Chinês híbrido anda 62,5 km/l de gasolina.
BYD Qin também tem bom desempenho em aceleração e velocidade máxima.
Os carros de passeio aparecem sempre como veículos pacatos, sem qualquer aspiração esportiva. Na China, porém, esse padrão foi quebrado. A BYD, uma das maiores fabricantes do país, apresentou o sedã Qin, que consegue ser “verde” e muito rápido.
Com motor a gasolina de 1.5 turbo e outro elétrico, o modelo dispõe de 291 cv e torque de 24,5 kgfm. Essa combinação faz o carro acelerar do 0 aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h. Mas o que mais surpreende é o consumo apontado pela marca: 62,5 km por litro de combustível!
Segundo a BYD, esse número de consumo é alcançado no modo “híbrido econômico”, que altera características do funcionamento do carro para obter o melhor desempenho. Os outros modos do carro são “elétrico econômico”, “elétrico esportivo” e “híbrido esportivo”, no qual o carro tem a melhor performance dinâmica.
O BYD Qin carrega um conjunto de baterias (a marca não especifica o material) que rende um alcance isolado de até 44 km. A recarga pode ser feita pelo próprio motor a combustão ou então por meio da rede elétrica convencional, evitando o consumo de combustível. A autonomia total, no entanto, não foi divulgada pela marca chinesa.
Outro luxo do híbrido chinês é um sistema de manobras de baixa velocidade por controle remoto acionado fora do carro. O motorista pode, por exemplo, ligar o carro a distância e trazê-lo para perto. Ao menos é o que a BYD garante.
O Qin será lançado no mercado chinês no primeiro semestre deste ano e os planos vão além. A marca também planeja lançar seu sedã híbrido na Europa e nos Estados Unidos até 2015 – esses dois mercados ainda resistem aos carros chineses por questões de falta de qualidade e confiabilidade.