Avaliação da Semana – Toyota Corolla XEI com design mais arrojado e segurança acima de tudo.
Caros amigos internautas, nesta semana falaremos do líder no segmento de sedãs o “Toyota Corolla” o carro que se torna a paixão de seus proprietários e faz com que a montadora japonesa mantenha-se sempre forte neste segmento; mesmo com fortes concorrentes.
Andamos com o Corolla XEI 2.0, em comparação á versão anterior pudemos constatar logo de cara a mudança em seu design, o que deixou sua frente mais arrojada e inspiradora. Lembramos que o Corolla melhorou bastante os seus itens de segurança, o que faz com que seus consumidores na troca de veículo não fujam da marca japonesa.
O Toyota Corolla é definitivamente um ponto fora da curva em seu segmento. Pode não ser o melhor, ou o mais sofisticado dos sedãs médios à venda no Brasil, mas, de alguma maneira, entra ano, sai ano, e o modelo lidera as vendas com folga.
De qualquer maneira, não há como negar: o Corolla é um fenômeno de vendas, e a Toyota vem jogando o jogo direitinho. Esperou até onde pôde para atualizar o sedã, que acaba de receber o visual mais moderno do modelo europeu, além de um reforço significativo na lista de equipamentos. De uma só vez, o modelo passa a trazer de fábrica itens que sequer eram oferecidos como opcionais. São eles os controles de estabilidade e de tração, e o assistente de saída em subidas, que impede que o sedã desça nas saídas em ladeiras.
O Corolla também passa a contar com sete airbags desde a versão de acesso GLi. No quesito segurança, praticamente se equipara aos demais modelos da faixa dos R$ 100 mil, passando a ter uma relação custo/benefício mais interessante. A Toyota também percebeu que o sedã carecia de uma cabine mais requintada, afinal, a categoria subiu de nível. Dessa forma, alterou algumas peças e acrescentou molduras em black piano e partes macias ao toque no painel, que combina duas cores. O resultado convence.
Esse foi nosso primeiro contato com a linha 2018, aceleramos a versão intermediária XEi, que é a mais vendida no Brasil. Custa R$ 99.990 e já sai de fábrica com pacote bem completo de equipamentos (veja a ficha). Um dos pontos fortes do modelo é o conjunto mecânico, considerado dos melhores. Combina motor 2.0 16V flex de até 154 cv e câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas virtuais, paddle-shifts no volante e modo Sport. Não houve qualquer alteração no powertrain, que tem nota A de consumo no Inmetro.
Para esta faixa de preço, digamos que este novo Corolla está adequado. Não tem o motor mais moderno dentre os rivais, mas conta com um dos melhores câmbios do mercado e oferece desempenho satisfatório. Na cidade e na estrada, o motor trabalha em rotações bem baixas e a transmissão faz trocas suaves e rápidas, dando agilidade e evitando que o ronco do 2.0 invada a cabine. Só no modo Sport o sedã fica mais ruidoso, mas há de se reconhecer, a Toyota isolou bem a cabine, que mantém um silêncio aconchegante.
Quando requisitado, o Corolla responde muito bem, mesmo sem oferecer desempenho tão agudo. Na verdade, o Corolla 2018 é exatamente como o anterior. Não sobra, nem falta. Por sinal, quase tudo no sedã é assim, racional e equilibrado. Só o espaço interno é realmente generoso. São 2,70 metros de entre-eixos por 1,77 metro de largura, medidas que fazem da cabine uma das maiores do segmento. O porta-malas também pega carona nas dimensões avantajadas, com até 470 litros de capacidade volumétrica.
Consumo
O consumo apresentado pela versão que avaliamos ficou acima da média informada pelo Inmetro; rodamos aproximadamente 1.100 quilômetros e fizemos o percurso entre São Paulo – Petrópolis – Fazendas do Café (RJ) – Gonçalves (MG) e retorno para São Paulo. O consumo na estrada abastecido com gasolina foi de 15,3 km/l ao meu ver excelente consumo; quando estivemos rodando na parte urbana o consumo médio foi para 11,7 km/l também acima de nossa expectativa.
Salientamos que o consumo de cada carro e condutor varia, pelo fato da forma de dirigir e agredir o acelerador do veículo; por isso sempre informamos em nossas avaliações que procuramos manter a velocidade de cruzeiro em estradas sem exigir fortes retomadas e sempre deixando o RPM na casa de 2.200 no máximo e quando estamos em perímetro urbano sempre pisamos de forma gradativa.
Avaliação Final
Com as atualizações de estilo e o reforço na lista de equipamentos, o Toyota Corolla certamente vai chamar a atenção nas ruas e despertar desejo em sua clientela fiel. Apesar de não ter recebido alterações significativas de engenharia, o sedã teve a suspensão levemente aumentada, para reforçar conforto a bordo. A mexida, porém, não alterou o comportamento dinâmico, que segue sólido e seguro. A marca japonesa também mexeu na calibração da direção elétrica, deixando as respostas do volante um pouco mais diretas.
As mudanças refinaram o Corolla, que também está mais interessante na cabine, com materiais de melhor aparência e macios ao toque. Some-se a isso a inclusão de itens de segurança antes ausentes, como os controles de estabilidade e de tração, eos sete airbags, e temos um sedã bem mais interessante. Na linha 2018, a versão XEi é a que possui melhor relação custo/benefício. Mesmo assim, faltaram os faróis full LED, disponíveis apenas nos modelos mais caros (XRS e Altis), e o freio de mão elétrico, por botão.
O fato é que a Toyota mexeu onde era extremamente necessário. O design é indiscutivelmente mais moderno, passa a ideia de sofisticação. E a lista de equipamentos agora é aceitável. Não há refinamentos como suspensão traseira com braços múltiplos ou sistemas semiautônomos, como monitor de ponto-cego, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa; mas ao mesmo tempo, o Corolla evoluiu o suficiente para seguir líder. No ano em que o sedã completa 50 anos, é o que importa.
FICHA TÉCNICA
Toyota Corolla XEi 2.0 flex Multidrive S CVT
Motor: 2.0 16V, comando duplo variável, flex
Potência: 143 cv a 6.000 rpm (G) e 154 cv a 5.800 rpm (E)
Torque: 18,6 kgfm (G) e 20,7 kgfm (E) a 4.800 rpm
Câmbio: Automático CVT com 7 marchas virtuais, paddle-shifts e modo Sport
Direção: Assistência elétrica; tração dianteira
Suspensão: Dianteira McPherson, traseira por eixo de torção
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás
Rodas e pneus: 215/50 R17
Dimensões: 4,62 m (comp), 1,48 m (alt), 1,77 m (larg), 2,70 m (entre-eixos)
Tanque de combustível: 60 litros
Capacidade do porta-malas: 470 litros
Peso: 1.335 kg (ordem de marcha)
Principais equipamentos: Ar-condicionado digital, sete airbags (duplos frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de saída em subidas, chave presencial com partida por botão, faróis e lanternas com LEDs diurnos, luzes de neblina, bancos e volante forrados em couro, retrovisor eletrocrômico, retrovisores rebatíveis, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, central multimídia com tela touch de 7 polegadas, rádio/CD, Bluetooth, GPS, câmera de ré integrada e entradas auxiliar e USB, controle de cruzeiro, computador de bordo, alarme
Preço: R$ 99.990