BMW Group segue líder do mercado automotivo premium global.
O BMW Group segue firme na liderança do mercado automotivo premium global. Em 2017, o grupo alcançou seu mais elevado volume de vendas pelo sétimo ano consecutivo, registrando um novo recorde anual. E este resultado abrangeu toda a companhia, com as marcas BMW e MINI atingindo novos recordes em vendas, assim como a BMW Motorrad e as divisões BMW M e BMW i, que estabeleceram novos volumes de emplacamentos jamais vistos. Com esses resultados, o BMW Group reconfirma sua posição como principal empresa automotiva premium mundial.
Vendas BMW
A BMW, marca primordial do grupo, alcançou um novo patamar histórico, elevando em 4,2% seu volume de vendas em 2017 com 2.088.283 veículos. E os modelos da família BMW X foram, mais uma vez, os protagonistas deste crescimento, com aumento de 9,6% nas vendas em relação ao ano anterior, apesar da disponibilidade restrita do BMW X3, em razão da introdução mundial da nova geração do SAV, em novembro último. O BMW Série 5 também mostrou desempenho consistente no período, alcançando 6,3% de elevação, o que contribuiu para confirmá-lo como sedã executivo líder em vendas globalmente, com volume de 291.856 unidades vendidas. Outros modelos que ajudaram no bom desempenho da marca foram o BMW Série 1, com 201.968 unidades comercializadas e aumento de 14,7%, em relação ao ano anterior; e o BMW Série 7, com 64.311 emplacamentos e alta de 4,5%.
“Estamos satisfeitos com esses novos números de vendas recorde. Isso significa que o BMW Group, com suas três marcas automotivas BMW, MINI e Rolls-Royce, continua a ser a principal empresa automotiva premium do mundo”, celebrou Ian Robertson, que até 31 de dezembro último ocupou o posto de membro do conselho administrativo da BMW AG responsável pelas vendas da marca BMW. “Continuamos aumentando as vendas, apesar dos ventos contrários em alguns dos principais mercados e das mudanças de modelos de vários dos nossos veículos mais significativos. Isso demonstra a alta conveniência de nossas marcas e produtos, que vão desde o BMW i3 ao M5, e do BMW Série 1 ao Série 7. Também atingimos claramente nossa meta de vender mais de 100.000 veículos eletrificados em um único ano fiscal e estamos muito satisfeitos pelo fato de, após a chegada da nova geração, a BMW Série 5 retomou sua posição como líder em seu segmento nos últimos meses de 2017”, acrescentou Robertson.
Pieter Nota, que em 1º de janeiro de 2018 sucedeu a Robertson no conselho administrativo da BMW AG, destacou: “Estou confiante de que as vendas da BMW continuarão a crescer em 2018, enquanto também seguimos com nosso foco na rentabilidade. O aumento da oferta de modelos BMW X e da nossa ofensiva de lançamentos contínua, que inclui a chegada de novos modelos neste ano, como o BMW X2 e o novo BMW Série 8, garantirão que ainda mais clientes venham para as marcas do grupo em 2018”.
Objetivo superado: mais de 100 mil veículos eletrificados vendidos em 2017. E a confirmação do BMW Group como protagonista da eletro-mobilidade premium
Em dezembro, o BMW Group comemorou a entrega de seu veículo eletrificado de número 100.000. No total, 103.080 veículos eletrificados foram entregues aos clientes da empresa durante o ano de 2017. E este aumento de 65,6% nas vendas deste tipo de veículo, em relação ao ano anterior, ressalta a posição de liderança da empresa em eletro-mobilidade. O BMW Group vendeu mais veículos eletrificados na Europa do que qualquer outro fabricante premium em 2017, e a posição da empresa neste mercado, em nível global, também é extremamente forte.
Quatro anos após o seu lançamento, as vendas do BMW i3 cresceram 23,3%, em 2017, totalizando 31.482 unidades em todo o mundo. Os veículos híbridos plug-in BMW iPerformance também continuam a crescer em popularidade, com vendas quase dobrando ao totalizar 63.605 emplacamentos. Lançado em junho último, a versão híbrida plug-in do MINI Countryman também contribuiu significativamente para impulsionar as vendas eletrificadas do BMW Group, com um total de 5.799 unidades entregues a clientes em todo o mundo. O BMW Group espera um forte crescimento de dois dígitos nas vendas de veículos eletrificados em 2018. No fim de 2019, a empresa pretende ter, pelo menos, meio milhão de veículos eletrificados rodando nas ruas do planeta.
Crescimento forte da BMW M
Os modelos BMW M, a divisão de alto desempenho da marca BMW, também alcançaram vendas recordes em 2017. As entregas de veículos BMW M e BMW M Performance aumentaram 19,1% em relação ao ano anterior, atingindo, pela primeira vez, vendas globais na casa de 80 mil unidades. Em seu primeiro ano completo no mercado, o BMW M2 registrou o crescimento mais acentuado da divisão M, com vendas totais de 12.293 unidades. As variantes BMW M Performance do novo BMW Série 5 também contribuíram fortemente para o aumento nas vendas da divisão. E com o lançamento do novo BMW M5, a poderosa história de sucesso da BMW M deve continuar em 2018.
Os melhores números de vendas da MINI em todos os tempos
A marca MINI alcançou um novo recorde de vendas em 2017, com 371.881 veículos entregues a clientes em todo o mundo, registrando um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior. O novo MINI Countryman mostrou um salto nas vendas de 30% (84.441 unidades vendidas). E outro modelo que contribuiu significativamente para o sucesso das vendas da marca foi o MINI Cabrio, que cresceu 12% (33.317 exemplares emplacados). “Estamos muito satisfeitos com a nossa nova estratégia de marca. Conseguimos um novo recorde de vendas. O foco do portfólio MINI, mais enxuto e consolidado, foi concluído com o lançamento do novo MINI Countryman no ano passado”, declarou Peter Schwarzenbauer, membro do conselho administrativo da BMW AG responsável pelas marcas MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad. “O Countryman contribuiu significativamente para o crescimento da MINI em 2017 e o primeiro MINI híbrido plug-in também obteve excelentes resultados”.
BMW Motorrad
A BMW Motorrad conquistou o seu sétimo recorde anual de vendas consecutivo, com mais motocicletas e maxi-scooters entregues aos clientes da marca do que nunca. As vendas, em todas as categorias, elevaram 13,2%, com um total de 164.153 unidades emplacadas no mundo – sendo que os modelos GS puxaram o crescimento em um ritmo particularmente forte. Um total de 14 novos modelos e versões atualizadas, incluindo as novidades da linha R nineT; além das novas G 310 R e G 310 GS com seus preços mais acessíveis também ajudaram a conduzir a marca ao seu melhor ano de vendas.
Vendas da BMW e MINI em outros mercados
O BMW Group mantém seu foco com vendas equilibradas em todo o mundo.
A Ásia foi o principal motor de crescimento da empresa em 2017, com a China sendo o colaborador mais significativo. As vendas da BMW e MINI na China Continental, o maior mercado da empresa, aumentaram 15,1% (594.388) em 2017. Esse aumento foi alcançado apesar da mudança de geração do BMW Série 5.
A Europa manteve as vendas de veículos BMW e MINI em nível extremamente alto, em comparação ao ano anterior, com um total de 1.100.975 (alta de 0,9%) veículos entregues na região, apesar de uma desaceleração significativa anotada no mercado britânico.
As Américas registraram uma ligeira queda nas vendas, com 450.020 unidades comercializadas, ou retração de 2% em relação ao ano anterior; impactado, em parte, pela disponibilidade limitada de modelos da família BMW X.
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2016 foi de aproximadamente 9,67 bilhões de euros em receitas de 94,16 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2016, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 124.729 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.