Dia do Motorista – 25 de julho – Manter amortecedores em boas condições pode garantir mais segurança aos ocupantes do veículo
Trafegar com amortecedores desgastados ou danificados pode ser causa de graves acidentes, pois a estabilidade do veículo fica comprometida. Fique atento aos sinais de desgaste desses componentes, parte da suspensão do automóvel.
Peças responsáveis por abrandar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo, os amortecedores devem estar em boas condições ao trafegar com o veículo. “Rodar com os amortecedores desgastados compromete a estabilidade do veículo em curvas. Além disso, adiar a troca pode ocasionar mais gastos que o previsto aos consumidores na hora de fazer a manutenção”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Danificados, os componentes podem trazer riscos de graves acidentes. “Com amortecedores desgastados, o veículo pode aumentar a distância de frenagem, aquaplanar em superfícies alagadas e também deslizar para o lado de fora das curvas”, explica. Os pneus também sofrem desgaste irregular, quando os amortecedores estão comprometidos.
Silva recomenda atenção a alguns indícios que podem indicar a chegada da hora da substituição dos amortecedores. “Além da perda de estabilidade em curvas, quando o veículo balançar excessivamente em arrancadas e freadas é fundamental verificar as condições dos amortecedores ou ainda quando as rodas pularem demasiadamente ao trafegar em solo irregular, ocorrer vazamento de óleo ou barulho anormal”, enfatiza.
Segundo o gerente, para não encurtar a vida útil dos amortecedores, os motoristas devem ter atenção ao dirigir e evitar passar em lombadas ou buracos com velocidade incompatível, excesso peso, terrenos irregulares e esburacados e pavimentação em más condições, pois exercem mais impacto e podem provocar desgaste nos componentes de suspensão. É importante também fazer regularmente o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas para ajudar a prolongar a vida útil dos amortecedores. “Muitas vezes, o motorista acaba se adaptando às mudanças geradas pelo desgaste das peças ao trafegar com o veículo, pois as alterações acontecem paulatinamente e ele se acostuma e acaba achando que é a condição normal do veículo”, ressalta.
Amortecedor usado não há como aproveitá-lo. A peça sofre desgaste e deve ser substituída por outra nova com as mesmas características e qualidade do modelo original. Recomenda-se fazer revisão a cada 10.000 km em uma oficina de confiança especializada para verificar os itens da suspensão. “É muito importante procurar mecânico de confiança para fazer revisão preventiva e ficar atento a qualquer mudança de comportamento do veículo. Os amortecedores são itens de segurança e a manutenção preventiva, além de mais econômica, também garante o bom desempenho do veículo”, conclui.
Baixe gratuitamente o aplicativo Carro 100% que ajuda a fazer o check-list virtual da manutenção preventiva. A Nakata apoia essa iniciativa do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva.
Sobre a Nakata: A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição. Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer e Wix.
A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site:www.affinia.com.br.