Avaliação da Semana – Peugeot 3008 Griffe Pack um SUV simplesmente incrível.
Caros amigos da Veloxtv, nesta semana apresentaremos as nossas impressões e avaliação sobre o novo Peugeot 3008; um SUV simplesmente incrível em suam excelência e suas assistências ao motorista e passageiros.
Sucesso absoluto na Europa, o Peugeot 3008 foi muito bem recebido em todo o mundo. Tanto que a marca não está dando conta da produção e há filas de espera em diversos países – inclusive no Brasil, onde 500 clientes aguardam pelo SUV. Ansiosa por anunciar o fim da fila (por enquanto dobrando a importação para 500 unidades mensais, e não fabricando o modelo aqui como se especula) a marca já apresentou sua linha 2019.
De novo, além do aumento da versão Griffe, até então única disponível (de R$ 135.900 para R$ 145.990), há a estreia da Griffe Pack, com incrementos visuais e tecnologias de assistência ao motorista. Por R$ 154.990, a nova opção se diferencia visualmente pelo teto e retrovisores pretos (a marca chama de Black Diamond), independentemente da cor da carroceria. As demais diferenças estão nas tecnologias semi-autônomas.
Alguns sistemas são bem conhecidos. O detector de fadiga analisa o modo de guiar e alerta o motorista se acha que está com sono. O alerta de colisão detecta não só outros carros, mas também pedestres (como nos Volvo) e, após alertar o motorista, até freia sozinho. Além disso, há assistente de manutenção em faixa, que alerta – e atua no volante – quando se muda de faixa sem sinalizar, e o monitor de ponto-cego ativo, que alerta e pode até aumentar a resistência ao esterço para evitar que você feche outro carro. Há, ainda, piloto automático adaptativo (ACC), que mantém a distância do carro adiante, chegando até a parar totalmente sem intervenção do motorista.
O assistente de farol alto também é bastante prático: aumenta e reduz o facho conforme detecta outros carros. Exclusivo no Brasil é o leitor de placas ativo: além de ler a indicação de velocidade máxima e mostrá-la no painel, o 3008, com um toque no botão, o ACC para o novo limite da estrada. Muito prático, mas podia ter opção de agir automaticamente. De resto, é o mesmo excelente 3008. O motor 1.6 turbo garante agilidade com economia, o painel elevado com volante pequeno proporciona muita diversão ao volante, o comportamento dinâmico é elogiável e o design, arrebatador. E agora que deixaram o carro ainda mais atraente, deve ficar mais difícil ainda acabar com a fila.
Independente da configuração, o Peugeot sai de fábrica com uma lista de equipamentos para lá de recheada. Há recursos como teto solar panorâmico, painel de instrumentos totalmente digital com tela de 12,3 polegadas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e massageador, banco do condutor com memória de posição, seis airbags, faróis totalmente em LED, sistema que estaciona o carro quase que de maneira independente, entre outros.
O Peugeot 3008 2019 é um crossover com estilo mais próximo de um SUV de porte médio. Como não dispõe de tração nas quatro rodas e sua suspensão traseira é por eixo de torção, o modelo tem apenas aspiração off-road, porém, sua vocação mesmo é para o asfalto.
Com linha de cintura alta e design moderno, conta com frente elevada e faróis chanfrados, equipados com repetidores de direção e luzes diurnas com diodos emissores de luz de dupla tonalidade, bem como faróis bi-xênon.
A grade com curvatura negativa também chama atenção pelos seus elementos cromados e bordas bem maciças e metalizadas. O para-choque envolvente conta com faróis de neblina em LED e luzes de conversão estática.
Interior
No interior, o Peugeot 3008 2019 conta com o chamado i-Cockpit 2.0, um ambiente sofisticado e envolvente, focado totalmente no motorista, que recebe a atenção de todo o painel para si.
O quadro de instrumentos é digital e configurável, tendo tela de 12,3 polegadas e três temas de visualização. É possível personalizar cada item dos campos apresentados no display, incluindo algumas das novidades da versão Griffe Pack.
A central de entretenimento tem tela de 7 polegadas e vem com os sistemas de integração de smartphone, que no caso são Android Auto e Car Play, pertencentes ao Google e à Apple. Há também um aplicativo de serviços remotos da Peugeot, bem como câmera de ré com visão de 180 graus por cima, bem como outras funcionalidades.
O painel envolvente conta ainda com uma alavanca de câmbio de acionamento elétrico e com design bem sofisticado. Há também carregamento indutivo para celulares e modo Sport, além de freio de estacionamento.
As teclas cromadas no painel remetem ao modelo anterior, assim como o frigobar com 32 litros entre os bancos. Os bancos são envolventes e em couro, sendo os dianteiros com cinco tipos de massagem e mais ajuste elétrico no do motorista.
Tecidos de alta qualidade trazem um aspecto mais exclusivo ao carro. O espaço interno é bom e o porta-malas é generoso: 520 litros.
A última grande novidade na gama do Peugeot 3008 2019 foi a introdução da nova versão Griffe Pack. O novo Peugeot 3008 Griffe Pack figura como a opção mais cara e equipada da linha, com uma diferença de preço de R$ 6 mil em relação ao modelo Griffe convencional de entrada.
Para justificar o preço mais elevado, o novo modelo compensa nos equipamentos de segurança. Ele dispõe de detector de fadiga do condutor com sistema de alerta, frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, correção e aviso de permanência em faixa, assistente de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade e recomendações, piloto automático adaptativo com sistema de parada, alerta de ponto cego, sistema Visiopark de estacionamento semiautônomo, entre outros.
Ele se diferencia ainda por alguns pequenos detalhes visuais, como é o caso da pintura em preto brilhante nas capas dos retrovisores, teto e colunas.
De resto, ele segue a mesma linha do Peugeot 3008 Griffe. Este modelo de entrada já oferta recursos como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alerta de pressão baixa dos pneus, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, direção elétrica com assistência variável, teto solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, banco do motorista e do passageiro dianteiro com ajustes elétricos e massageador, entre outros.
O Peugeot 3008 2019 pode ser encontrado em quatro opções de cores. São três metálicas (Cinza Artanse, Metallic Copper e Preto Perla Nera) e uma perolizada (Branco Nacré).
Além dessa nova versão, o Peugeot 3008 2019 está bem mais caro. Agora ele parte de R$ 160.990, o que representa um “belo” reajuste frente aos R$ 135.990 cobrados na ocasião de seu lançamento há quase um ano e meio.
Galeria de Imagens: