Corrida? Que corrida? Em Brasília? Não estou sabendo. Vamos para Goiânia.
Sol, calor, arquibancadas lotadas, ingredientes excelentes para um dia de velocidade no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). O domingo (27), entretanto, não teve nada de bom para Cacá Bueno e Daniel Serra. A dupla da Red Bull Racing tinha condições de lutar pelas primeiras posições nas duas corridas realizadas no anel externo do circuito candango, mas problemas distintos fizeram com que os dois não sintam saudades desta etapa,
Corrida 1
Serrinha e Cacá largaram para a primeira corrida em quarto e oitavo lugar, respectivamente. Enquanto o paulista manteve a posição durante as voltas iniciais da prova, o piloto do carro #0 se envolveu em um toque com Rubens Barrichello, que o fez fechar a primeira volta em 19º. O pentacampeão nem imaginava, mas este seria o primeiro contratempo que enfrentaria.
Começou então a recuperação de Cacá. Volta a volta os adversários eram superados e cada ultrapassagem significava exatamente o que o carioca queria: somar pontos necessários para assumir a liderança do campeonato após esta etapa.
Enquanto isso, Serrinha continuava entre os primeiros colocados, mas não por muito tempo. Na sétima volta, Ricardo Maurício forçou demais para ultrapassar o piloto do carro #29, manobra que viria a prejudicar ambos. O prejuízo para Daniel foi imediato.
Ricardinho não conseguiu frear para a curva 2, tocou a roda traseira direita, fazendo com que o adversário rodasse e ficasse parado esperando os outros pilotos passarem. Quando Serrinha conseguiu voltar à pista, ocupava as últimas posições. Logo na sequência, Maurício foi penalizado com uma passagem pelo box, que o fez voltar exatamente atrás do carro #29 da Red Bull Racing, que receberia a bandeira quadriculada em 16º, logo à frente do atual campeão da categoria.
Cacá aparecia em 13º lugar quando abriu a janela de pit stop. O carioca entrou na 23ª passagem, duas depois do companheiro de equipe. Foi aí que a corrida foi pelos ares. Um problema na porca da roda traseira esquerda fez com que o pentacampeão trocasse apenas um dos dois pneus planejados. Com problema no rádio de comunicação com a equipe, voltou à pista sem saber sequer que um dos compostos havia sido trocado.
Sem chances de lutar por mais pontos e sem saber da troca do pneu traseiro esquerdo, Cacá fez uma tática ousada. Abriu mão dos pontos que somaria com a 16º colocação para fazer uma nova parada para trocar os quatro pneus e ir para a segunda prova com mais chances de recuperação. Foi exatamente o que aconteceu.
Corrida 2
Partindo em 16º e 20º, Serrinha e Cacá foram para cima e não demoraram a aparecer entre os dez primeiros. Com combustível suficiente para ir até o final, a dupla da Red Bull Racing não poupou o equipamento para escalar o pelotão.
O pentacampeão ainda travou uma boa disputa com Ricardinho, antes do adversário abandonar com um problema mecânico, e foi beneficiado com a pane seca de Felipe Fraga no final, para completar a prova em terceiro lugar, duas posições à frente de Serrinha. Nem mesmo o troféu foi suficiente para acalmar o carioca que considerou o fim de semana como jogado fora.
A quarta etapa da temporada 2014 da Stock Car acontece no dia 1º de junho, na reabertura do recém reformado do Autódromo Internacional de Goiânia (GO).
ABRE ASPAS:
Cacá Bueno, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #0 – P20 e P3: “Foi um fim de semana jogado fora. A equipe me deu um carro fantástico, talvez o melhor nas duas corridas, mas, mais uma vez, tivemos um problema durante o pit stop. Vamos ter de colocar ordem na casa para que este tipo de coisa não se repita em Goiânia e no resto da temporada. Quem quer lutar pelo campeonato tem que somar sempre mais de 20 pontos por fim de semana e saio daqui só com 13. É uma pena, pois, com certeza poderia lutar pelo pódio na primeira corrida e tinha condições de vencer a segunda, e o fato de largar em 20º e chegar no pódio na segunda bateria mostra isso”
Daniel Serra, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #29 – P16 e P5: “Não foi bom. A batida foi fundamental. Estava bem e tinha condições de terminar entre os primeiros da primeira corrida, o que nos colocaria em boas condições de lutar pelo pódio e pela vitória na segunda. É uma pena, pois tínhamos boas chances de sair daqui de Brasília com mais pontos e melhor colocado no campeonato”
Confira os dez primeiros da primeira prova em Brasília (DF):
1º) Átila Abreu – 40 voltas
2º) Rafa Matos a 2s051
3º) Luciano Burti a 3s994
4º) Max Wilson a 6s137
5º) Ricardo Zonta a 6s917
6º) Julio Campos a 8s775
7º) Valdeno Brito a 10s817
8º) Denis Navarro a 12s614
9º) Sergio Jimenez a 14s875
10º) Thiago Camilo a 16s227
16º) DANIEL SERRA a 37s862
20º) CACÁ BUENO a 1 volta
Confira os dez primeiros da segunda corrida em Brasília (DF):
1º) Thiago Camilo – 20 voltas
2º) Julio Campos a 0s322
3º) CACÁ BUENO a 4s532
4º) Rubens Barrichello a 5s299
5º) DANIEL SERRA a 5s467
6º) Popó Bueno a 7s426
7º) Tuka Rocha a 8s766
8º) Diego Nunes a 9s027
9º) Felipe Fraga a 10s491
10º) Lucas Foresti a 13s578
Veja a classificação da temporada 2014 da Stock Car após três etapas:
1º) Valdeno Brito – 52 pontos
2º) Marcos Gomes – 50
3º) Sérgio Jimenez – 49
4º) CACÁ BUENO – 44
5º) Átila Abreu – 39
6º) DANIEL SERRA – 38
7º) Julio Campos – 37
8º) Rafa Matos – 34
9º) Ricardo Zonta – 30
10º) Tuka Rocha – 30