Denatran prorroga obrigatoriedade dos extintores ABC por 90 dias.
Em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o novo ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), determinou o adiamento da obrigatoriedade dos novos extintores tipo ABC. Conforme decisão anunciada nesta semana, os motoristas terão mais 90 dias para obedecer à legislação e até lá não serão multados caso dirijam sem o equipamento. A medida já vinha senso especulada por alguns setores do mercado e foi motivada pela escassez do produto nas lojas.
Os extintores ABC substituem os BC que são capazes de combater apenas chamas causadas por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.). Os novos, por sua vez, são eficazes também para eliminar chamas que se propagam por materiais sólidos, como bancos, tapetes, papel e painéis do carro. O mais antigo tem validade de três anos, com direito a uma recarga, enquanto o novo vale por até cinco anos, sem reabastecimento.
Desde 2009, quando a medida foi anunciada, todos os carros novos saem de fábrica com o extintor ABC. Os modelos mais antigos é que têm de se adequar à nova regra. Conduzir veículo sem equipamento obrigatório é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme define o Código de Trânsito Brasileiro.