BMW série 7 esta quase pronto.
A BMW tinha previsto revelar o novo Série 7 no Salão de Frankfurt de 2015 e começar a vender a geração renovada do seu topo de linha nos primeiros meses de 2016. Como o carro encontra-se adiantado e olhando o sucesso que o novo Mercedes Classe S vem alcançando, a BMW poderá antecipar o lançamento já para 2015.
Uma das principais dores de cabeça dos técnicos da BMW está relacionada com um ponto do caderno de encargos que contempla uma forte e sustentada redução de peso. Para um carro tão grande, tão sofisticado e ricamente equipado, o peso é mesmo um dos piores pesadelos. Por isso mesmo foram utilizados materiais como o alumínio, o magnésio, aços de elevadas flexibilidade e o CFRP, ou fibra de carbono reforçada com plástico.
O CFRP não será usado apenas em peças como o capô ou o teto, mas também na zona da tampa traseira e até na própria plataforma. Segundo Norbert Reithofer, CEO da BMW, o novo Série 7 irá estabelecer “novos padrões em termos de redução de peso.”
E esta será a grande luta dos engenheiros de desenvolvimento responsáveis por este novo Série 7. Para conseguirem a esperada diminuição de peso, seguiram a técnica de fabricação do BMW i3 e i8 e com a ajuda do CFRP, conseguiram de imediato tirar 200 kg do peso inicial. Com mais algum esforço, o novo Série 7 deverá ficar abaixo dos 1.700 kg, ou seja, mais leve que um Série 5 atual.
Com dimensões semelhantes ao atual modelo (lançado em 2008), o novo Série 7 terá versões normais e alongadas, com a novidade de uma versão extra longa destinada aos mercados emergentes como a China.
A plataforma é uma unidade híbrida que foi desenvolvida pela BMW e que parte dela já está em uso com o Série 3 e Série 4, mas que será alterada para servir o novo Série 7, e também os próximos Séries 5 e 6. A plataforma que é leve e rígida, possui suspensões sofisticadas que utilizam o alumínio, terá também uma suspensão traseira pneumática e um sistema semelhante ao da Mercedes de “leitura” da estrada.
O novo Série 7 terá uma enorme linha de motores, começando com o 4 cilindros e chegando aos poderosos V12 a gasolina ou a diesel, sendo que a maioria são da linha TwinPowerTurbo e fabricados com base no cilindro perfeito de 500 cc da BMW. Os motores V8 e V12 de 4.0 e 6.0 litros respectivamente, serão também utilizados nos Rolls-Royce mais adiante.
A novidade será a versão esportiva M7, que será antecedida pelo 750i M Performance, equipado com o motor V8 4.4 litros turbo do M5, mas profundamente revisto.
Quanto ao estilo, o protótipo Future Luxury revelado em Pequim, fornece pistas sólidas sobre como será o novo modelo que irá chegar ao mercado quase ao mesmo tempo, caso não seja antecipado como algumas fontes indicam, que o novo Audi A8, também já nos testes finais.