Dakar | É campeão! Coma é penta nas motos, Al-Attiyah é bi nos carros e Mardeev vence nos caminhões
Após quase 10 mil quilômetros, espanhol e príncipe do Catar aumentam sua coleção de títulos no rali da morte. Russo leva a melhor sobre companheiros e fatura título pela primeira vez
Foram 14 dias de muito sol, calor, poeira, areia e dificuldades em algumas das mais belas paisagens da América do Sul até conhecermos os campeões do Rally Dakar em 2015. O espanhol Marc Coma conquistou seu quinto título na prova off-road mais difícil do mundo. Nasser Al-Attiyah dobrou seu número de triunfos. Quatro anos depois de vencer a prova a bordo de um Volkswagen Touareg, o príncipe do Qatar volta a reinar, desta vez com um Mini Cooper.
Ainda em quatro rodas, mas nos quadris, o polonês Rafal Sonik não deu chance aos adversários para vencer o Dakar pela primeira vez. Assim como Ariat Mardeev, que faturou sua primeira conquista, ao liderar a trifeta da equipe Kamaz no pódio.
Após travar uma intensa disputa com o compatriota Joan Barreda na primeira metade da prova, Coma foi favorecido por um problema mecânico do adversário no oitavo estágio para assumir a liderança da folha de tempos e não mais perdê-la. Este foi o quinto título do espanhol nos últimos sete anos, igualando-se ao francês Cyril Despres, que fez sua estreia nos carros, em 2015.
Al-Attiyah teve durante boa parte do rali a sombra de Giniel De Villiers. Ex-companheiros nos tempos de Volkswagen, os dois se mantiveram na ponta desde o segundo dia e, mesmo com um ritmo forte do sul-africano, o catari conseguiu ampliar a vantagem nos últimos dias para ser bicampeão do Dakar.
A disputa entre os caminhões foi a que sofreu mais alterações, com os três primeiros trocando de posições constantemente, até que, no sétimo dia, Mardeev assumiu a ponta para não mais largar. Com uma margem de menos de pouco mais de dez minutos para Eduard Nikolaev, ele manteve a hegemonia russa da Kamaz na prova fora de estrada mais famosa do planeta.
Confira a classificação final do Rally Dakar 2015:
Motos
1. Marc Coma (ESP) 46h03m49s
2. Paulo Gonçalves (POR) a 16m53s
3. Toby Price (AUS) a 23m14s
Quadris
1. Rafal Sonik (POL) – 57h18m39s
2. Jeremias Gonzalez Ferioli (ARG) a 2h54m50s
3. Walter Nosiglia (BOL) a 3h42m56s
Carros
1. Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA) – 40h32m25s
2. Giniel De Villiers (RSA) / Dirk Von Zitzewitz (ALE) a 35m34s
3. Krzysztof Holowczyc (POL) / Xavier Panseri (FRA) a 1h32m01s
Caminhões
1. Airat Mardeev (RUS) / Aydar Belyaev (RUS) / Dmitriy Svistunov (RUS) – 42h22m01s
2. Eduard Nikolaev (RUS) / Evgeny Yakovlev (RUS) / Ruslan Akhmadeev (RUS) a 13m52s
3. Andrey Karginov (RUS) / Andrey Mokeev (RUS) / Igor Leonov (RUS) a 51m00s