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Avaliação da Semana – Você que é apaixonado por um sedã, nada melhor que falarmos do Nissan Sentra 2025.

Caros amigos da Veloxtv, estamos chegando ao final de mais um ano cheio de lançamentos, novos mercados, novas marcas chegando no cenário nacional e um enorme expectativa para o próximo ano.

 

Nesta semana vamos falar da paixão do brasileiro em sedãs de luxo, e nada melhor que apresentarmos o Nissan Sentra Exclusive Premium 2025. A versão que eu dirigi foi a topo de linha Exclusive Premium, que custa cerca de R$ 185 mil. Falo sobre minhas impressões neste post.

Imagine o seguinte cenário: você está pensando em trocar de carro, pretende gastar até 200 mil reais no máximo, não abre mão de um 0km e quer fugir dos SUVs. As opções estão cada vez mais escassas, mas ainda é possível encontrar bons veículos que se encaixem.

O sedan médio japonês foi atualizado para a linha 2025 em junho deste ano e, para aferir suas qualidades e seus defeitos, a Veloxtv Group passou uma semana ao volante de uma unidade da versão Exclusive, a mais cara, com a qual rodamos mais de 900km.

 

O pacote motor e câmbio – este, automático do tipo CVT com 8 marchas simuladas. Aliás, o motor 2.0 aspirado desse Sentra é um pouco diferente do padrão em modelos que não são híbridos, pois funciona no ciclo Atkinson (e não no ciclo Otto, que é o mais comum). Simplificando, ele roda com um regime diferente de abertura e fechamento das válvulas para os cilindros, com foco na maior eficiência. Não por acaso, esse tipo de motor é mais comum nos híbridos, que têm na economia de combustível um de seus maiores apelos.

 

O pacote tecnológico inclui desde a versão Advance: faróis Full LED com ajuste elétrico de altura, banco do motorista com ajustes elétricos, ar condicionado digital de duas zonas, seis airbags, piloto automático, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, câmera de ré, chave presencial com partida por botão, bancos em couro, entre outros.

A top de linha Exclusive acrescenta: câmeras em 360º, teto solar, som Bose com 8 alto-falantes, retrovisor interno fotocrômico e externos com rebatimento, além de assistências semiautônomas como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de tráfego cruzado na traseira, farol alto automático, entre outros.

Dirigibilidade

Dando prioridade à eficiência – e não à performance –, esse motor atinge bons 151 cv de potência e 20 kgfm de torque, que são suficientes para você rodar com conforto, arrancar e retomar velocidades com suavidade.

O sedan é confortável, sereno e parece flutuar no asfalto, mostrando uma qualidade de rodagem que dificilmente um SUV compacto, hoje na mesma faixa de preço ou até mais caro, consegue replicar.

Suavidade, aliás, poderia ser o segundo nome desse Sentra. Extremamente macio, silencioso e confortável, ele parece flutuar pelas ruas (desde que não exageradamente esburacadas ou encalombadas, claro) e tem uma condução muito agradável. Ele é daqueles que “nem parece que está tão rápido” e exige certa atenção ao velocímetro para não gerar prejuízos com as multas. Isso porque, a despeito de acelerar de zero a 100 km/h em informados pouco menos de 10 segundos, a sensação de ganho de velocidade que se tem é menor. Além disso, o desenho da carroceria parece cortar o ar com extrema facilidade, ou, pelo menos, sem fazer tanto alarde quando outros modelos.
Junte a isso bancos muito acima da média em termos de conforto – e, nesta versão, com uma forração em couro em tom de caramelo que faz com que se pareça com um carro bem mais caro –, um ótimo sistema de som Bose e uma boa climatização, o convite à alienação em relação ao mundo exterior fica quase irresistível. E essa viagem (nos dois sentidos) nem cobra caro no consumo – registrei perto de 11 km/litro de gasolina (seu único combustível) na cidade, incluídos aí engarrafamentos, subida ao Alto da Boa Vista etc.

 

Exterior

O Sentra Exclusive 2025 ganhou alguns retoques, a começar pela nova logomarca da Nissan, presente na grade dianteira e sobre a tampa traseira. E a grade frontal ganhou frisos horizontais, que “empurraram” os cromados para a parte de baixo. Segundo o fabricante, esses retoques melhoraram a aerodinâmica do carro, proporcionando uns 10% de diminuição no consumo de combustível.

 

E, no recheio, o bom pacote de segurança ativa “Safety Shield” – que agora também equipa a versão mais barata do carro – traz monitoramento de colisões, alerta de ponto cego, mudança de faixa, visão 360º (na tela da multimídia e com detecção de objetos no entorno), frenagem inteligente (e autônoma de emergência), alerta de saída de faixa (com correção na direção), alerta de tráfego cruzado traseiro, comutador de farol alto automático e frenagem automática em manobras de marcha a ré.

 

Freio de Mão sendo freio de pé.

O freio de mão, por exemplo, nesse Sentra é um “freio de pé”, e é acionado por um pedalzinho à esquerda do pedal do freio.

O Nissan Sentra 2025 vale a pena?

Vale e muito; o Sentra é um ótimo carro e fica até um pouco acima da média em termos de conforto e padrão de acabamento interno, por exemplo, e tem um desenho bacana. É bem espaçoso, oferece um desempenho agradável e um bom pacote de itens de segurança – novamente, superior ao de boa parte dos modelos de sua faixa de preço. E a marca é reconhecida por sua qualidade, com modelos robustos que exigem pouca manutenção. Se você pensa em comprar um sedã de porte médio, sugiro que, no mínimo, faça um test-drive com ele também.

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