Constantino Jr. conquista o bicampeonato na Porsche GT3 Cup.
Em uma prova muito movimentada em Interlagos, Constantino Jr. conseguiu neste sábado o bicampeonato na Porsche GT3 Cup, se igualando ao seu rival na disputa pelo título, Ricardo Rosset, também duas vezes campeão. Além deles, o rol dos bicampeões da categoria tem Ricardo Baptista e Miguel Paludo.
“Neste ano o que me trouxe o campeonato foi a regularidade. Não foram tantas vitórias, porque nos treinos e tomadas o Ricardo foi mais rápido. Mas eu tinha um bom setup para as corridas e consegui manter um nível médio de pontuação bem alto”, afirmou Constantino.
Na segunda e decisiva corrida da etapa, Constantino e Rosset saíram lado ao lado no grid, sétimo e oitavo, respectivamente, mas para Ricardo o campeonato ficou muito mais difícil após uma rodada ainda na primeira volta do miolo de Interlagos.
“Hoje não sei exatamente o que aconteceu com ele, largamos do lado e ele encostou de leve na minha traseira. Eu quase saí. E ele acabou saindo da pista, creio, para evitar um contato mais forte no meu carro. Isso reflete bem o espírito da categoria, todo mundo é muito rápido, competitivo, a adrenalina está sempre a mil… Mas todos são muito corretos nos seus propósitos e isso faz toda a diferença”, afirmou Constantino.
Para o campeão de 2011, nem a rodada de Rosset facilitou seu trabalho, já que suou e muito para escalar o pelotão e ser manter no terceiro lugar até o final.
Partindo de 11º, Daniel Schneider teve uma recuperação digna de um piloto com vasta experiência em Interlagos. O carro #77 foi o pioneiro a receber a bandeira quadriculada, primeira vitória dele na Cup e a quarta na Cup Sport em 2014.
“Acho que o que fez a diferença foi que eu tinha pneus de chuva mais gastos e a pista secou, então esse pneu mais gasto parece que eu tinha mais grip naquela condição que os que tinham colocado um jogo novo. Eu estava bem mais rápido e as coisas foram acontecendo. O safety car ajudou também porque me aproximou dos ponteiros”, disse Schneider.
Mesmo com o carro rendendo bastante com a pista mais seca, Schneider parecia não acreditar que ainda fosse possível vencer. “Achei que não ia conseguir buscar o Beto, porque ele estava bem na frente e rápido. Então quando percebi que daria para disputar a ponta resolvi que hoje ou eu ganhava ou rodava e parti para o ataque. Fico muito feliz e ansioso para que o ano que vem comece logo para acelerarmos novamente”, contou Schneider.
Destaque na prova 2 com o segundo lugar, Beto Posses teve este como seu melhor resultado na temporada 2014. Foi também sua primeira vitória na Cup Master no ano. “Foi impossível segurar no final. Meu pneu era usado e foi bem complicado. Era a última do ano e dei uma abusadinha nas freadas. Mas fico muito satisfeito com o resultado”, afirmou Posses.
Completaram o pódio 2 na Cup em Interlagos: Clemente Lunardi e Marcel Visconde, quarto e quinto colocados, respectivamente.
Pela Cup Sport, mesmo com a vitória de Schneider, quem levantou o troféu de campeão foi Eduardo Azevedo, o pole position na prova 1. O dono do carro #88 faturou o título com meros quatro pontos de vantagem para Franco Giaffone e comemorou muito, mesmo sem ter completado a prova final por conta de uma batida. “Larguei na pole hoje, primeira pole do pessoal da Sport. Só tenho boas considerações a fazer, mesmo não tendo terminado hoje a segunda prova, quando tive minha única batida no ano. Mas o que valeu foi o título, a disputa foi dura com o Franco, o Gil, o Schneider. Todos nós evoluímos muito ao longo do ano e estou ansioso por 2015”, disse Eduardo.
Azevedo também fez uma análise sobre momentos distintos que viveu nesta temporada. “O ano foi praticamente duas etapas. O primeiro semestre foi bem complicado, quando não terminei algumas provas, a maioria foi por culpa minha. No segundo semestre consegui entender um pouco mais o carro e os demais competidores, pois são pessoas muito mais rápidas do que estamos acostumados a andar. E o segundo semestre foi espetacular. Agora é só comemorar”, festejou Edu.
Na primeira prova deste domingo, Ricardo Rosset conseguiu faturar sua sétima vitória em 2014, resultado que levou a decisão para a última prova do ano. Com uma direção impecável na pista molhada de Interlagos, o ex-piloto de F-1 subiu no lugar mais alto do pódio sem tomar grandes sustos. Constantino Jr. finalizou a prova 5.6 segundos atrás do vencedor e com o segundo lugar, não deixou Rosset diminuir em muitos pontos vantagem que acabou fazendo diferença na pontuação final do campeonato.
Atrás dos líderes da competição, Pedro Queirolo, Ricardo Baptista e Clemente Lunardi, o campeão da Cup Master, completaram o pódio da prova 1 na úmida Interlagos.
Prova 1 – Cup:
1) 1-Ricardo Rosset (GT3 Cup), (15 voltas) 28:10,629
2) 0-Constantino Junior (GT3 Cup), à 5,621
3) 13-Queirolo (GT3 Cup), à 16,240
4) 27-Ricardo Baptista (GT3 Cup), à 19,091
5) 7 – Clemente Lunardi (GT3 Cup M), à 22,438
6 )15 – Marcel Visconde (GT3 Cup), à 23,790
7) 34 – Maurizio Billi (GT3 Cup M), à 24,113
8) 52 – Beto Posses (GT3 Cup M), à 25,639
9) 3 – Franco Giaffone (GT3 Cup S) à 28,775
10) 81 – Gilberto Farah (GT3 Cup S) à 30,297
11) 77 – Schneider (GT3 Cup S) à 37,829
12) 88 – Edu Azevedo (GT3 Cup S )à 39,678
13) 18 – Carlos Ambrósio (GT3 Cup S) à, 40,193
14) 8 – Rodolfo Ometto (GT3 Cup S) , à 41,707
15) 4-Gui Affonso (GT3 Cup M), à 43,633
16) 9 -Guilherme Figueiroa (GT3 Cup M), à 44,170
17)71 -Rodrigo Hanashiro (GT3 Cup) , à 48,221 1
18) 20 -Carlos Silveira (GT3 Cup M) , à 51,207
19) 17 -Stallone (GT3 Cup M) , à 1:03,304
20) 36 -Charles Reed (GT3 Cup M), à 1:04,172
21) 40 -Alan Turres (GT3 Cup) , à 1:04,290
22) 63 -Sérgio Ribas (GT3 Cup M) , à 1:05,232
Prova 2 – Cup:
1) 77-Schneider (GT3 Cup S), (13 voltas) 26:43,098
2) 52-Beto Posses (GT3 Cup M), à 2,779
3) 0-Constantino Junior (GT3 Cup), à 6,238
4) 7-Clemente Lunardi (GT3 Cup M), à 8,053
5) 15- Marcel Visconde (GT3 Cup), à 8,537
6) 4- Gui Affonso (GT3 Cup M), à 8,656
7) 81- Gilberto Farah (GT3 Cup S), à 10,133
8) 1- Ricardo Rosset (GT3 Cup), à 10,184
9) 9- Guilherme Figueiroa (GT3 Cup M), à 11,760
10) 18- Carlos Ambrósio (GT3 Cup S), à 12,431
11) 20- Carlos Silveira (GT3 Cup M) , à 16,382
12) 40- Alan Turres (GT3 Cup S), à 19,124
13) 36- Charles Reed (GT3 Cup M), à 22,518
14) 13- Queirolo (GT3 Cup), à 22,665
15) 34- Maurizio Billi (GT3 Cup M), à 23,451
16) 17- Stallone (GT3 Cup M), à 24,484
17) 63- Sérgio Ribas (GT3 Cup M), à 25,221
18) 3- Franco Giaffone (GT3 Cup S), à 46,435
19) 27- Ricardo Baptista (GT3 Cup),- 4 voltas
20) 88- Edu Azevedo (GT3 Cup S), – 8 laps
21) 8- Rodolfo Ometto (GT3 Cup S), -10 voltas
22) 71- Rodrigo Hanashiro (GT3 Cup)
Classificação final – Porsche GT3 Cup:
1- 00 Constantino Jr. 226
2- 1 Ricardo Rosset 213
3- 7 Clemente Lunardi 174
4- 27 Ricardo Baptista 152
5- 13 Pedro Queirolo 137
6- 15 Marcel Visconde 136
7- 88 Eduardo Azevedo 116
8- 77 Daniel Schneider 101
9- 81 Gil Farah 100
10- 3 Franco Giaffone 100
11- 08 Rodolfo Ometto 75
12- 52 Roberto Posses 59
13- 34 Maurizio Billi 56
14- 4 Gui Affonso 54
15- 99 Tom Valle 49
16- 18 Carlos Ambrósio 46
17- 10 Adalberto Baptista 39
18- 63 Sérgio Ribas 24
19- 9 Guilherme Figueirôa 23
20- 36 Charles Reed 17
21- 71 Rodrigo Hanashiro 14
22- 70 Marcelo Franco 8
23- 20 Carlos Silveira 8
24- 17 Marcelo Stallone 7
25- 40 Alan Turres 4
26- 89 Daniel Paludo 0
27- 14 Patrick Dempsey 0
Cup Sport:
1- 88 Eduardo Azevedo 94
2- 3 Franco Giaffone 90
4- 77 Daniel Schneider 88
3- 81 Gil Farah 88
5- 8 Rodolfo Ometto 70
6- 18 Carlos Ambrósio 55
7- 10 Adalberto Baptista 41
8- 40 Alan Turres 5
9- 14 Patrick Dempsey (EUA) 3*
10- 89 Daniel Paludo 0
Cup Master:
1- 7 Clemente Lunardi 126
2- 34 Maurizio Billi 75
3- 52 Roberto Posses 72
4- 4 Gui Affonso 69
5- 99 Tom Valle 51
6- 9 Guilherme Figueirôa 50
7- 63 Sérgio Ribas 48
8- 17 Marcelo Stallone 45
9- 36 Charles Reed 29
10- 20 Carlos Silveira 29