Congresso SAE Brasil 2015: Cummins leva tecnologias que priorizam redução do CO2 e economia de combustível.
A Cummins South America apresenta durante o 24º Congresso e Mostra Internacional SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, entre os dias 22 a 24 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), tecnologias desenvolvidas com foco em redução de CO2 e eficiência energética. A fabricante de motores ainda exibe seu motor Cummins ISF com sistema pós-tratamento, em processo de nacionalização.
Já disponível no mercado norte-americano desde o início deste ano, o Adept™ (Advanced Dynamic Efficient Powertrain) é um conjunto de recursos eletrônicos avançados que adapta, de modo dinâmico, às condições de funcionamento para operação eficiente do veículo. “Instalado ao motor, o sistema verifica as condições de aceleração e monitora em tempo real sua performance”, diz Eidy Arima, engenheiro de Aplicações Sênior de Motores da Cummins South America.
Ainda de acordo com Arima, “o Adept™ ajusta a velocidade do veículo conforme a demanda. Se for uma subida, por exemplo, não vai faltar potência. Mas no caso de uma descida, o sistema faz continuamente pequenos ajustes de velocidade, potência e engrenagem de transmissão para aproveitar o impulso do veículo, maximizando a eficiência e reduzindo consumo de combustível, economia que gira em torno de 3%”.
O Adept™, previsto para chegar no País em 2016, também estimula o condutor a concentrar-se na estrada, elevando ainda mais a segurança e sua plataforma flexível pode ser facilmente atualizada para aproveitar os próximos avanços tecnológicos quando o assunto é eficiência energética.
SmartAdvantage® – Resultado de uma parceria entre a Cummins e a fabricante de transmissão Eaton, o sistema integra os respectivos softwares elevando a produtividade do transporte. Sua aplicação já está em operação na Colômbia por meio dos motores Cummins ISM e ISX e transmissão Eaton automatizada a partir de 16 marchas.
Segundo Arima, “com o SmartAdvantage® nossos clientes começaram a ter benefícios maiores como economia de combustível – entre 3% e 6%, dependendo de como o veículo é utilizado, conforto para o condutor já que a troca de marcha é feita no momento exato, minimizando a sua interferência, além dos ganhos ambientais com a redução do CO2.
Cummins PowerSpec – Já disponível nos EUA e previsto para chegar em breve no Brasil, esta ferramenta eletrônica faz com que seja possível otimizar o funcionamento dos motores Cummins em suas aplicações. “É um sistema que permite à Cummins conversar com donos de frotas, entender a sua utilização e, com base nas informações coletadas, como percurso, número de paradas, peso do veículo, motor, tempo em marcha lenta, potência máxima e, entre outros, propor melhorias de rendimento e performance”, esclarece Arima.