NacionaisNotíciasPeugeotTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da Semana – Testamos o Peugeot 208 GT Turbo 200, esportividade e conexão.

Caros amigos da Veloxtv, como estão todos, iniciando o mês de férias de julho?

Nós aqui não paramos um momento, e na semana passada andamos com o Peugeot 208 GT 2026. Ele se destaca pelo visual esportivo e pela boa posição de dirigir, mas seu espaço interno e porta-malas são menores que os concorrentes, e a suspensão mais firme pode transmitir vibrações para a cabine em pisos irregulares. O modelo oferece tecnologias de assistência de direção, como alerta de ponto cego e colisão, frenagem de emergência e assistente de permanência em faixa.

 

O painel I-Cockpit com figuras em 3D e o volante compacto proporcionam uma ótima experiência ao motorista. A versão GT conta com sistemas de assistência de direção como alerta de ponto cego, colisão e frenagem de emergência. 

 

Vamos ao que todos esperam……Nossa avaliação!!!!

 

A atual geração do Peugeot 208 sofreu uma reestilização e um reposicionamento de versões no segundo semestre de 2024. Apesar do belo visual, do bom nível de equipamentos e do conjunto mecânico elogiável, o hatch terminou o último ano bem distante dos concorrentes no ranking de vendas.

 

Pequeno e atrevido seria uma boa definição para o Peugeot 208 GT Turbo 2025, recentemente reestilizado, o 208 vai na contramão e surpreende quem busca um carro bem projetado, de desenho interessante, rápido e econômico.

 

O hatch argentino (fabricado em Palomar) ganhou uma leve atualização, com nova grade (que ostenta o logo redesenhado da marca, inspirado num modelo antigo), nova “assinatura” em LED com as três “garras” luminosas e para-choque dianteiro redesenhado; na traseira, a linha 208 ganhou novas lanternas em LED em todas as versões. Todas os 208 também passaram a contar com as coberturas dos retrovisores pintados em preto brilhante e, na versão GT, molduras nas bordas dos paralamas herdadas do 208 europeu, antes presentes só no E-208 elétrico.

Perfil Externo

O 208 GT chama a atenção logo de cara pelo belo desenho da carroceria, que passa a ostentar a nova identidade da Peugeot: logotipo atualizado e iluminação de rodagem diurna em LEDs triplos em alusão às garras do leão, símbolo da marca. Os elementos em preto brilhante (teto, molduras dos para-lamas, aerofólio traseiro e retrovisores externos) contrastam com a pintura cinza Selenium (opcional de R$ 2 mil) da unidade testada, reforçando o toque de esportividade. As rodas de liga leve de 17 polegadas, por sua vez, têm desenho estilizado que fogem da mesmice dos conjuntos usados na maioria dos carros atuais.

Motor

O motor 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque é o grande destaque da linha é a opção Turbo 200, presente nas versões mais caras, como a GT. Esse conjunto 1.0 turbo flex de 12V equipa outros carros do grupo Stellantis. Tem potência de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, atrelado a um câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Nesse caso, o 208 fica mais esperto, entregando melhores retomadas e acelerações. O 0 a 100 km/h oficial de 9 segundos resume bem o seu desempenho.

 

Consumo

O consumo do Peugeot 208 é outro ponto positivo. Pode não impressionar, mas faz boas médias. Segundo o Inmetro, nas versões turbo, o hatch faz 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.

 

Algo que senti durante o tempo que fiquei com o hatch é que, sabendo dosar o pedal do acelerador, é possível alcançar médias maiores no ciclo urbano.

Dirigibilidade

O Peugeot 208 GT, é um carro bem acertado e confortável para dirigir na estrada, por exemplo. A suspensão, McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira, se comporta muito bem, dando estabilidade ao carro.

 

O Peugeot 208 é, certamente, o hatch compacto mais agradável de dirigir à venda atualmente no Brasil. Desde a adoção do motor turbo, no final de 2023, o 208 passou a ter um propulsor à altura da sua plataforma. As suspensões são muito bem acertadas para as condições do asfalto brasileiro, porém, sem abrir mão de um comportamento irretocável em curvas (característica geralmente penalizada em prol do conforto dos ocupantes). A direção elétrica precisa também é digna de elogios, ainda mais por ser controlada pelo volante de base achatada e diâmetro reduzido.

 

Acabamentos

As razões para comprar está o acabamento. Embora esteja no padrão do segmento, o Peugeot 208 traz plásticos de boa qualidade e todo o desenho interno deixa o modelo mais luxuoso. Exemplo disso são os bancos, que na versão GT têm um design mais esportivo com costuras verdes neón.

 

O Peugeot 208 traz o conceito i-Cockpit na cabine, que traz um rearranjo na posição de dirigir. Então, o volante é menor e o painel de instrumentos fica posicionado na altura dos olhos. O painel arqueado se estende às portas em uma linha contínua e é revestido em material que imita fibra de carbono. O desenho é limpo, os poucos botões de controle são teclas inspiradas em elementos aeronáuticos e os detalhes metálicos realçam as partes internas. A ergonomia diferenciada do 208 combina com sua imagem esportiva. O volante é mínimo e tem proporção retangular, pois a parte superior e sua base são retilíneas.

 

No quesito segurança, o Peugeot 208 GT também é o mais equipado da gama. Os principais são: seis (6) airbags; alerta de colisão eminente; frenagem automática de emergência; aviso de saída de faixa; reconhecimento de placas de velocidade; detector de fadiga do motorista; comutação automática do farol alto; sensor de chuva e câmera de estacionamento traseira com visão 180°.

 

Espaço interno

Neste quesito, o Peugeot 208 fica devendo quando comparado com os seus concorrentes. O espaço no banco traseiro é indicado para dois adultos com até 1,70 m de estatura (e olhe lá). Um terceiro passageiro viajaria praticamente sufocado no assento do meio. Cabe ressaltar que tanto para o motorista quanto ao passageiro, o espaço interno é excelente e a ergonomia dos bancos ajuda bastante quando andamos por longos trechos.

Porta-malas

São 265 litros, capacidade inferior aos compartimentos dos rivais, que têm por volta de 300 litros – diferença suficiente para acomodar uma mochila ou bolsa pequena.

 

Preço

A versão que andamos esta com preço nas concessionárias da Peugeot por R$ 114.90.

 

 

Conclusão

O Peugeot 208 GT chega para atender ao consumidor que busca um hatch com visual esportivo, mas que vai além da maquiagem.

 

Ponto interessante desse carro é que o cliente está comprando um veículo que está na mesma geração e com o mesmo estilo que é vendido na Europa e em toda a América do Sul. O Peugeot 208 ainda é definitivamente um carro bem bonito diante dos seus concorrentes.

Em nossa opinião é o hatch mais divertido do mercado nacional; sendo assim, o 208 GT agrada pelo visual, pela construção, pacote farto e pela esperteza do motorzinho turbo. Tudo isso sem salgar demais na conta.

Público alvo é o jovem arrojado, com apelo esportivo…..a marca francesa acertou em cheio no público que irá atingir com esse modelo.

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *