Blancpain Sprint Series: Cacá Bueno/Sérgio Jimenez garante top-10 e volta a pontuar no campeonato
A outra dupla do BMW Team Brasil, Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf, não teve um domingo positivo e abandonou a disputa na sexta volta. Próxima etapa será dia 2 de novembro em Baku, no Azerbaijão
A Corrida Principal, válida pela sexta etapa do Blancpain Sprint Series, começou agitada no circuito de Zolder. Ainda nas primeiras voltas uma confusão entre alguns carros obrigou a entrada do Safety Car. Mas, antes da entrada do carro de segurança, o BMW Team Brasil conseguiu avançar algumas posições, com os dois BMW´s. Mais tarde, uma nova intervenção do carro de segurança, desta vez devido ao toque de Alex Zanardi no Mercedes #177 do russo Alexey Vasiliev. Depois disso, a corrida ficou mais tranquila. A equipe brasileira patrocinada pelo Banco do Brasil garantiu um top-10, com Cacá Bueno/Sérgio Jimenez, que terminou em oitavo e somou quatro pontos. Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf teve que abandonar a disputa, no sexto giro, devido a um problema no câmbio. A rodada final da temporada será dia 2 de novembro, em Baku, no Azerbaijão.
Mais uma corrida movimentada na Bélgica. Devido às características do circuito de Zolder, com uma pista mais estreita, é comum nas largadas acontecerem confusões. E neste domingo (19) não foi diferente. Mas, o time brasileiro soube escapar dos incidentes e avançou boas posições com os dois carros. Cacá Bueno, responsável por fazer a primeira parte da corrida no BMW Z4 #0, saiu de 21º para 12º ainda no primeiro giro. Nelsinho Piquet, que conduziu o BMW Z4 #30 na fase inicial da corrida, também largou bem e saltou de 22º para 16º.
O elenco verde e amarelo acreditava em uma corrida de recuperação, pois tinha carros rápidos e competitivos, e isso se confirmou logo no warm-up, quando o time ficou em terceiro (com o carro #30) e quinto (com o BMW #0). E, mesmo em um circuito pouco favorável ao modelo BMW Z4, o time de Antonio Hermann e Washington Bezerra conquistou posições na pista e terminou na zona de pontuação, com Cacá Bueno/Sérgio Jimenez cruzando em oitavo. Nelsinho Piquet/Matheus Stumpf também tinha boas chances de terminar no top-10, mas a dupla teve que abandonar a prova, ainda na primeira parte da disputa, devido a problemas no câmbio do BMW Z4 #30.
Cacá Bueno fez um balanço do fim de semana. E apesar da batida que lhe tirou da prova ontem, ele se diz satisfeito com o trabalho feito pelo BMW Team Brasil. “Tivemos um fim de semana complicadíssimo. Muitos altos e baixos. No Q1 da classificação fomos terceiro. Depois quebramos, não passamos para o Q3, e largamos em 16º. Na corrida 1, fizemos um bom trabalho, éramos o quinto, mas sofremos uma batida a 200 metros da linha de chegada. E devido a isso não terminamos. Hoje saímos em 21º, reflexo da batida de ontem. E de novo somos rápidos na corrida e chegamos em oitavo. Tudo funcionou bem dentro da equipe, mas esse foi um fim de semana de uma típica falta de sorte para ter um resultado melhor. Mas o trabalho foi muito bem feito. Fico triste pelo que aconteceu na Corrida Classificatória, mas satisfeito com o rendimento da equipe no geral”, considerou Bueno.
Sérgio Jimenez também considerou positiva Corrida Principal em Zolder e lamentou a batida do sábado, pois acredita que se tivessem largado mais à frente, teriam condições novamente de brigar pelo pódio. “Hoje foi bom. Tínhamos um bom rendimento, novamente. Mas ficamos limitados atrás dos carros da nossa frente. Antes de entrar no box para o pit stop, o carro da frente do Cacá ficou cinco segundos atrás do carro à frente e perdeu muito tempo, assim não conseguimos descontar no pit o suficiente para ganhar mais posições. Mas o ritmo era bom, e uma pena o que aconteceu na Corrida Classificatória, pois não fosse isso, hoje largaríamos mais à frente e com certeza brigaríamos por mais um pódio”, disse Jimenez.
A falta de sorte fez parte do domingo da outra dupla do BWW Team Brasil. Com excelente ritmo, desde o warm up, quando ficou em terceiro, Nelsinho fez ótima largada e tinha boas chances de avançar. Mas um problema inesperado no câmbio da máquina Z4 #30 o obrigou a abandonar a disputa, ainda na primeira parte da prova. Matheus Stumpf nem chegou a guiar neste domingo.
“Não sei o que aconteceu, mas tivemos um problema no câmbio. Algo inesperado e que não permitiu que continuássemos na corrida. Uma pena, pois teríamos chances de brigar por um lugar nos pontos, já que o carro estava muito rápido, tanto que fomos terceiro no warm-up”, lamentou o gaúcho Stumpf.
Essa foi a última participação, em 2014, da equipe patrocinada pelo Banco do Brasil, com sua formação original: Cacá Bueno/ Sérgio Jimenez, no BMW Z4 #0 e Matheus Stumpf/Nelsinho Piquet, no carro #30. Na próxima etapa no Azerbaijão, que será a última do ano, Cacá e Jimenez serão substituídos por Ricardo e Rodrigo Sperafico, em virtude da coincidência de datas com a Stock Car. Nelsinho também vai desfalcar a equipe, pois estará no Global RallyCross. E, Matheus Stumpf vai correr com Miguel Paludo.
Resultado da Corrida Principal em Zolder: (top-10)
1 Maximilian Buhk / Maximilian Götz (HTP Motorsports), 35 voltas
2 Hari Proczyk / Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini LFI), a 2.895
3 César Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra),a 4.251
4 Stef Dusseldorp / Sergei Afanasiev (HTP Motorsports Mercedes SLS AMG GT3), a 17.084
5 Andy Soucek / Jonathan Adam (Beechdean AMR Aston Martin Vantage GT3), a 18.140
6 Fabio Onidi/Giorgio Pantano (Bhaitec McLaren MP4-12C), a 18.814
7 Filip Salaquarda/Alessandro Balzan (Scuderia Villorba Corse, Ferrari 458 Italia), a 19.178
8 Cacá Bueno/Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a 20.330
9 Roman Rusinov/Tomas Enge (G-Drive Racing, Lamborghini LFII), a 21.158
10 Stephane Ortelli/Stephane Richelmi (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), a 26.424
21 Nelson Piquet Jr./Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), abandonou na volta 6
Classificação do campeonato (após seis etapas – 12 corridas – top-10):
1 Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 142 pontos
2 Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 126
3 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 115
4 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 68
5 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 67
6 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 55
7 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 45
8 Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 37
9 Sergei Afanasiev / Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 35
10 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 28
14 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 14
17 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 10
22 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4
Para mais informações sobre a equipe acesse:
www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil