Avaliação da Semana: Renault Logan com novo visual e consumo baixíssimo.
Renault corrigiu o principal ponto fraco do sedã, que era o visual ultrapassado, melhorou o acabamento e manteve o amplo espaço interno.
O novo Renault Logan é fruto de um projeto da Dacia, marca romena do grupo, já estando em nosso mercado nacional a cerca de sete anos. Em sua reestilização a montadora corrigiu algumas falhas em seu acabamento, bancos, o formato extremamente quadrado e não inovador á época.
O novo modelo é mais arredondado, com as laterais sem frisos e vincos quase imperceptíveis, uma frente arrojada e uma parte traseira com faróis em Led.
As mudanças de desenho e estilo da Renault trazem a nova identidade visual da Renault, criada por Laurens Van der Arcker e lançada em 2010. A frente reestilizada conta com o símbolo integrado á grade dianteira que por sua vez, faz a ligação entre os dois faróis de duplo refletor por meio de uma barra cromada. O capô ficou bem curvo e os faróis de neblina estão envolvidos em uma moldura imitando cromado.
LINHA MODERNA
Um perfil moderno e inovador; aonde a lateral não tem frisos e os vincos são quase imperceptíveis. As maçanetas são da cor da carroceria, as rodas de liga leve tem desenho elegante e os retrovisores incorporam repetidores de seta.
A traseira é alta – por isso os sensores de estacionamento auxiliam muito bem nas manobras de marcha a ré, as lanternas são horizontais e tem o estilo mais sóbrio, com destaque para ressalto na tampa do porta-malas e para os refletores na parte de baixo dos para-choques.
Conforto
A nova geração manteve um dos principais atributos do sedã compacto, que é o amplo habitáculo interno. Cinco adultos viajam com conforto. Mesmo os mais altos e mais rechonchudos não se apertam, já que existe espaço para os lados e para cima. E em uma viagem de férias mais longa, o porta-malas acomoda tranquilamente a bagagem de todos. A Renault corrigiu em parte o problema do banco traseiro, que não rebatia no modelo anterior, sendo que na versão Dynamique (topo de linha) ele é rebatível em 1/3 e 2/3, e na Expression (intermediária) ele se rebate totalmente. Mas na Expression continua como o Logan antigo. Por outro lado, falta rede para prender pequenos objetos e cobertura interna da tampa traseira. O número de porta-trecos cresceu consideravelmente. Ponto negativo: falta cinto de três pontos para quem senta no meio.
Parte Interna
O acabamento interno melhorou de forma significativa, com materiais de melhor qualidade e aparência. Ele mistura as cores preta (alto do painel, volante, parte de baixo do revestimento em tecido dos bancos dianteiros e traseiro etc.) e cinza (parte de baixo do painel, centro dos painéis de porta, assento e encosto dos bancos e nos apoios de cabeça), com detalhes imitando cromado (pomo da alavanca de marcha, base do volante etc.). O novo painel tem instrumentos grandes e de fácil visualização, exceto o marcador do nível de combustível, que é digital e por traços. Falta termômetro de temperatura do motor. Destaque para o sistema multimídia, com tela do tipo touchscreen, por meio da qual se pode controlar rádio, mídia (USB, iPod etc.), Bluetooth, modo de condução econômica e navegação por GPS. Mas algumas coisas infelizmente não mudaram: os comandos dos vidros traseiros continuam no painel central.
Motor
O motor 1.6 16V é o mesmo e dá conta da proposta familiar do carro. O nível de consumo é baixo. Com gasolina, ar-condicionado ligado e duas pessoas, no trânsito urbano, o computador de bordo registrou 12,7km/l. Na estrada, com quatro adultos, ar-condicionado ligado e abastecido com gasolina, a média teve pico de 18.9km/l. O câmbio manual (a versão com o automático ainda não foi lançada) ajuda, com relações de marcha bem escalonadas e sem buracos (quedas de rotação) e engates precisos. A suspensão, que passou por melhorias, tem bom compromisso entre conforto e estabilidade e absorve bem as irregularidades. A direção poderia ser um pouco mais macia, para ajudar o motorista nas manobras em locais apertados.
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, oito válvulas, que desenvolve potências máximas de 98cv (gasolina) e 106cv (etanol) e torques máximos de 14,5kgfm (gasolina) e 15,5kgfm (etanol).
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco velocidades.
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, com triângulos inferiores e barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com barra estabilizadora / de liga leve de 15 polegadas / 185/65 R15.
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
» FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS (de série).
» CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; e de carga (passageiros e bagagem), 446 quilos.
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbag duplo, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), para-sol com espelho de cortesia, aberturas internas do porta-malas e do bocal do reservatório de combustível, ar-condicionado, direção hidráulica, rádio com CD player, MP3, entrada USB, Bluetooth, comandos elétricos dos vidros, trava e retrovisores, alarme, computador de bordo, desembaçador traseiro, retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, controle automático de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, banco traseiro rebatível em 1/3 e 2/3 e, volante revestido em couro.
OPCIONAIS
Sistema Midia NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento.