Blancpain Sprint Series: Átila Abreu e Valdeno Brito conquistam mais um pódio em Moscou.
Dupla do BMW Z4 #77 termina Corrida Principal em 2º e sobe ao pódio pela 4ª vez na temporada. Cacá Bueno e Sérgio Jimenez tinham tudo para brigar também pelo pódio, após o 4º lugar na Corrida Classificatória. Mas um toque no início da 2ª prova e um pneu furado acabam com as chances do BMW Z4 #0.
As duas provas da quarta etapa da temporada 2015 do Blancpain Sprint Series, realizadas neste sábado (dia 4) no Moscou Raceway, trouxeram um mix de emoções para o BMW Team Brasil. Na Corrida Classificatória, Cacá Bueno e Sérgio Jimenez largaram em décimo e conquistaram um excelente quarto lugar com o BMW Z4 #0. Enquanto isso, os companheiros Valdeno Brito e Átila Abreu também fizeram uma ótima corrida de recuperação e ficaram em sétimo, após largarem em 15º com o BMW Z4 #77.
Com os dois carros largando entre os Top-10 na Corrida Principal, as expectativas eram as melhores possíveis. E o resultado se confirmou com Brito e Abreu conquistando mais um pódio e chegando em segundo lugar. Já Bueno e Jimenez foram acertados logo na largada e tiveram um pneu furado, o que acabou com as chances da dupla.
Os vencedores das provas deste sábado foram Vincent Abril e Maximilian Buhk, da Bentley Team HTP, na Corrida Principal e Albert von Thurn und Taxis e Nick Catsburg, da equipe Reiter Engineering, na Corrida Classificatória. Os líderes Robin Frijns e Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT) levaram azar na primeira prova com um pneu furado, mas se recuperaram e terminaram em quinto na prova final. A dupla tem 78 pontos na classificação da série Sprint, contra 63 de Abril e Buhk e 59 de Abreu e Brito.
A etapa russa também foi especial para o BMW Team Brasil por mais uma vitória no Pit Stop Challenge, a competição entre os mecânicos no Pit Stop. O time brasileiro faturou a disputa novamente, com o pit mais rápido da rodada dupla.
Neste domingo (5), o SporTV exibe VT das duas provas em Moscou, a partir das 9 horas. O próximo desafio do BMW Team Brasil será pela série endurance, com a disputa das 24 Horas de Spa, nos dias 25 e 26 deste mês. Pelo Blancpain Sprint Series, a próxima etapa será só em setembro, no Algarve (Por).
Valdeno Brito comemorou seu quarto pódio em seis corridas disputadas na série Sprint este ano. Ao lado de Abreu já são três segundos lugares e um terceiro. O BMW Team Brasil ainda tem mais um segundo e uma vitória com a dupla Dirk Müller e Maxime Martin, que correu como convidada na etapa de Nogaro (Fra). O time brasileiro é vice-líder no campeonato de equipes do Blancpain Sprint Series, atrás apenas do Belgian Audi Club Team WRT.
“O final de semana começou difícil pra nós nos treinos e na tomada de tempos, onde não achamos o acerto ideal. Largamos em 15º, mas não desistimos e fomos melhorando o carro. Na primeira corrida, terminamos em sétimo e, pra segunda, fiz um boa largada e logo no começo assumi o segundo lugar, o que foi decisivo para o pódio. O Átila também segurou bem a pressão dos outros carros na segunda parte da prova e só temos a agradecer a toda a equipe que fez um trabalho brilhante e nos manteve ai firme na briga pelas melhores posições do campeonato”, destacou Brito.
O sorocabano Átila Abreu também celebrou o resultado. “Foi um final de semana muito interessante. Tínhamos uma performance abaixo do que esperávamos nos treinos e classificamos em 15º. As coisas não se mostravam muito otimistas. Modificamos bastante o acerto do carro para a primeira prova para tentar algo diferente e o carro respondeu bem. Chegamos em sétimo, o que nos animou para a segunda prova”, contou o piloto.
“Mexemos mais um pouco para a última corrida e o carro voltou a melhorar. O Valdeno fez uma grande largada e tivemos sorte de passar ilesos na primeira volta. Quando paramos para o pit stop, estávamos em terceiro, sendo pressionados pelo quarto. A equipe fez novamente um grande pit stop, que nos deu o prêmio de melhor pit do fim de semana. Na volta pra pista, o Audi #6 me espremeu no muro na saída dos boxes e tomou um drive thru pela manobra”, lembrou Abreu.
“No meu stint, o carro se comportou muito bem e, mesmo sendo muito pressionado pela Ferrari, consegui manter o ritmo e defender a posição. No fim, o segundo lugar teve gosto de vitória pelo desdobramento de todo o final de semana. Quero agradecer a todos da equipe pelo ótimo trabalho. A vitória está batendo na trave e tenho certeza que mais cedo ou mais tarde ela chegará”, completou o sorocabano.
No BMW Z4 #0, Bueno largou em quarto na Corrida Principal, mas foi acertado num acidente que envolveu mais três carros logo na largada. “Largamos em décimo na primeira prova e andamos muito bem, chegando em quarto. Na segunda corrida, o Cacá largou bem, mas tomou um toque e tivemos um furo no pneu. Foi uma pena. Nosso carro estava muito bom. Hoje era o nosso dia… Enfim, agora é trabalhar pra próxima”, lamentou Jimenez, que ao lado de Cacá ocupa a sétima posição no campeonato, com 30 pontos.
Confira os resultados das provas em Moscou (Top-10):
Corrida Principal
1 Vincent Abril, Maximilian Buhk (Bentley Team HTP Bentley Continental GT3) 36 voltas
2 Valdeno Brito, Átila Abreu (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 7s524
3 Marco Seefried, Norbert Siedler (Rinaldi Racing Ferrari 458 Italia) a 8s371
4 Stephane Richelmi, Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 9s024
5 Robin Frijns, Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 20s544
6 Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) a 20s720
7 Enzo Ide, Christopher Mies (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 21s673
8 James Nash, Frank Stippler (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 25s736
9 Rob Bell, Kevin Estre (Attempto Racing McLaren 650 S GT3) a 31s174
10 Max van Splunteren, Jules Szymkowiak (Bentley Team HTP Bentley Continental GT3) a 32s212
Cacá Bueno, Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) Não completou
Corrida Classificatória
1 Albert von Thurn und Taxis, Nick Catsburg (Reiter Engineering Lamborghini Gallardo LP 560-4 R-EX) 36 voltas
2 Marco Seefried, Norbert Siedler (Rinaldi Racing Ferrari 458 Italia) a 7s285
3 Vincent Abril, Maximilian Buhk (Bentley Team HTP Bentley Continental GT3) a 15s670
4 Cacá Bueno, Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 23s027
5 Enzo Ide, Christopher Mies (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 28s480
6 Rob Bell, Kevin Estre (Attempto Racing McLaren 650 S GT3) a 28s803
7 Valdeno Brito, Átila Abreu (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4) a 29s341
8 Max van Splunteren, Jules Szymkowiak (Bentley Team HTP Bentley Continental GT3) a 31s350
9 Stephane Richelmi, Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra) a 31s820
10 Markus Winkelhock (Phoenix Racing Audi R8 LMS Ultra) a 36s308
Classificação do Campeonato Sprint Series (Top-10, após quatro etapas):
1) Robin Frijns/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8LMS Ultra), 78
2) Vincent Abril/Maximilian Buhk (Bentley Team HTP, Bentley Continental GT3), 63
3) Átila Abreu/Valdeno Brito Filho (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 59
4) Stephane Richelmi/ Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8), 46
5) Marco Seefried/Norbert Siedler (Rinaldi Racing, Ferrari 458 Italia), 40
6) Maxime Martin/ Dirk Müller (BMW Sports Trophy Team Brasil, BMW Z4), 31
7) Sérgio Jimenez/Cacá Bueno (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 30
Markus Winkelhock (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra, 30
8) Christopher Mies/Enzo Ide (Belgian Audi Club Team WRT, Audi R8 LMS Ultra), 27
9) Albert von Thurn und Taxis(Reiter Engineering, Lamborghini Gallardo LP 560-4 R-EX), 23
10) Niki Mayr-Melnhof (Phoenix Racing, Audi R8 LMS Ultra), 22