BMW marca presença no Pebble Beach Concours 2021.
Com a presença marcada em eventos como Rolex Monterey Motorsports Reunion e Legends of The Autobahn, a BMW apresentou seus mais novos modelos de produção, que vão de ‘M’ a ‘i’.
O Rolex Monterey Motorsports foi o palco para o lançamento BMW no mundo das competições de alto nível, o BMW M Motorsport M4 GT3. O novo modelo já acumulou mais de 14.000km de testes por toda a Europa e pela primeira vez que pôde ser visto na América do Norte. Com o motor de seis cilindros em linha mais potente já desenvolvido para um carro BMW desde o M1 Grupo 5, o veículo conta com mais de 590cv e 699Nm de torque. A unidade trabalha acoplada a uma transmissão de seis velocidades com um comando eletro-hidráulico de embreagem. Além disso, com o seu novo M Track Cockpit é possível fazer a maior parte da programação e operação do carro por meio de menus integrados, eliminando a necessidade de um laptop externo.
Como pioneira no processo, a BMW se associou à Fanatec para criar um volante compatível com M4 GT3 e SIM Racing, oferecendo ajustes e ativação de configurações essenciais para o piloto no modo de corrida (por exemplo, controle de tração, rádio, ABS, mapeamento do motor, limpadores de para-brisa e o sistema de hidratação do piloto).
Os participantes do Rolex Reunion também puderam ver de perto um dos BMW Motorsports M4 2020 participante do Campeonato de Turismo Alemão DTM. Este modelo em específico, o número 25, M4 DTM Classe 1 patrocinado pela ZF, chassi número 1.502, disputou as temporadas de 2019 e 2020 com o piloto da BMW Motorsport, Philipp Eng. Com um peso de 981kg e motor BMW P48 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros, o BMW M4 DTM pode acelerar de zero a 100km/h em 2,5 segundos, com velocidade máxima superior a 298km/h, e suportar forças laterais nas curvas de até 3g.
BMW M5 CS
Apresentado pela primeira vez na corrida de 24 horas de Daytona, em janeiro deste ano, o primeiro BMW M5 CS de produção limitada foi uma das estrelas do evento Legends of The Autobahn. O exclusivo BMW M5 CS é simplesmente o veículo de produção BMW mais rápido e potente de todos os tempos. Ele combina potência aprimorada, menor peso e elementos internos e externos exclusivos para produzir uma experiência de direção como nenhuma outra. O motor S63 TwinPower Turbo V8 4.4 produz 635cv a 6.000rpm; um aumento de 10cv sobre o já formidável M5 Competition. Um total de 750Nm de torque está disponível entre 1.800 e 5.950rpm.
A potência é enviada por meio de uma caixa de velocidades M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic para o sistema de tração integral M xDrive. A tração fornecida pela tração nas quatro rodas específica do M combinada com uma redução geral do peso do veículo de 104kg significa que os 100km/h chegam em apenas 3 segundos – 0,3s mais rápido do que a M5 Competition. A velocidade máxima com o Pacote do Motorista M padrão é 305km/h.
No interior, o motorista e o passageiro dianteiro são apoiados em bancos concha M com estrutura de fibra de carbono CFRP revestidos de Couro Merino Preto com detalhes em Vermelho Mugello e costuras contrastantes em vermelho. O veículo tem interior projetado para quatro lugares, e os passageiros traseiros têm seus próprios assentos individuais.
Por fora, o M5 CS se distingue por detalhes em Ouro Bronze, luzes dianteiras amarelas em forma de L e rodas de liga leve forjadas de Ouro Bronze de 20 polegadas. A produção do M5 CS é limitada, com chegada aos EUA planejada para o segundo semestre de 2021.
Eletrificação a todo vapor
A segunda submarca da BMW também foi bem representada na Legends of The Autobahn deste ano, com exibições inesquecíveis de modelos como o BMW iX xDrive50 e o BMW i4 eDrive40. O novo BMW iX xDrive50 2022 foi concebido desde o início como uma mobilidade puramente elétrica. O iX apresenta a tecnologia eDrive de quinta geração da BMW construída em torno de uma unidade de propulsão que une o motor elétrico, a eletrônica de potência e a transmissão em um pacote integrado em uma única caixa. Os dois motores elétricos do iX xDrive50, produzem uma potência de 523cv e 764Nm de torque. A aceleração de zero a 100km/h em 4,6 segundos, e os motoristas podem esperar uma autonomia de até 630km (WLTP). Usando um carregador rápido DC, a autonomia do iX pode ser aumentada em 144km em apenas 10 minutos a um ciclo de 200kW e o carregamento de 10% a 80% leva menos de 40 minutos.
A sustentabilidade é um princípio central no design e na produção do icônico BMW iX
O SAV totalmente elétrico da BMW é produzido em uma usina que usa energia hidrelétrica totalmente local. Além disso, o alumínio usado no iX é formado com o uso de energia solar e seus revestimentos para pisos, tapetes e forro do teto são fabricados com redes de pesca recicladas e resíduos oriundos da fabricação de plásticos. O uso de cobalto nas baterias de alta tensão também foi reduzido para menos de 10%, e a extração do material é supervisionada pela BMW para garantir que os padrões ambientais sejam atendidos e os direitos humanos sejam respeitados.
A expansão continua
O primeiro BMW i4 combina a funcionalidade, espaço e design do Gran Coupé com a entrega instantânea de potência de uma unidade de força totalmente elétrica e a dinâmica superior do chassi de um sedan esportivo BMW. O i4 será oferecido em duas versões: o i4 eDrive40 e o i4 M50. O i4 eDrive40 possui um único motor elétrico enviando 340cv para as rodas traseiras. O i4 M50 é o primeiro modelo totalmente elétrico da BMW M GmbH, apresentando dois motores elétricos com uma potência máxima combinada de 544cv enviada para as quatro rodas. Este arranjo resulta em um tempo de aceleração de zero a 100km/h em 3,9s e uma autonomia projetada estimada em até 510km (WLTP). A potência em ambos os veículos é produzida pela tecnologia eDrive de quinta geração da BMW, que combina os motores elétricos, a eletrônica e a transmissão em único módulo compacto.
No interior, os motoristas do i4 têm à disposição o inovador BMW Curved Display de 12,3 polegadas, com alta definição e informação e mais um display de controle de 14,9 polegadas voltado para o motorista.
BMW ALPINA B8 Gran Coupé
O evento Legends é foi também a primeira oportunidade de ver o novo ALPINA B8 Gran Coupé. Com base no sucesso do B7 Sedan e do XB7 Sports Activity Vehicle, a ALPINA está aumentando sua presença no segmento premium com o lançamento do BMW ALPINA B8 Gran Coupé 2022, um automóvel exclusivo, de alto desempenho que recompensa os sentidos. Alimentado por um motor V8 bi-turbo de 4,4l produzindo 621cv, o BMW ALPINA B8 Gran Coupé atinge 100km/h em apenas 3,4 segundos e chega à velocidade máxima de 324km/h. Aprimoramentos sutis no ajuste do chassi resultam em uma fusão refinada de conforto em viagens de longa distância e dirigibilidade precisa. Os pneus de ultra alto desempenho, projetados pela Pirelli, são exclusivos para esse novo modelo.
O exterior do B8 Gran Coupé se distingue por componentes aerodinâmicos discretos, mas cuidadosamente otimizados, com grandes entradas de ar no spoiler dianteiro e winglets nas aberturas das rodas de trás, além de um difusor exclusivo na parte traseira. O novo modelo está disponível nas pinturas metálicas ALPINA Blue e ALPINA Green. No interior do carro, detalhes únicos como soleiras iluminadas, acabamentos em nogueira antracite e couro lavalina sem tratamento no volante, com costuras tradicionais em azul e verde, criam um ambiente elegante.
Além dos novos modelos apresentados, a BMW seguiu com o tema M3 e M4, rodando com três carros de corrida M3 historicamente significativos durante a Reunião do Rolex Monterey Motorsports, dirigidos por três pilotos estrela da IMSA. O piloto da BMW Motorsport, John Edwards, conduziu o imbatível vencedor do campeonato M3 GTR Grand-Am de 2004 (E46). O piloto da BMW Bill Auberlen e IMSA G.O.A.T. se reencontrou com seu M3 GT (E92) número 55 de 2012. Auberlen, que tem mais de 500 corridas com BMWs, detém o recorde de vitórias da história da IMSA. O piloto da BMW Motorsport, Connor De Phillippi, levou o carro irmão de Auberlen: o M3 GT (E92) de 2011, que deu à BMW e ao time BMW Team RLL os prêmios de melhor piloto da classe ALMS, fabricante e equipe do campeonato Michelin Green X em 2011. O M3 GTR e os dois M3 GT (E92) competirão na classe ‘Masters Endurance Legends’ com duas corridas de 40 minutos no domingo.