Brasil confirma posição como polo automotivo de vendas e design com anúncios no Salão do Automóvel.
Apesar da queda de vendas registrada pelo mercado automotivo este ano, as grandes montadoras tem balanço positivo a respeito do Brasil no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que teve neste dia 28/10 a primeira rodada de coletivas das marcas para a imprensa. Entre as novidades, um Peugeot desenvolvido no Brasil com tinta à base de terra, novos Renault desenvolvidos em São Paulo e a exportação de Toyota, construídos aqui, para Uruguai e Paraguai, expandindo o alcance da indústria brasileira. É possível conhecer modelos como o Rolls Royce Ghost, o Lamborghini Huracán e o Jaguar F Type Coupé, além do Ford Mustang e o GM Corvette. Junto dos “super carros”, os ecologicamente corretos devem chamar atenção, como o A3 e-tron, da Audi, e o Soul EV, da Kia, este último totalmente elétrico.
No dia 29 é a vez da segunda rodada de coletivas para a imprensa. A partir das 10h, recebem os jornalistas as seguintes marcas:
Suzuki
Kia
Porsche
Volvo
Jaguar
Land Rover
BMW
MINI
Chery
Lifan
Geely
REFORÇANDO LINHA GLOBAL EM ESTANDE DE 2750 m², FORD TRAZ NOVOS MUSTANG E KA
Uma das marcas mais populares no Brasil, a Ford trouxe ao Salão Internacional do Automóvel 29 modelos. Entre eles estão o novo Ka nas versões 1.5 Hatch e 1.0 Sedan, além do Mustang 2015, que vem pela primeira vez ao Brasil nas versões V8 fastback e conversível e deve ser lançado em 120 países. O automóvel tem 440 cv de potência.
Um dos principais pontos ressaltados pelo presidente da Ford América do Sul, Steve Armstrong, é o objetivo da empresa em manter uma linha de produtos global. “Concluímos esse desafio antes do prazo programado. Nos últimos três anos, lançamos 22 novos carros no Brasil e Argentina”. A Ford está em um estande de 2.750 metros que inclui, além do Ka e Ka+, o novo Fiesta Hatch, Fiesta Sedan, Focus Hatch e Sedan, Fusion Flex, Ranger Sport, entre outros.
SUBARU APRESENTA ALTA TECNOLOGIA JAPONESA QUE CRESCEU 49% NO BRASIL EM 2014
A Subaru apresentou no Salão Internacional do Automóvel a nova geração dos sedans esportivos Subaru WRX e WRX STI, além do carro-conceito VIZIV 2, que tem propulsão turbo-diesel com motorização híbrida e tração integral inteligente. Além disso, o sistema EyeSight – composto por câmeras instaladas na parte dianteira do veículo – detecta com antecipação as condições de tráfego. Para garantir a segurança da direção, também tem sensores de alcance 360 graus.
A montadora anunciou que em 2014 já obteve recorde consecutivo de vendas. A marca até agora é de 900 mil carros vendidos em todo o mundo, e seguem confiantes para a meta 2020 de 1,1 milhão de unidades vendidas. Entre os principais diferenciais da fábrica japonesa está justamente a segurança, premiada com certificados como o IIHS Top Safety Pick. No Brasil, o cenário também é promissor. “Calculamos um crescimento de 49% em 2014 em relação a 2013”, explica Flávio Padovan, diretor geral para o Brasil. Esse montante representa um salto de 738 para 1.100 unidades vendidas no país. O Salão do Automóvel recebe nesta edição também toda a linha comercializada por aqui como o Forester Sport (R$ 115,9 mil) Forester XT Turbo R$ (134,9 mil), Legacy GT Turbo (R$ 160 mil) e Outback 3.6R (R$ 186 mil).
HONDA ANUNCIA NOVIDADES PARA 2015 E ATRIBUI IMPORTÂNCIA AO MERCADO BRASILEIRO
Relançamento do NSX, versão 2015 do CRV e HR-V chegam ao mercado brasileiro ano que vem
A Honda apresentou durante o Salão do Automóvel lançamentos previstos para 2015. Segundo Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America, uma das novidades é o relançamento mundial do esportivo NSX. O modelo, que está em fase final de desenvolvimento, e deve chegar ao mercado em uma versão mais ecológica, com propulsão híbrida e outras tecnologias amigáveis ao meio ambiente.
Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda South America, também participou da apresentação da montadora japonesa e anunciou a versão 2015 do CRV, com modificações internas e externas. O executivo mostrou otimismo em relação ao produto. “É um segmento completamente novo: tem a funcionalidade de uma minivan e a robustez de um SUV”, diz. Outra novidade para o ano que vem é o HR-V. “O Brasil é um dos maios importantes mercados do mundo para a Honda. Apesar das dificuldades atuais da economia, acreditamos no desenvolvimento nos próximos anos”, ressaltou Mizoguchi.
PEUGEOT APRESENTA PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL O UTILITÁRIO ESPORTIVO 2008
O utilitário esportivo será produzido e comercializado no Brasil no primeiro trimestre de 2015
A Peugeot apresentou pela primeira vez no Brasil o utilitário esportivo Peugeot 2008, resultado de um projeto desenvolvido por engenheiros franceses, brasileiros e chineses. O modelo será produzido e comercializado no país no primeiro trimestre de 2015. O diretor mundial da montadora francesa, Maxime Picat, esteve no Salão Internacional do Automóvel, onde o carro foi apresentado à imprensa, e falou da importância crescente do mercado brasileiro e latino-americano. “Hoje, 41% das nossas vendas são feitas fora da Europa”, observa.
Miguel Figari, diretor geral da Peugeot Brasil, anunciou outras novidades: o 208 DKR, voltado para corridas e competições, e o 208 Hybrid Air, com motor à gasolina sustentado por ar comprimido, com a proposta de reduzir a emissão de poluentes. Outra novidade foi o Peugeot 208 inteiramente desenvolvido no Brasil com o uso de materiais recicláveis de origem natural, como pintura feita com tinta mineral à base de terra.
RENAULT TRAZ CRIAÇÕES BRASILEIRAS AO SALÃO DO AUTOMÓVEL: DUSTER OROCH E O NOVO SANDERO
Um dos pontos mais altos da apresentação da Renault no Salão Internacional do Automóvel foram criações brasileiras da empresa, concebidas no Renault Design América Latina (RDAL), um dos cinco centros de design da marca no mundo, que fica em São Paulo. Uma delas é o Duster Oroch, SUV com santantônio especial para transportar pranchas de kitesurf e proteção específica para equipamentos esportivos. Além disso, tem duas câmeras traseiras que enviam imagens para uma tela dentro do carro.
Já o novo Sandero Stepway tem como item de série o navegador eletrônico Media Nav 1.2, com tela sensível ao toque e as funções GPS, bluetooth, entre outras. O motor é de 106 cv com etanol ou 98 cv com gasolina.
Os carros foram exibidos por Laurens van den Acker, vice-presidente de Design da montadora. O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet ressaltou a importância do desenho automotivo para os clientes da marca. “Sabemos que aqui no país o design é razão número um para compra. Mas não paramos por aí. Desde 2011 o Brasil é o segundo mercado para nossa marca, perdendo somente para França. Aqui, temos 7% de market share, e nossa meta para 2016 é chegar a 8%”. A Renault já tem 300 concessionárias no país.
NO SALÃO DO AUTOMOVEL, TOYOTA DO BRASIL ANUNCIA EXPORTAÇÃO PARA PARAGUAI E URUGUAI
Etios produzido aqui vai para ambos os países ao Sul do Brasil. Montadora mostrou também protótipos futuristas como FT-1 e FV2.
A América Latina parece ter se tornado menina dos olhos da Toyota. No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, o CEO da empresa para América Latina e Caribe anunciou que a montadora japonesa cresceu 5% nessa parte do mundo vendendo esse ano 192 mil unidades até agora. E mais: a Toyota vai transformar o Brasil em base de exportação para Paraguai e Uruguai para o modelo Etios. Anteriormente, a empresa exportava veículos brasileiros somente para Argentina.
Além disso, a Toyota mostrou, pela primeira vez na América Latina, carros-conceito como o FT-1, primeiramente criado para o videogame Gran Turismo 6 e o FV2, veículo que obedece a controles do corpo do passageiro. De acordo com o presidente da Toyota no Brasil, Koji Kondo, mesmo que o mercado brasileiro de carros tenha caído 9% neste ano, de janeiro a setembro a empresa cresceu 6% em vendas. Ele louvou também o sucesso do Corolla no Brasil, que vende em média seis mil unidades/mês e responde por 30% da participação de vendas da Toyota. A empresa deve fechar 2014 com 54 novas concessionárias, e uma nova fábrica de motores na cidade de Porto Feliz.
Outro destaque foi o FCV, primeiro veículo do mundo movido a hidrogênio apto para escala comercial. Deve ser vendido no Japão e Estados Unidos a partir de 2015. De acordo com a montadora, o modelo tem dois tanques de hidrogênio e autonomia para 700 km, chegando a 170 km/h. A ignição a frio, grande preocupação dessa tecnologia, pode ser feita até a -40ºC, e foi testada em condições climáticas severas no Canadá e Japão.
MERCEDES-BENZ ESPERA RECORDE NA VENDA DE AUTOMÓVEIS
A venda de automóveis da marca já cresceu 9% em relação a 2013 em todo o mundo. As vendas também aumentaram no segmento caminhões (13%) e ônibus (8%)
A Mercedes-Benz espera bater recorde na venda de automóveis esse ano. O vice-presidente de Marketing da Mercedes-Benz Automóveis informou no Salão Internacional do Automóvel que a venda de da marca no mundo já cresceu 9% em relação a 2013. As vendas também aumentaram no segmento caminhões (13%) e ônibus (8%).
Entre destaques, a montadora apresentou o Smart Eletric Drive, carro elétrico mais vendido no mundo. Os executivos acreditam que a demanda no Brasil deve crescer pelas pautas de mobilidade sustentável, que vem ganhando força por aqui. Dimitris Psillakis, diretor de Automóveis da Mercedes-Benz, destacou que a fabricante tem se dedicado ao desenvolvimento de um portfólio de produtos jovens nos últimos dois anos. A empresa apresentou o 563 AMG Coupé, com cristais Swarovski nos faróis, e o Tourig, nova versão do Classe C, modelo da marca mais vendido no Brasil.
A apresentação da Mercedes-Benz contou com a participação da cantora Claudia Leitte, que mostrou o GLA, nova SUV da marca, e do piloto Felipe Massa, que conduziu o Mercedes AMG GTS, que só deve chegar ao Brasil no segundo trimestre do ano que vem. A divisão AMG vendeu até agora 40 mil unidades em todo o mundo. Desse montante, 400 unidades foram comercializadas no Brasil.
CHRYSLER QUER REINVENTAR SEGMENTO SUV COM JEEP RENEGADE
Executivos garantem que automóvel chegará ao mercado no 1º trimestre de 2015 com um preço bem competitivo
A Chrysler apresentou no Salão Internacional do Automóvel o Jeep Renegade, SUV compacto com o qual a marca pretende “reinventar o segmento”, nas palavras de Sérgio Ferreira, diretor da marca Jeep na América Latina. Os principais diferenciais do produto são design e conforto – para se ter uma ideia, ele oferece dois tipos de teto solar, ambos elétricos. A tecnologia também é elemento de destaque com opções de marchas (cinco, seis e nove) e seletor de cinco tipos de solo. O motor é turbo diesel 2.0, 170 cvs e, segundo o executivo, o automóvel é capaz de percorrer 950 Km com apenas um tanque. Ferreira não quis falar em valores, mas garantiu que o produto chegará ao mercado no 1º trimestre de 2015 com um preço bem competitivo. Mike Menley, presidente e CEO da marca Jeep no Brasil, esteve no evento e falou que o Brasil é o quarto maior mercado para o produto no mundo.
VOLKSWAGEN EXPLORA VARIEDADE DE PORTFÓLIO
Fusca GSR, inspirado em modelo lendário de 1973, é um dos destaques
No Salão Internacional do Automóvel, a Volkswagen explorou a variedade do seu portfólio. A montadora alemã apresentou novas versões de consagradas marcas do portfólio, como o Cross Up!, o Cross Fox e a versão esportiva do Golf. Os executivos também mostraram inovações na linha premium com o novo Touareg, apresentado pela primeira vez na América Latina, o case conceito T-ROC, um utilitário esportivo, o híbrido GTE e o Fusca GSR, inspirado em uma versão lendária do Fusca de 1973, que combinava as cores amarelo e preto.