Constantino Junior faz “barba e cabelo” e começa o ano com vitórias na Porsche Cup.
Prova disputada nesse sábado foi marcada pelo domínio do campeão de 2011. Estreante na Cup, Gil Farah faz bonito e sai de Estoril na vice-liderança do campeonato.
Muitas novidades marcaram a primeira etapa da Porsche Cup, realizada neste sábado no autódromo de Estoril, em Portugal: a estreia dos Porsche 911 GT3 “991”, a chegada de novos pilotos para a categoria e a disputa da recém-criada classe Cup Sport, além da Cup Master introduzida em 2013. Na pista, entretanto, um velho conhecido teve presença dominante no primeiro lugar: Constantino Júnior, campeão de 2011, largou na pole position, venceu ambas as provas e inicia a temporada como líder do campeonato.
Devido ao cancelamento do segundo treino classificatório (em virtude da chuva forte que caiu na sexta-feira), o grid de largada foi o mesmo para as duas provas, apurado com base na única sessão realizada, tendo Constantino na pole position e Ricardo Rosset em segundo lugar. A pista úmida levou a direção de prova a adotar início de prova com procedimento de relargada nas duas provas, com os pilotos fazendo a primeira volta atrás do safety car e recebendo a bandeira verde em fila indiana.
Na primeira prova, Constantino e Rosset se destacaram dos demais e receberam a bandeirada nas duas primeiras posições. Atrás deles, entretanto, a prova foi marcada por intensa disputa por posições. Na parte final da corrida, Pedro Queirolo, que vinha sustentando o terceiro lugar, pegou sujeira na pista e rodou, perdendo várias posições.
Constantino venceu a prova, com Rosset em segundo e Clemente Lunardi em terceiro, resultado que lhe valeu o primeiro lugar na Cup Master. Ricardo Baptista, Gilberto Farah e Franco Giaffone completaram o pódio, com os dois últimos conquistando os primeiros lugares na classe Cup Sport.
A segunda prova, com a pista mais seca e melhores condições, foi ainda mais emocionante. A começar pela largada de Pedro Queirolo, que partiu para cima dos adversários e assumiu a liderança. Por pouco tempo: ele entrou forte demais na curva 2, perdeu o controle do carro e escapou para a grama molhada. Ao voltar para o asfalto, seu Porsche atingiu o de Ricardo Baptista e este tocou em Clemente Lunardi. Baptista e Queirolo, com seus carros bastante danificados, ficaram por ali mesmo. Lunardi rodou, mas conseguiu prosseguir e, após uma parada no box, alcançou o pelotão que rodava atrás do Safety Car enquanto os carros acidentados eram removidos.
Faltando 11 minutos para o final da prova, aconteceu a relargada. Constantino, Rosset e Farah ocupavam as três primeiras colocações. Rosset tentou ultrapassar Constantino na curva 1, mas rodou e caiu para o meio do pelotão. Melhor para Constantino, que seguiu líder sem a sombra de Rosset. A briga pela segunda colocação chegou a envolver cinco pilotos, com Gilberto Farah cruzando a linha de chegada na frente de Rodolfo Ometto, Marcel Visconde, Tom Valle e Rosset. O resultado deu a Farah mais uma vitória na classe Master, enquanto Valle ficou com o troféu de vencedor da Master.
Com as duas vitórias alcançadas em Estoril, Constantino Júnior ampliou seus recordes na Porsche Cup. Desde sua estreia em 2006, ele conseguiu 33 vitórias, 27 pole positions e 34 voltas mais rápidas.
Classificação final – Prova 1
1) 00-Constantino Júnior, 14 voltas, em 28:22.013
2) 1-Ricardo Rosset, a 9.117
3) 7-Clemente Lunardi (M), a 19.994
4) 27-Ricardo Baptista, a 26.655
5) 81-Gilberto Farah (S), a 29.704
6) 3-Franco Giaffone (S), a 30.171
7) 15-Marcel Visconde, a 30.482
8) 99-Tom Valle (M), a 30.641
9) 13-Pedro Queirolo, a 34.581
10) 4-Gui Affonso (M), a 38,665
11) 77-Daniel Schneider (S), a 41,855
12) 8-Rodolfo Ometto (S), a 46,491
13) 10-Adalberto Baptista (S), a 56.629
14) 17-Marcelo Stallone (M), a 57.504
15) 63-Sérgio Ribas (M), a 1:19.756
16) 88-Eduardo Azevedo (S), a 1:23.529
17) 20-Carlos Silveira (M), a 1 volta
18) Guilherme Figueirôa (M), a 1 volta
19) 36-Charles Reed (M), a 1 volta
Não classificado
18-Carlos Ambrósio (S), a 7 voltas
Melhor volta: Constantino Júnior, 1:53.920, média de 132,2 km/h
Classificação final – Prova 2
1) 00-Constantino Júnior, 13 voltas em 28:15.964
2) 81-Gilberto Farah (S), a 6.930
3) 8-Rodolfo Ometto (S), a 8.335
4) 15-Marcel Visconde, a 9.515
5) 99-Tom Valle (M), a 9.724
6) 1-Ricardo Rosset, a 12.578
7) 10-Adalberto Baptista (S), a 16.025
8) 18-Carlos Ambrósio (S), a 17.112
9) 3-Franco Giaffone (S), a 17.277
10) 77-Daniel Schneider (S), a 17.692
11) 17-Marcelo Stallone (M), a 18.173
12) 36-Charles Reed (M), a 21.413
13) 7-Clemente Lunardi (M), a 21.953
14) 88-Eduardo Azevedo (S), a 34.767
15) 63-Sérgio Ribas (M), a 37.585
16) 20-Carlos Silveira (M), a 1 volta
17) Guilherme Figueirôa (M), a 2 voltas
Não classificados:
4-Gui Affonso (M), a 11 voltas
13-Pedro Queirolo, a 12 voltas
27-Ricardo Baptista, a 12 voltas
Volta mais rápida: Ricardo Rosset, 1:47.264, média de 140,4 km/h
Classificação da Porsche Cup após duas provas:
1) Constantino Júnior, 40 pontos; 2) Gilberto Farah, 30; 3) Ricardo Rosset, 28; 4) Marcel Visconde, 23; 5) Rodolfo Ometto, 20; 6) Tom Valle, 20; 7) Clemente Lunardi, 19; 8) Franco Giaffone, 17; 9) Ricardo Baptista, 14; 10) Adalberto Baptista, 12; 11) Daniel Schneider, 11; 12) Carlos Ambrósio, 8; 13) Pedro Queirolo, 7; 14) Marcelo Stallone, 7; 15) Gui Affonso, 6; 16) Charles Reed, 4; 17) Eduardo Azevedo, 2; 18) Sérgio Ribas, 2; 19) Carlos Silveira, Guilherme Figueirôa, Maurizio Billi e Daniel Paludo, sem pontos.