Avaliação Nissan Kicks SL – O SUV da Nissan que conquista o mercado dia após dia e cai nas graças dos consumidores brasileiros.
Olá amigos da Veloxtv nesta semana apresentaremos a avaliação do mais novo queridinho dos consumidores brasileiros, o “Nissan Kicks”.
A primeira impressão ao olhar de todos é o seu visual futurista, e o que mais impressiona é que a maioria dos consumidores do veículo citam outros pontos importantes neste SUV; tais como: seu acabamento, seu espaço interno e a sua tecnologia. Foram com esses aspectos que tivemos o primeiro contato direto com o veículo após sua apresentação / lançamento.
Dirigibilidade
A dirigibilidade do Kicks é outro ponto positivo. Sua direção elétrica é leve e direta, fazendo com que o modelo transmita maior sensação de esportividade ao motorista do que outros modelos da categoria. E essa sensação é em boa parte responsável por fazer com que o motor 1.6 pareça ser mais potente.
As suspensões têm ajuste que prioriza o conforto dos passageiros e é competente em filtrar as irregularidades do asfalto. Contudo, isso não quer dizer que o desempenho em curvas seja prejudicado, já que a cabine aderna pouco mesmo nas curvas mais fechadas. O espaço traseiro é bom para até três ocupantes. De série, tem controles de tração e estabilidade, mas os freios traseiros são a tambor, menos modernos do que os discos dianteiros.
Para deixar o motorista, e passageiros ainda mais confortáveis, os bancos contam com tecnologia “Zero Gravity” e acomodam bem até os mais rechonchudos.
Custo benefício
O destaque positivo fica por conta do quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas. Ela oferece diversas funções, como conta-giros, velocímetro digital, bússola e menus para diversas configurações do carro. O sistema multimídia tem tela sensível ao toque de 7 polegadas, entrada USB, GPS e Bluetooth. Suas funcionalidades são boas. Há, ainda, ar-condicionado digital, volante multifuncional, chave presencial, partida por botão, câmera e sensor de ré e faróis de neblina.
Motor e Câmbio
O motor 1.6 16V, designado internamente pela Nissan como HR16DE, é o mesmo que equipa os irmãos March e Versa. Porém, graças à calibragem exclusiva, ele desenvolve um pouco mais de potência e de torque: tanto com gasolina quanto com etanol, são 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm (segundo o fabricante, 90% desse valor está disponível já a 2.400 rpm). Sua concepção, com bloco e cabeçote confeccionados em alumínio, comando de válvulas de admissão com variador de fase, sincronização por corrente metálica e sistema de partida a frio por meio de aquecimento dos bicos injetores (que dispensa o tanquinho de gasolina) ainda é bem atual. Acoplado a ele, há unicamente um câmbio automático continuamente variável (CVT), que também equipa o hatch e o sedã de entrada da marca.
Consumo
O motor pequeno torna o Kicks capaz de obter médias de consumo urbanas dignas de umdownsized – foram 12,9 quilômetros rodados a cada litro de gasolina consumido e, o melhor de tudo, sem ficar apenas “relando” no pedal do acelerador para conter o consumo. Não tivemos oportunidade de avaliar o carro na estrada desta vez, mas a média de consumo superior a 16 km/l apontada pelo computador de bordo na ocasião do lançamento não deixa dúvidas quanto à sua competência. Já com etanol o consumo dentro da cidade foi de 8,9 Km/l e na estrada o consumo foi de 12,6 Km/l.
Espaço Interno
Espaço não é problema para o Kicks. Na frente e atrás há espaço decente para 5 pessoas e suas cabeças, ombros, joelhos e pés. O espaço traseiro é bom para até três ocupantes, em que pese o perfil estreito da carroceria. Os bancos encorpados e construídos com excelentes espumas, que apoiam muito bem as pernas e a coluna.
O porta-malas do SUV compacto da Nissan possui 432 litros; maior que todos seus concorrentes diretos.
Preço
O Kicks na versão topo de linha SL parte de R$ 89.990. Com pintura em duas cores cinza/dourado custa R$ 93.840. A versão SV parte de R$ 84.900.
Ficha Técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, comando duplo, flex
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 114 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Automático do tipo CVT, 6 marchas virtuais, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensões: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás
Rodas: 205/55 R17
Comprimento: 4,29 m
Largura: 1,76 m
Altura: 1,59 m
Entre-eixos: 2,61 m
Tanque de combustível: 41 litros
Peso em ordem de marcha: 1.142 kg
Porta-malas: 432 litros (fabricante)
Conclusão
O Kicks não é o mais rápido dentre os SUVs compactos do nosso mercado, é difícil encontrar algum outro quesito em que ele não se sobressaia de alguma forma. O design é bacana, o acabamento interno é ótimo, a lista de equipamentos traz coisas que nenhum outro tem, o carro é econômico, espaçoso, bom de dirigir e custa menos que os concorrentes diretos. Well done, Nissan.
Vale a pena comprar um Nissan Kicks?
Sim; o Kicks pode não inspirar o status que alguns outros SUVs compactos prometem, mas com certeza é um carro com dirigibilidade que outros não entregam e com bons itens de série; além de ter um custo benefício melhor que seus concorrentes.