Bons resultados do BMW Group se mantêm no segundo trimestre
- O faturamento do Grupo no segundo trimestre é de € 19,9 bilhões
- O lucro antes de impostos aumenta para € 2,66 bilhões
- O EBIT do segmento de automóveis aumenta em 11,7%
- As receitas nos seis meses aumentam para € 38,1 bilhões
- O EBT no semestre atinge € 4,8 bilhões
- O BMW Group reafirma suas previsões para o volume de vendas e resultados no ano
Munique. O BMW Group aumentou o volume de vendas, a receita e os ganhos da companhia tanto no segundo trimestre como no primeiro semestre de 2014, continuando assim o desenvolvimento bem sucedido dos negócios no ano.
O faturamento do Grupo aumentou no segundo trimestre em 1,8%, atingindo € 19,90 bilhões (2013: € 19,55 bilhões) no período. Os negócios se beneficiaram de um aumento no volume de vendas, com o fator de taxas de câmbio amortecendo a escala de aumento de receita. O EBIT aumentou em 26% para € 2,60 bilhões (2013: € 2,06 bilhões). Olucro antes de impostos (EBT) aumentou 30,9% para um novo recorde de € 2,66 bilhões (2013: € 2,03 bilhões). Oresultado de vendas antes de impostos foi de 13,4% (2013: 10.4%). O lucro líquido do Grupo aumentou em 27,2% para € 1,77 bilhões (2013: € 1,39 bilhões).
O número total de veículos da marca BMW, MINI e Rolls-Royce entregues aos clientes em todo o mundo aumentou 5,3% no segundo trimestre, atingindo um novo recorde de 533.187 unidades para o período (2013: 506.321 unidades).
O faturamento da empresa no semestre aumentou de um ano para o outro em 2,8%, atingindo € 38,14 bilhões (2013: € 37,09 bilhões). Neste caso os fatores cambiais também frearam o crescimento. O EBIT aumentou em 14,4% para € 4,69 bilhões (2013: € 4,10 bilhões) e o lucro antes de impostos aumentou em 19,6% para € 4,82 bilhões (2013: € 4,03 bilhões). O lucro líquido da empresa aumentou em 19,6%, para € 3,23 bilhões (2013: € 2,70 bilhões). O volume de vendas do BMW Group aumentou em 6,9%, para 1.020.211 unidades no primeiro semestre do ano (2013: 954.521 unidades) – foi a primeira vez que mais de um milhão de veículos foram vendidos no primeiro semestre do ano. Com esse desempenho, o BMW Group foi capaz de manter a sua posição como empresa líder de segmento de veículos premium no mundo.
“O BMW Group aumentou seu volume de vendas, sua receita e seu lucro, tanto no segundo trimestre como nos primeiros seis meses do ano, dando continuidade ao bom desenvolvimento dos negócios”, afirmou Norbert Reithofer, Presidente do Conselho Administrativo da BMW AG.
Segmento de automóveis: EBIT de € 2,16 bilhões no segundo trimestre
A forte demanda por veículos do BMW Group teve um impacto positivo sobre o desempenho do segmento de automóveis no período reportado. No segundo trimestre, as receitas aumentaram em 1,7%, para € 18,50 bilhões (2013: € 18,20 bilhões), embora a taxa de crescimento tenha sido atenuada por fatores cambiais. A melhoria do mix de produtos também impulsionou o EBIT, que subiu em 23,1% para € 2,16 bilhões (2013: € 1,75 bilhão), e resultou em umamargem EBIT de 11,7% (2013: 9.6%). O lucro do segmento antes de impostos saltou em 36,5% atingindo € 2,25 bilhões (2013: € 1,64 bilhão).
As receitas dos primeiros seis meses subiram 2,8%, atingindo € 35,06 bilhões (2013: € 34,10 bilhões). O EBIT aumentou em 12,2%, para € 3,74 bilhões (2013: € 3,33 bilhões), enquanto o lucro do segmento antes de impostos aumentou em 23,0%, atingindo € 3,89 bilhões (2013: € 3,16 bilhões). A margem EBIT finalizou o semestre em 10,7% (2013: 9,8%) e oresultado de vendas antes de impostos foi de 11,1% (9,3%).
A marca BMW registrou uma nova alta nas vendas no período reportado, com um aumento nas entregas no segundo trimestre de 8,3%, atingindo um total de 458.088 unidades (2013: 422.844 unidades); no semestre o crescimento atingiu 10,2%, para um total de 886.347 unidades (2013: 804.248 unidades). Os modelos BMW Séries 3, 5 e 6, assim como o X5, lideraram o mercado mundial em seus segmentos.
O desempenho de vendas do BMW Série 3 durante o primeiro semestre do ano foi equivalente ao do ano anterior, com um volume de vendas de 236.289 unidades (2013: 237.700 unidades; -0,6%). Deve-se observar, entretanto, que as versões Coupé e Conversível agora estão posicionadas como integrantes do modelo BMW Série 4. Foi registrado, no total, um volume de vendas de 47.031 unidades do BMW Série 4. O número de veículos BMW Série 5 vendidos entre janeiro e junho aumentou 7,6%, atingindo um total de 193.560 unidades (2013: 179.833 unidades). O BMW Série 6 e oBMW Série 7 se mantiveram próximos do volume do ano anterior, com vendas no semestre atingindo 13.734 unidades (2013: 14.012 unidades; -2,0%) e 26.378 unidades (2013: 27.100 unidades; -2,7%), respectivamente.
Os vários modelos da família BMW X também continuam desfrutando de um alto grau de popularidade. As vendas doBMW X1 aumentaram em 0,4%, para 79.344 unidades (2013: 79,061 unidades), enquanto as do BMW X3 aumentaram em 6,2% para um total de 82.830 unidades (2013: 77.959 unidades). O BMW X5 também continua vendendo muito bem, registrando um aumento de 29,7%, para um total de 68.283 unidades (2013: 52.651 unidades).
O veículo elétrico inovador BMW i3 foi entregue a um total de 5.396 clientes durante a primeira metade do ano. Este modelo está disponível no Japão e nos EUA desde o segundo trimestre, e estará à venda na China a partir de outubro. Os resultados de vendas, portanto, devem aumentar ainda mais nos próximos meses, conforme o veículo se torna mais disponível.
Como já era esperado, as vendas de veículos da marca MINI diminuíram, como resultado da mudança do modelo MINI Hatch. No segundo trimestre as vendas totalizaram 74.028 unidades (2013: 82.644 unidades; -10,4%), e no primeiro semestre atingiram 131.896 unidades (2013: 148.798 unidades; -11,4%). Os últimos resultados de vendas para o MINI Hatch (que chegou às lojas em março) já estão demonstrando a resposta positiva do mercado à terceira geração desse automóvel ícone. Em junho, foram entregues aos clientes 12.862 unidades, 3,2% a mais do que no mesmo mês do ano passado (2013: 12.460 unidades).
No segmento de ultra-luxo, a Rolls-Royce Motor Cars aumentou as vendas mundiais em 28,6%, atingindo 1.071 unidades (2013: 833 unidades) no segundo trimestre; também registrou aumento de 33,4% para 1.968 unidades (2013: 1.475 unidades) no primeiro semestre do ano. A demanda continua forte para o Rolls-Royce Wraith. O Ghost Série II, que estará disponível na primavera, também atrai muito a atenção dos clientes.
Em linha com sua estratégia de alcançar uma distribuição equilibrada de vendas em todo o mundo, o BMW Group registrou crescimento em todas as principais regiões no primeiro semestre do ano.
Na Europa,as vendas aumentaram 2,2% no primeiro semestre, para um total de 446.188 unidades (2013: 436.709 unidades). O número de veículos vendidos na Alemanha aumentou 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 134.308 unidades entregues (2013: 133.454 unidades). As vendas na Grã-Bretanha aumentaram 1,8%, atingindo 96.180 unidades (2013: 94.434 unidades).
Desde o início do ano, o BMW Group vendeu um total de 322.943 veículos (2013: 272.943 unidades) na Ásia, superando os números do primeiro semestre do ano anterior em 18,3%. Alguns mercados nessa região registraram um crescimento de dois dígitos. As vendas em território chinês aumentaram 23,1% nesse período, totalizando 225.490 unidades (2013: 183.208 unidades).
O BMW Group também registrou crescimento de vendas no semestre nas Américas, com o número de veículos vendidos subindo 3,5%, totalizando 221.280 unidades (2013: 213.867 unidades). As vendas nos EUA aumentaram 5,1%, para 182.008 unidades (2013: 173.156 unidades).
O segmento de motocicletas (BMW Motorrad) registra os melhores resultados de sua história para um primeiro semestre
As receitas do segundo trimestre do segmento de motocicletas aumentaram em 11,2%, totalizando € 528 milhões (2013: € 475 milhões). O EBIT aumentou 19,6% para € 55 milhões (2013: € 46 milhões), e o lucro antes de impostos aumentou 20% para € 54 milhões (2013: € 45 milhões). O número de motocicletas vendidas aumentou em 5,1%, alcançando um novo recorde no segundo trimestre com 42.259 unidades (2013: 40.209 unidades).
A receita do segmento no primeiro semestre do ano aumentou 9,8% atingindo um total de € 1 bilhão (2013: € 911 milhões). O EBIT aumentou 22,7% para € 119 milhões (2013: € 97 milhões), e o lucro antes de impostos aumentou em 23,2,% totalizando € 117 milhões (2013: € 95 milhões). O volume de vendas para o período de seis meses aumentou em 9,3%, para 70.978 unidades (2013: 64.941 unidades). Com esses números, a BMW Motorrad registrou o melhor período de seis meses em sua história de 90 anos de fabricação de motocicletas.
BMW Serviços Financeiros permanece em um bom curso
O desenvolvimento positivo no segmento de Serviços Financeiros continuou durante o segundo trimestre de 2014. Areceita do segmento foi 1,9% superior totalizando € 5,15 bilhões (2013: € 5,05 bilhões). O lucro antes de impostos foi de € 458 milhões (2013: € 467 milhões; -1.9%).
As receitas no semestre aumentaram em 1,6%, para € 10,04 bilhões (2013: € 9,88 bilhões). O lucro antes da aplicação de impostos ficou em € 918 milhões (2013: € 916 milhões; +0.2%).
Nos primeiros seis meses do ano foram assinados um total de 728.914 novos contratos (2013: 728.618 contratos) nos negócios de financiamento e leasing. A carteira de contratos de financiamento e leasing em vigor com as concessionárias e clientes de varejo, em 30 de junho de 2014, cresceu 5,8% para 4.218.318 contratos (2013: 3.986.306 contratos).
Aumento no número de colaboradores
O número de colaboradores do BMW Group em 30 de junho de 2014 foi 5,3% superior ao mesmo período no ano passado. No geral, o BMW Group tinha 112.500 colaboradores nessa data em todo o mundo (2013: 106.870 colaboradores). O aumento é atribuído à necessidade crescente de engenheiros e trabalhadores qualificados para manter o ritmo da crescente demanda por veículos, avançando com inovações e desenvolvimento de novas tecnologias.
O BMW Group reafirma suas previsões para o volume de vendas e resultados no ano
Seguindo o forte desempenho demonstrado no primeiro semestre do ano, o BMW Group reafirma suas previsões para o volume de vendas e resultados em 2014. “Estamos no caminho certo para atingir os nossos objetivos para o ano todo”, disse Reithofer. Mesmo num ambiente de negócios que permanece desafiador, é esperado que o número deentregas aos clientes (2013: 1.963.798 unidades) e o lucro do Grupo antes de impostos (2013: € 7,91 bilhões) aumentem significativamente.
“Com o desempenho registrado no primeiro semestre do ano, agora estamos visando um aumento significativo no número de veículos entregues aos clientes até o fim do ano atingindo, portanto, um novo recorde de vendas que superará os dois milhões de veículos comercializados”, declarou Reithofer.
O crescimento significativo de vendas também teria um impacto positivo sobre o lucro da empresa antes de impostos: “Objetivamos um lucro para o Grupo antes de impostos que será significativamente maior do que o registrado no ano anterior”, explicou Reithofer.
No segundo semestre do ano, no entanto, o ritmo de aumento dos ganhos será influenciado por níveis elevados de despesas com novas tecnologias; o desenvolvimento de novas tecnologias para redução das emissões de CO2, seguindo as crescentes exigências regulatórias, desempenha um papel importante nesse sentido. A economia global ainda enfrenta riscos.
O segmento de automóveis continua se esforçando em 2014 para alcançar uma margem EBIT dentro de uma faixa de 8 a 10% (2013: 9.4%). No entanto, dependendo dos desenvolvimentos econômicos e políticos, as margens reais podem acabar ficando acima ou abaixo do intervalo desejado. Levando em conta o impacto cambial, o BMW Group prevê que as receitas dos negócios de automóveis aumentarão de forma consistente no período de previsão (2013: € 70,62 bilhões).
O impulso para isso deve vir dos 16 novos modelos e revisões de alguns outros, previstas para o ano corrente. Destaque para a Série 4 Gran Coupé e o veículo esportivo híbrido BMW i8, que entrou no mercado em junho. O novo BMW X4 e o BMW X3 remodelado foram colocados à venda em julho. As primeiras entregas aos clientes do BMW Série 2 Active Tourer e do BMW M4 Conversível ocorrerão em setembro.
O segmento de motocicletas também continuará a ter um bom desempenho ao longo do ano como um todo. Apesar das condições difíceis no mercado internacional de motocicletas, a empresa prevê vendas superiores às registradas no ano anterior (2013: 115.215 unidades).
O segmento de Serviços Financeiros também deve permanecer sua trajetória de crescimento em 2014. Como consequência dos investimentos relacionados a esse crescimento, o retorno sobre o patrimônio líquido deve diminuir ligeiramente (2013: 20,2%), mas é esperado que ele atinja um nível mínimo exigido do BMW Group, que é de 18%.
As previsões do BMW Group para o ano em curso sustentam-se no pressuposto de que as condições políticas e econômicas mundiais permaneçam estáveis em 2014.