NacionaisNotíciasRenaultVeículos

Avaliamos o Sandero Stepway, um aventureiro invocado.

Caros amigos internautas que acompanham o nosso trabalho; nesta semana apresentamos a avaliação que realizamos do novo Sandero Stepway 2015.

 20150118_145449 20150118_145756

A versão que avaliamos possui na lista de equipamentos de série: Direção Hidráulica, Computador de Bordo, Ar Condicionado automático; retrovisores elétricos, bancos revestidos de couro sintético, faróis de neblina, rodas de liga leve (Aro 16), sensor de estacionamento, coluna de direção com comandos de rádio e volante com teclas do piloto automático, sistema multimídia (tela de 7 polegadas sensível ao toque para gerenciar rádio, tocador de MP3, navegador por GPS, conexão bluetooth com celular e câmera de ré), além de detalhes estéticos e dos obrigatórios airbags frontais e freios com ABS.

Ostentando a nova identidade da Renault e mais adereços típicos da configuração, o Stepway consegue ser ainda mais vistoso que o novo Sandero: o tratamento de faróis e lanternas (estas estão mais bem definidas), as rodas exclusivas e o desenho diferenciado da tomada de ar frontal garantem o tal do estilo premium.

Avaliação Parte Interna

Na cabine, detalhes em preto brilhante e aros na cor da pintura externa reforçam esta presença visual, que pode ser arrematada com estilo se a escolha for pela configuração automatizada, que já traz os bancos de couro de série. Vale elogiar também a melhora no isolamento acústico da cabine em relação ao antecessor — o nível de conforto realmente subiu. E o belo painel de instrumentos com quadro digital de ótima leitura (e funções importantes no computador de bordo) e a central multimídia são pontos favoráveis.

Novo Renault Sandero Stepway 2015 (1) (1)

Esta central, aliás, é a mais funcional do segmento: ícones grandes e coloridos, fácil conectividade com equipamentos que tenha saída USB ou auxiliar e celulares com Bluetooth e menu que não obriga a navegações extensas faz com que o condutor perca pouco tempo na utilização e, neste caso, tempo é segurança.

Versão topo de linha do Sandero, o Stepway sai de fábrica bem equipado: entre os itens de série estão o sistema Media NAV com tela sensível ao toque de 7?, funções Eco-Coaching e Eco-Scoring (para ajudar no consumo), navegador por GPS, rádio com Bluetooth e informações do ar-condicionado automático – muito eficiente, por sinal. O sistema de GPS se mostrou muito fácil de usar e não nos deixou na mão em momento algum. As configurações são simples de alterar e a tela sensível ao toque ajuda bastante na hora de alterar entre as funções do sistema multimídia, assim como o controle de volume atrás do volante, não sendo preciso tirar as mãos do lugar para aumentar ou abaixar o som.

Novo Renault Sandero Stepway 2015 (22)

Com um amplo espaço para cinco ocupantes (ponto forte do Sandero) bem como o porta-malas com capacidade para 320 litros, o maior entre os hatches compactos.

 

Avaliação Parte Externa

De fato o novo Sandero Stepway ficou muito mais invocado depois da mudança visual em relação ao seu antecessor. Agressivo, o novo “aventureiro urbano” da Renault se destaca pela dianteira com para-choque exclusivo, trazendo detalhes em preto e parte inferior com o acabamento prata formando uma espécie de “peito de aço”. Além disso, faróis e lanternas ganharam máscara negra e os faróis de neblina são maiores e mais destacados. Os pneus são maiores e mais largos, vestidos em rodas de liga aro 16?. Molduras nos para-lamas, saias laterais e barras complementam a parte externa diferenciada do Stepway. O resultado agrada ao vivo, nas fotos e chama a atenção nas ruas.

20150118_145843

Sua fantasia country conta ainda com rodas de aro 16 e pneus 205/55, que somados à suspensão elevada ajudam a superar obstáculos como valetas e lombadas dos circuitos urbanos.

 

Com Estilo

Devido à altura em relação ao solo de 19 cm, 4 cm a mais que nas demais versões, a visibilidade do Stepway é muito boa. Os retrovisores laterais também são grandes, auxiliando na condução. Outro ponto positivo, não só para o motorista, mas também para os passageiros, é o conforto proporcionado pela suspensão. Se o Sandero normal já manda bem neste quesito, o Stepway, mais alto e robusto, tira de letra os obstáculos como buracos, lombadas e valetas. Até mesmo um alagamento a gente enfrentou com o hatch aventureiro sem problemas.

 20150118_151850

Ficha Técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, comando simples, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 106 cv a 5.250 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 2.850 rpm
Transmissão: Manual de cinco velocidades, tração dianteira
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e barra de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus: 205/55 R16
Dimensões: Comprimento  4,066 m; Largura 1,761 m; Altura 1,559 m; Entre-eixos 2,590 m;
Capacidades: Tanque 50 l; Porta-malas 342 l (aferidos por Autoesporte)
Peso: 1.120 k

Consumo:

Etanol cidade: 7.6 km/l

Etanol Estrada: 11,4 km/l

Preço

A versão avaliada pela Veloxtv esta á venda em todos os concessionários Renault de todo Brasil pelo preço de

R$ 49.650,00.

Ponto Fraco

A seguir destacamos os pontos fracos do Stepway se comparado com seus concorrentes diretos; entretanto ressaltamos que tais informações variam de pessoa a pessoa:

– Para um carro de quase R$ 50 mil, no entanto, faltam itens simples como uma chave canivete e fechamento automático das janelas pelo controle remoto.

2º –  As trocas de marcha agradam pela alavanca elevada, mas, por diversas vezes, se mostraram mais barulhentas que o normal, em especial na terceira marcha

Prezados amigos internautas em nossa avaliação o Sandero Stepway se mostrou muitíssimo bem em diversos tipos de piso e com diversos climas, sendo uma excelente opção de compra para quem procura um veículo aventureiro e invocado por um preço acessível.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *