Brad Keselowski é o pole position em Dover
Ver Brad Keselowski no topo do grid se tornou uma situação comum em 2014, mas ninguém viu velocidades no Dover International Speedway como as alcançadas nessa sexta.
Kesewolski, que ficou no top-five das qualificações em 10 das 13 corridas já disputadas nessa temporada, conquistou sua segunda Coors Light Pole em 2014. Ele superou o recorde dessa pista, estabelecido por Dale Earnhardt Jr ano passado, em mas de 2,5 mph (4 km/h).
Keselowski atingiu 164,444 mph (263,110 km/h) em seu Ford Fusion da Team Penske, a frente do Toyota da Joe Gibbs Racing pilotado por Kyle Busch (163,785 mph – 262,056 km/h) e de seu companheiro de equipe Joey Logano (163,688 mph – 261,9 km/h).
Nessa quebra de recorde, vários carros estiveram na disputa pela pole. Os primeiros 24 carros superaram a antiga marca de 161,849 mph (258,958 km/h) de 29 de setembro de 2013.
Earnhardt fez a 13ª volta mais rápida de sexta em 162,933 mph (260,692 km/h), superando sua antiga marca e perdendo a chance de brigar pela pole na segunda parte da qualificação.
“Os carros passaram a ser construídos de maneira muito diferente desde o ano passado”, afirma Keselowski, que já tem uma vitória este ano (em Las Vegas), além de uma vitória vitória e duas chegadas entre os dez primeiros em Dover. “A Ford tem feito um grande trabalho (graças em grande parte) no spoiler frontal. E quando o carro da sexta geração vier, estaremos prontos para brigar em 2014”.
Keselowski, atualmente o nono no campeonato de pilotos, afirma que o maior motivo para que todos os construtores tenham carros mais rápidos nas classificações é o aumento do downforce.
“O maior spoiler traseiro e a regra sobre o peso do carro fizeram a maior diferença”, diz ele. “O spoiler maior adiciona muito downforce. Os carros tem mais aderência do que nunca, por uma larga margem. As 2600 ou 2800 libras de downforce do ano passado se tornaram 3200 agora. É um grande aumento”.
Busch fez a volta mais rápida do dia durante os treinos livres, atingindo 166,297 mph (266 km/h), sendo que 28 carros superaram o recorde nesse dia.
“Nosso carro esteve realmente bom nos treinos”, disse Busch. “Mas não conseguimos alcançar as velocidades que queríamos na classificação. Não acho que alguém tenha conseguido. De qualquer modo, fomos um pouquinho mais lentos que os outros, eu acho. Estou realmente feliz com nosso Camry na configuração de corrida, então acho que faremos uma boa prova no domingo”.
Jimmie Johnson (163,362 mph – 261,379 km/h) foi o quarto com o Chevrolet mais bem qualificado. Kyle Larson foi o melhor estreante, chegando em quinto com 163,080 mph (260,928 km/h), uma posição a frente do líder do campeonato, Jeff Gordon.