Competições Internacionais – Liberty Media deverá juntar MotoGP à F1 ao seu portfólio em negócio milionário.
O mundo do esporte a motor está em êxtase com os rumores da aquisição histórica da Liberty Media, os detentores comerciais norte-americanos da Fórmula 1, supostamente estão prontos para adquirir o MotoGP à sua atual proprietária, a Dorna Sports, por um valor próximo dos 4 bilhões de Euros, incluindo o campeonato Mundial de Superbike.
A especulação em torno da potencial aquisição tem circulado no paddock há algum tempo, com os especialistas do setor acompanhando de perto os desenvolvimentos. Embora os relatos iniciais tenham sugerido que o negócio poderia ter sido bloqueado há algumas semanas, os desenvolvimentos recentes indicam que foi alcançado um acordo significativo entre a Liberty Media e a Dorna Sports.
A possível aquisição do MotoGP pela Liberty Media parece estar quase concluída, de acordo com o Financial Times. Embora o negócio não tenha sido oficialmente confirmado, a publicação sugeriu que pode ser considerado um “negócio fechado”. No entanto, salientou também que seria de esperar o envolvimento das autoridades responsáveis pelo direito da concorrência, dada a magnitude da transação.
Este negócio pode levantar questões sobre as regras da concorrência, especialmente tendo em conta a historia de propriedade tanto na Fórmula 1 como no MotoGP. Anteriormente, a CVC Capital Partners, um fundo de investimento sediado no Luxemburgo, detinha a propriedade de ambas as categorias. No entanto, em 2006, as autoridades europeias exigiram que as competições fossem detidas em separado, o que levou à venda do MotoGP.
O resultado desta aquisição poderá ter implicações significativas no futuro panorama da indústria automotiva e duas rodas em geral. Assim que obtivermos maiores informações de nossas fontes em New York apresentaremos a todos vocês com exclisividade.