Citroën revela C5 Aircross no Salão de Xangai.
Os esboços de imagens e as informações já circulavam a muito tempo, mas foi hoje que a Citroën apresentou ao mundo o seu novo SUV, o C5 Aircross. O palco escolhido foi o Salão de Xangai. O modelo é um seguidor natural do Aircross Concept que a marca revelou em 2015. Este mostra a correlação de linhas definidas e demarcadas no exterior, a par da oferta de um habitáculo espaçoso e focado no bem-estar. O modelo vai ser lançado na China em outubro deste ano e depois na Europa, na segunda metade de 2018.
Características gerais – exterior e interior
O C5 Aircross assenta na plataforma EMP2 e tem 4.50 m de comprimento; 1.84 m de largura e 1.67 m de altura. Conta com 2,73 m de distância entre eixos e um reduzido overhang (distância do eixo das rodas à extremidade da carroçaria). No exterior destacam-se os pilares a preto, que contrastam com a tonalidade da carroceria. Também em preto, as proteções das rodas, proteções laterais e de pára-choques lhe atribuem um visual mais arrojado e moderno.
A frente sobressai pela sua grade elegante e fluída, enquanto o símbolo da marca está unido aos grupos óticos full-LED com assinatura luminosa. Nota também para a linha e posição elevadas do capô, marcadamente alongado. Os pneus disponíveis são de 17 a 19 polegadas. As cores: Pearl White; Perla Nera Black; Platinium Grey e Volcano Orange.
No interior encontramos um painel de instrumentos TFT de 12,3” e um console central em posição elevada, com um ecrã digital de 8” e sistema Citroën Connect Nav (com gráficos 3D) e reconhecimento de voz para termos acesso a dados como os de navegação, celular ou sistemas de medição do veículo. Há ainda a função Mirror Screen e sistema wireless com carregador sem fios para smartphones.
Os bancos dianteiros estão disponíveis com sistema de massagem (há cinco programas) que se estendem aos encostos de cabeça. Já os bancos traseiros contam com um assento que se prolonga. O teto panorâmico garante a entrada de luz e contribui para a noção de espaço interior. Nos lugares traseiros o espaço para as pernas é de 201 mm e para a cabeça de 954 mm.
O portão da bagageira é elétrico e tem abertura automática através de um ligeiro movimento do pé, sob o pára-choques, tanto para fechar como para abrir. O porta malas é de 482l e tem dois níveis, com os bancos podendo ser rebatidos numa disposição de 60:40.
Motorizações e sistemas de ajuda à condução
O modelo estará disponível com motores com potências entre os 165 e 200 cv, acoplados a uma caixa automática de 6 velocidades – EAT6. Este será também o primeiro Citroën com o Plug-In Hybrid PHEV e-AWD drivetrain. O sistema conjuga um motor a gasolina de 200 cv e dois elétricos, numa potência combinada de 300 cv, tornando-se o Citroën de produção mais potente. Estarão sdsponíveis quatro modelos: totalmente elétrico (com autonomia até 60 km); híbrido; combinado; e 4X4.
O C5 Aircross marca um importante passo no programa Citroën Advanced Comfort com a introdução, em estreia mundial, da primeira suspensão com “Progressive Hydraulic Cushions (Amortecedores Hidráulicos Progressivos). O condutor tem também à disposição um amplo rol de sistemas de ajuda à condução: assistente de frenagem ativo; aviso de transposição de faixa de rodagem; cruise control adaptativo; Grip Control; controle de assistência em descidas; câmara 360º; aviso de ângulo morto; reconhecimento e aviso de sinais de trânsito.