Cacá Bueno e Jimenez conquistam pódio após desclassificação de Ide e Rast em Nogaro.
Dupla da equipe brasileira, patrocinada pelo Banco do Brasil, havia terminado em quarto na Corrida Classificatória deste domingo e sobe para o terceiro posto. É o primeiro pódio do time brasileiro na categoria. Já a dupla Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf teve um domingo difícil, após um pneu furado.
Não teve a festa no pódio, mas mesmo assim a conquista do terceiro lugar por Cacá Bueno e Sérgio Jimenez, neste domingo (dia 20), na Corrida Classificatória, em Nogaro, na França, foi motivo de muita comemoração e orgulho para o BMW Sports Trophy Team Brasil – equipe 100% nacional e patrocinada pelo Banco do Brasil – no Blancpain Sprint Series, um dos principais campeonatos de turismo do mundo.
É o primeiro pódio do time, comandado por Antonio Hermann e Washington Bezerra, que desde 2013 leva as cores do Brasil nas pistas da Europa. Bueno e Jimenez, que cruzaram a linha de chegada em quarto, herdaram o terceiro lugar, após a desclassificação por irregularidades técnicas no carro da dupla René Rast e Enzo Ide, que havia sido segunda colocada com o Audi da Belgian Audi Club Team WRT. A asa traseira estava 2 cm mais alta do que o permitido pelo regulamento.
No outro carro do time brasileiro, Nelsinho Piquet e Matheus Stumpf também tinham grandes chances de brigar por um bom resultado, mas foram prejudicados com um furo no pneu dianteiro direito ainda na primeira metade da prova e ficaram em 18º. A vitória foi da equipe Belgian Audi Club Team WRT, com o belga Laurens Vanthoor e o brasileiro Cesar Ramos ao volante.
Nesta segunda (21), a partir das 9h15 (de Brasília), será disputada a Corrida Principal, com o grid definido pela ordem final da prova deste domingo. Portanto, Vanthoor e Ramos largam na pole. Bueno e Jimenez partem do terceiro lugar e Piquet e Stumpf, da 18ª posição. O SporTV transmitirá a corrida ao vivo e, no próximo domingo (27), a Rede TV! exibirá um compacto de toda a rodada de abertura.
“Faltou a festa no pódio e a champanhe, mas estamos muito felizes! Quem acompanha todo o trabalho da nossa equipe, desde o ano passado, sabe o quanto temos lutado para evoluir a cada corrida. Estão todos de parabéns e também gostaria de agradecer ao Banco do Brasil, nosso novo patrocinador e que já nos trouxe muita sorte. Esperamos brigar novamente pelo pódio amanhã. Hoje, foi só o primeiro!”, comemorou Antonio Hermann, Team Principal da equipe.
Ao contrário dos outros dias, o domingo amanheceu com chuva em Nogaro e os pilotos tiveram de enfrentar condições de pista molhada. Cacá largou com o BMW Z4 #0 na nona colocação e imprimiu um ritmo forte, ganhando posições e entregando o carro para Jimenez na quinta colocação na troca de pilotos. O paulista também voltou pra pista com ritmo veloz. Herdou o quarto lugar após um incidente entre os ponteiros e chegou muito próximo do terceiro colocado (Niki Mayer-Melnhof/ Markus Winkelhock), tirando a diferença a cada volta.
Nesta primeira prova, os seis primeiros marcaram pontos e a dupla brasileira somou quatro pontos. Em uma pista que favorece os carros da Audi, Bueno e Jimenez fizeram a diferença para terminar a corrida como a melhor BMW na pista.
Para Bueno, as chances são grandes de novamente brigar pelo pódio nesta segunda. “A corrida foi boa e estamos muito felizes com este resultado. Já esperávamos uma corrida melhor, pois o que nos frustrou realmente foi o classificatório. Avançamos durante a corrida, não por acidentes com os outros, mas porque conquistamos mesmo as posições, superamos Mercedes, Audi, Lamborghini e pressionamos até o final. Isso mostra que estamos evoluindo e que vamos ter um ano promissor”, acredita o carioca.
Jimenez também comemorou. “O Cacá fez uma ótima largada e tinha um ritmo bom. Fizemos um pit stop bom, mas que poderia ter sido um pouco melhor, o que nos daria mais uma posição na pista. Voltei também rápido e tirei muito do segundo e terceiro colocados. Mas, quando me aproximava, eles tinham mais tração e uma saída de curva melhor. Uma pena não termos de fato subido ao pódio, já que a desclassificação veio depois, mas estamos muito felizes e vamos brigar muito para estar no pódio amanhã”, destacou o paulista.
No BMW Z4 #21, um furo no pneu na primeira metade da corrida tirou as chances de Piquet e Stumpf. Nelsinho – que após a largada chegou a ganhar duas posições, pulando para oitavo – precisou parar nos boxes para colocar um novo pneu e, logo depois, voltou ao pit para a troca de pilotos. Neste momento, com duas voltas atrás dos líderes, a equipe decidiu arriscar e colocou pneus slicks, já que a pista estava secando em alguns pontos. A estratégia não deu tão certo, pois demorou para o asfalto secar e, somente no final, Stumpf chegou a fazer a volta mais rápida da prova.
“O carro estava dianteiro, com dificuldade de fazer algumas curvas. Acho que o pneu já estava com problemas e não consegui manter o ritmo. Depois de algumas voltas o pneu estourou e saiu da roda”, explicou Nelsinho. “Largando no fim do grid, vamos partir para uma prova de recuperação amanhã. O carro mostrou velocidade durante todo o final de semana e agora vamos trabalhar para marcar alguns pontos”, concluiu o ex-piloto de F-1, que estreia na categoria.
Stumpf também lamentou o problema com o pneu e já pensa em uma corrida de recuperação nesta segunda. “O Piquet fez uma boa largada. E tínhamos um ritmo bom, mas infelizmente tivemos um problema com um pneu furado e aí perdemos muito tempo. No pit stop, estávamos duas voltas atrás do líder, então, como não tinha o que fazer, resolvemos arriscar e colocamos pneus slick, mas a pista não secou o suficiente. Vamos buscar a recuperação amanhã”, completou o gaúcho.
Antes da prova desta segunda, os pilotos terão um warm up para os ajustes finais. A Corrida Principal também terá 60 minutos de disputas, com troca de pilotos na metade da prova. Nesta bateria, a pontuação é maior e os dez primeiros somam pontos.
Os melhores na Corrida Classificatória:
1 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) 36 voltas
2 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 17s677
3 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 21s797
4 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra) a 25s550
5 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 39s984
6 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) a 50s851
7 Mateusz Lisowski/ Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 59s051
8 Filip Salaquarda / Andrea Montermini (Scuderia Villorba Corse Ferrari 458 Italia) a 1min01s600
9 Tomas Enge / Sascha Halek (Grasser Racing Team Lamborghini FLII) a 1min01s986
10 Alessandro Latif /Marc Basseng (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) a 1min32s250
18 Matheus Dall Agnol Stumpf/ Nelson Piquet Jr (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a duas voltas
Classificação do Campeonato:
1 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) 8 pontos
2 Niki Mayer-Melnhof/ Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) 6 pontos
3 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) 4 pontos
4 Gregory Guilvert/ Stephane Ortelli (G-Drive Racing Audi R8 LMS Ultra) 3 pontos
5 Maximilian Buhk/ Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 2 pontos
6 Sergei Afanasiev/ Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 1 ponto
Calendário 2014 do Blancpain Sprint Series:
1ª etapa: 20 e 21 de abril – Nogaro (França)
2ª etapa: 18 de maio – Brands Hatch (Inglaterra)
3ª etapa: 6 de julho – Zandvoort (Holanda)
4ª etapa: 24 de agosto – Slovakia Ring (Eslováquia)
5ª etapa: 7 setembro – Algarve (Portugal)
6ª etapa: 19 de outubro – Zolder (Bélgica)
7ª etapa: 2 de novembro – Baku (Azerbaijão)