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Campeonato Bandeirantes abre temporada nesse fim de semana em Paulínia.

O campeonato por onde passaram vários talentos do automobilismo nacional – entre eles Lucas Di Grassi, Helio Castro Neves, Tony Kanaan, Atila Abreu, Alan Hellmeister – volta para movimentar o kartismo no Brasil. A 7ª. edição do Bandeirantes contará com 10 etapas e pretende reeditar grandes disputas.

A partir desse final de semana o Campeonato Bandeirantes de Fórmula Kart dá a largada para sua sétima edição, no kartódromo San Marino, em Paulínia (SP), prometendo movimentar o interior de São Paulo. A competição retorna após 14 anos, sob a direção de Armando Castilho Filho, também conhecido como ‘Kamizola’, um dos mais renomados promotores da década de 90, e tem como diferencial o melhor custo benefício dentre os campeonatos oficiais FASP – Federação Paulista de Automobilismo.

Serão 10 etapas, todas disputadas no Kartódromo San Marino, em Paulínia, situado a 120 km de São Paulo. Inaugurado em 2011, a pista do San Marino Kart tem 1.100 metros de extensão, com 22 opções de traçados, que foram desenhamos para oferecer o máximo em velocidade, técnica e desafios visando proporcionar grandes disputas entre os pilotos.

Sobre o Bandeirantes
Criado em 1996, contou com seis edições ininterruptas até 2001: duas em Itu (96 e 97), duas em Interlagos (98 e 99) e nos anos de 2000 e 2001 as provas foram disputadas em kartódromos do interior e circuitos de rua. Por lá passaram grandes nomes do automobilismo, dentre eles: o paulista Lucas Di Grassi (ex F-1, atual piloto oficial Audi na Formula E), campeão em 97 categoria Junior; Helio Castro Neves, nascido em Ribeirão Preto (tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, um dos pilotos brasileiros de maior sucesso nos EUA), bem como o baiano Tony Kanaan (campeão da IndyCar e das 500 Milhas de Indianápolis); o sorocabano Atila Abreu (com passagens em várias categorias na Europa e piloto da Stock Car); o paulista Alan Hellmeister (piloto Stock Car), que sagrou-se campeão do Bandeirantes em 1996, categoria Jr; além dos pilotos Digão Soares, Alain Sisdeli, Bruno Lima (atuais campeões brasileiros de kart) e muitos outros.

Organização
O Campeonato será organizado por Armando Castilho Filho, o ‘Kamizola’, um dos mais renomados promotores de provas de kart, que está de volta com um grande desafio: reeditar as grandes competições de kart da década de 90. Em sua bagagem conta com mais de 300 provas realizadas, batendo todos os recordes em numero de pilotos e publico da época, chegando a reunir mais de 250 pilotos em uma única etapa e publico de 232 mil espectadores ao longo de um campeonato. Após morar por 11 anos nos EUA, Castilho retornou ao Brasil e a pedidos, decidiu retomar a sua grande paixão.

“O incentivo maior veio dos amigos pilotos do interior que hoje têm seus filhos praticando o esporte e também do meu parceiro, o Nizomar de Andrade, diretor do San Marino. Nosso objetivo é reviver as grandes competições de kart da década de 90, quando reuníamos média de 175 pilotos por etapa. Estou muito feliz em voltar ao kartismo, uma grande paixão em minha vida e esperamos realizar as provas com muito profissionalismo, ouvindo os anseios dessa nova geração que está aí e principalmente oferecendo um diferencial em termos de custo benefício”, disse Kamizola.

Motores
Os motores serão fornecidos por duas empresas: a RBC Preparações será a responsável pelo aluguel dos motores dois tempos – IAME de 125cc; e a Cuca Racing fornecerá os motores quatro tempos Honda.

Categorias:
As categorias serão dividias em:
Cadete (nascidos 2005 a 2009 – Honda), Júnior (8 até a 14 anos-125cc IAME); Novatos (acima de 13 anos – IAME 125cc), Graduados (Acima de 16 anos- IAME 125cc), Sênior (30 a 45 anos – IAME 125cc), Super Sênior (acima de 45 anos – IAME 125cc),
F-400 (motores 4 tempos – novatos, graduados, sênior e super sênior), todas de acordo com regulamento FASP.

Sistema de disputa:
O campeonato contará com 10 etapas, dividas em dois turnos. O campeão será aquele que somar o maior numero de pontos dos dois turnos, sendo:
1º Turno: Composto da 1ª a 5ª etapa, descartando-se a pior etapa do turno.
O campeão do primeiro turno ganha cinco pontos de bonificação.
2º Turno: Composto da 6ª a 10ª etapa, sem descarte.
O pole position e o campeão de cada etapa também ganham um ponto de bonificação.
Todas as provas terão uma classificação e duas baterias por categoria, exceto a 10ª., que contará com três baterias e pontuação diferenciada.

Pontuação por prova:
1º – 11 pontos, 2º – 9 pontos, 3º – 08 pontos, 4º – 7 pontos, 5º – 6 pontos, 6º – 5 pontos,
7º – 4 pontos, 8º – 3 pontos, 9º – 2 pontos, 10º – 1 ponto.

Calendário 7º. Campeonato Bandeirantes de Fórmula Kart
Kartódromo San Marino – Paulínia SP

1ª – 28.02.16
2ª – 10.04.16
3ª – 21.05.16
4ª – 18.06.16
5ª – A definir
6ª – 14.08.16
7ª – 17.09.16
8ª – 30.10.16
9ª – 20.11.16
10ª – 03.12.16

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