Baptista vence e levanta a bandeira do Brasil na F4!
por: Esteves & Guerin
Baptista vence e levanta a bandeira do Brasil na F4!
Após as 3 primeiras etapas, o líder do campeonato da Formula 4 Sulamericana permanecia com um dado curioso: Bruno Baptista ainda não vencera no certame. Em 6 corridas realizadas, ele esteve no pódio em todas as oportunidades, sendo por 5 vez o segundo colocado e em uma o terceiro. A quarta etapa, em El Pinar (Montivideo/Uruguai), neste fim de semana, parecia marcar o brasileiro de forma negativa. A quebra da sequência de pódios com o seu abandono na primeira prova da etapa.
Mas os ventos mudaram, e na segunda prova a chuva desabou sobre o Autódromo Victor Borrat Fabini. Largando em oitavo, Bruno Baptista superou seus adversários, que lutavam para se manterem na pista com diversas poças d’água e baixa visibilidade, encostando no então líder Juan Casellas até as últimas voltas. Um erro do piloto uruguaio foi a oportunidade esperada por Baptista para chegar ao 1° e receber a bandeirada, comemorando seu primeiro triunfo e a retomada da liderança do campeonato.
Felipe Ortiz, outro brasileiro disputando integralmente a F4 Sulamericana, é o atual vice-líder e chegou a assumir a ponta da tabela após a prova 1 em El Pinar, mas cedeu a dianteira com a vitória de Bruno Baptista e o seu 5° lugar na segunda corrida.
Declarações (fonte: http://www.f4sudamericana.com)
Bruno Baptista: “Estou muito feliz com a vitória, foi uma corrida muito difícil. A pista estava muito molhada e tinha alguns trechos com muitas poças, que estavam difíceis para guiar o carro. Os equipamentos se comportaram muito bem nessas condições, e isso se deve à estabilidade deles. Casella estava muito rápido e foi difícil superá-lo. Estudei seu comportamento em várias voltas, até que ele errou no fim da corrida. Depois, só me concentrei para ganhar. Gosto muito de guiar nessas condições, apesar de ser muito difícil enxergar algo com o spray na viseira do capacete. Estou muito feliz porque recuperei a ponta do campeonato e vamos com tudo para as próximas corridas, a etapa dupla de Mercedes, que será muito difícil porque são quatro finais e vamos precisar trabalhar o preparo físico e a concentração”.
Juan Manuel Casella: “Foi um bom resultado. Larguei em sexto e em duas voltas estava na ponta. O objetivo era manter-me na ponta para não pegar o spray e ter a minha visão atrapalhada, mas Baptista vinha muito rápido e tinha que defender minha posição. No final cometi um erro, e Bruno me superou. Não me restou outra alternativa. Mas foi um bom resultado pessoal por ter sido uma corrida muito difícil. Corri com chuva em outras categorias, e, na verdade, com esses carros tudo fica muito mais simples porque são muito estáveis.”
Francisco Cammarota: “Foi uma corrida muito complicada, mas me diverti. Não se enxergava nada! Larguei em último e na primeira volta ganhei algumas posições, mesmo tomando muito cuidado. Depois, conquistei outras posições. No fim, poderia ultrapassar Casella se tivesse mais algumas voltas, mas Baptista era impossível de chegar. Estava muito veloz. Apesar do abandono de ontem, tivemos um bom saldo no fim de semana. Se não ganhei, pelo menos me conforta saber que larguei em último e fui ao pódio, de olho nas etapas de Mercedes, onde a exigência será em dobro e vamos tentar fazer mais um bom papel”.
Os 5 primeiros da prova 2 em El Pinar:
1) Bruno Baptista (BRA)
2) Juan Manuel Casella (URU)
3) Francisco Cammarota (URU)
4) Salvador de Alba (MEX)
5) Felipe Ortiz (BRA)
Classificação do campeonato após quatro etapas:
1) Bruno Baptista (BRA) – 132 pontos
2) Felipe Ortiz (BRA) – 121 pontos
3) Juan Manuel Casella (URU) – 83 pontos
4) Nicolas Muraglia (URU) – 54 pontos
5) Martín Ponte (ARG) – 51 pontos