Comunicado da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Esclarecimento sobre a punição dada ao piloto Luciano Burti durante 11ª etapa da Stock Car, realizada em Brasília, no último domingo.
Os Comissários Desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo vem através deste comunicado explicar a punição dada durante a disputa neste domingo (10), no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, válida pela 11ª etapa da Stock Car, para o piloto Luciano Burti, do carro #14. Em análise feita pelos Comissários Desportivos com o auxílio do Piloto Consultor, Eduardo Garcia, logo após o acidente da primeira volta, foi constatado a responsabilidade do fato pelo piloto do carro #14 (Luciano Burti) contra o carro número #4 (Júlio Campos).
Como punição ao piloto do carro #14, foi aplicado um drive-through, por atitude antidesportiva, cumprido pelo mesmo na janela de três voltas regulamentares para o cumprimento de uma punição. Após a corrida, os Comissários Desportivos ouviram a explicação do piloto do carro #14, além do piloto do carro #4, e analisaram as imagens das câmeras onboard do #14 e do #10, que estava logo atrás do incidente.
Com todas estas informações coletadas os Comissários Desportivos reafirmam a correção da punição aplicada ao piloto do carro #14, sendo este considerado culpado pelo acidente da primeira volta desta etapa de Brasília, posição esta que se manteve inalterada desde o momento em que a decisão de punição foi tomada e cumprida pelo piloto em questão durante a corrida.