expositions de la Porte de Versailles, e mergulhar na história deste lendário carro. Organizada com o valioso apoio do Amicales CITROËN* e dos clubes DS e SM**, a exposição reunirá cinco modelos de prestígio, bem como uma das últimas criações da Marca, o DS 3 CABRIO, versão Ultra Prestige.
Encontro internacional de apaixonados por veículos antigos, o Rétromobile representa para a marca DS uma oportunidade única de relacionamento e intercâmbio com colecionadores e o público em geral. Assim, pela primeira vez, DS (agora como como marca) vai expor uma seleção de modelos emblemáticos, como o DS apresentado há 60 anos no Salão do Automóvel de Paris. O estande DS receberá também dois SM, assim como um carro atualmente comercializado, o DS 3 CABRIO.
O envolvimento dos colecionadores permitiu reunir cinco modelos excepcionais. Desta forma, o público em geral poderá ter uma visão geral do legado excepcional que alimenta hoje a marca DS, e que permite oferecer carros que unem design e tecnologia, conforto e sensações ao dirigir, materiais nobres e atenção com todos os detalhes. As estrelas esperadas são:
- um DS 19 de 1959, apresentado em sua configuração original. Com pintura cinza-rosada e teto roxo, seu interior apresenta uma harmonia azul real. Adaptado para ser exportado para a Alemanha, seu painel de bordo se destaca com a presença de um termômetro da água de motor e um rádio FM/LW. Equipado com um motor de 3 mancais, sua caixa de câmbio possui 4 marchas para frente e comando hidráulico;
- um DS 21 Conversível de 1968, equipado com uma caixa de câmbio com comando hidráulico. O acabamento particularmente caprichado deste carro inclui assentos em couro vermelho que contrastam com o branco Carrara de sua carroceria e o preto de sua capota;
- um DS 20 Pallas de 1973, um modelo de luxo e de excelência com, notadamente, guarnições em couro cor de tabaco, uma carroceria na cor bege Tholonet, vidros escuros e um raro (para a época) teto solar. Ele é equipado com uma caixa de câmbio de comando hidráulico de 4 marchas para frente sincronizadas e um motor de 1.985 cm3;
- um SM em versão Cupê de 1971 que pertenceu à Sua Majestade o Rei de Marrocos, Hassan II. Com uma carroceria na cor areia metálica, ele se destaca em razão das placas de identificação específicas, além de acabamentos em couro natural, ar condicionado, rádio hi-fi Continental Edison específico para este tipo de modelo, vidros escuros e faróis de neblina. Seu motor é um V6 Maserati;
- Um SM em versão Cupê de 1972, com uma carroceria na cor marrom Scarabée e assentos em couro ruivo. Sua suspensão hidráulica com corretor de posição horizontal é semelhante àquela do DS com, além disso, a direção com volta assistida ao ponto neutro (DIRAVI) inovadoras, que lhe confere um grande prazer ao dirigir.
Enfim, um DS 3 CABRIO ULTRA PRESTIGE será exposto ao lado desses carros lendários. Ele também possui os genes dos DS de época e do SM na vanguarda da modernidade.
O salão Rétromobile recebe seu público a partir de hoje, dia 4. O showroom DS encontra-se no Pavilhão 1.
*As Amicales CITROËN são compostas pelas Amicale des Clubs CITROËN France e da Amicale Citroën Internationale. Elas são associações cuja missão é coordenar com as marcas CITROËN e DS as ações dos clubes.
**Os clubes oficiais presentes no Rétromobile 2015 são: DS ID Club de France; Idéale DS France; DS Club Révolution 55 ; Le Monde de la DS ; SM Club de France ; Euro SM Club.