Ayrton Senna: 25 anos após sua morte, o piloto ainda possui um dos maiores níveis de influência entre as personalidades nacionais.
Na próxima quarta-feira lembraremos os 25 anos da morte do tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, que mesmo hoje é considerado um dos nomes com maior carga de influência entre as principais personalidades nacionais. É o que revela a pesquisa on-line especializada em avaliação de celebridades Celeb Score do IBOPE Repucom, que representa a opinião de mais de 94 milhões de internautas brasileiros em todo país.
Segundo a pesquisa, que mapeia o nível de conhecimento e interesse pelas celebridades e avalia em 25 atributos e afinidade com 20 segmentos de mercado, Senna segue como uma das personalidades mais relevantes do país. Sua imagem é reconhecida por mais de 96% dos entrevistados, maior índice entre as dezenas de celebridades ligadas ao esporte, e com avaliação acima da média em 20 dos 25 atributos pesquisados. Entre os que o conhecem, há um leve destaque entre homens de 40 a 54 anos, mas são as mulheres que melhor o avaliam. O público feminino foi responsável por notas superiores às masculinas em todos os atributos.
A imagem do ídolo
O atributo que Senna conseguiu sua maior nota foi em Sucesso / Bem Sucedido, certamente motivado pela imagem do tricampeão impressa no imaginário coletivo brasileiro. Ayrton também figura entre as 5 celebridades com maiores notas em alguns atributos comportamentais e de influência como: Humilde, Confiável, Admiração, Tranquilo, Multicultural, Especialista em sua área, Engajado em Causas Sociais e Religioso.
Patrimônio nacional
A pesquisa também gera uma nota única, que integra os resultados de nível de conhecimento e nível de avaliação de atributos. Nesta análise, Senna atinge 83 pontos e lidera entre as personalidades masculinas. Um raro caso que alia um alto nível de conhecimento com altas notas de avaliação de atributos. Como comparativo, apenas Silvio Santos registrou nota similar no Celeb Score.
Valor de endosso
Mesmo hoje, a imagem de Ayrton Senna carrega um alto poder de endosso para as marcas. Quando perguntado se a imagem de Senna possuía afinidade entre dezenas de segmentos de mercado, os mais relacionados pelos entrevistados foram ‘Automotivo’, ‘Artigos Esportivos’ e ‘Universidades’. Sobre o segmento automotivo, inclusive, Senna é a segunda celebridade com mais afinidade com o setor entre todas as avaliadas.
José Colagrossi, diretor-executivo do IBOPE Repucom comenta que, “mesmo 25 anos após sua morte, Senna segue inspirando e sendo um modelo de sucesso e motivo de orgulho para os brasileiros. Sua imagem é um patrimônio nacional e uma referência para todos, sobretudo para os esportistas. Não só a paixão pelas pistas e seu desempenho excepcional, como também sua vida pessoal, carregam lições importantes a serem seguidas por todas as personalidades nacionais”.