Avaliação da Semana – Peugeot 208 Griffe 2022, sofisticado, com muito conforto e segurança.
Beleza não falta ao Peugeot 208 Griffe 2022. Produzido na Argentina, é vendido lá com motor de três cilindros 1.2 turbo à gasolina.
No Brasil, a opção é o motor de quatro cilindros 1.6 flex aspirado, que tem menores valores de potência e torque. Tudo leva a crer que a marca optou pela solução de menor custo em vez de desenvolver o 1.2 turbo flex para o Brasil.
Linhas arrojadas com luz diurna em LED formam efeito visual na dianteira. O carro é bonito visto de todos os ângulos e tem identidade forte. Inconfundível. Acabamento interno caprichado e de bom gosto, com material emborrachado apenas na parte frontal do painel central. O restante é plástico duro de aparência convincente.
Decepciona o espaço limitado no banco traseiro para pernas e cabeça, principalmente para quem tem altura acima de 1,80 m. Teto de vidro fixo tem forração interna que impede passagem de luz. Importante no calor.
Porta-malas iluminado é pequeno e encosto do banco traseiro não é fracionado, o que impossibilita levar passageiro e bagagem. A tampa do porta-malas com duas pegas de fechamento facilita para destro e canhoto. Ergonomia correta.
A posição de dirigir é a tradicional Peugeot com volante pequeno revestido em material liso que permite deslize acidental. Quadro de instrumentos em 3D é visualizado acima dele. Muito bonito e com diversas possibilidades de configuração. A leitura não é imediata e requer tirar o olhar da via.
A tela tátil de 7 polegadas do sistema multimídia também contraria a ergonomia pelo mesmo motivo. A posição de dirigir desagrada a quem gosta do volante em posição elevada, pois dessa maneira encobre-se o quadro de instrumentos. Coluna de direção é regulável em altura e distância. Porta-luvas sem iluminação.
Visibilidade traseira do 208 Griffe 2022 é limitada pela largura da coluna C (traseira). Retrovisores bem dimensionados e câmera de ré ajudam em manobra. O carro manobra bem em espaço apertado.
Curiosamente, diâmetro de giro de 10,3 metros entre meios-fios divulgado no Brasil é menor do que os 10,4 metros do modelo europeu. Entre paredes é maior.
A estabilidade do 208 Griffe 2022 é irrepreensível. Chassi muito bem acertado torna o comportamento previsível. Contorna muito bem curvas de baixa, média e alta. Transmite muita segurança e diversão. Direção bem calibrada em alta é levíssima em manobra.
Freios eficientes. O rodar é confortável no piso liso, mas ocorre transferência considerável aos ocupantes sobre ondulação e demais imperfeições. Pela boa altura do solo (17,4 centímetros) não toca a parte inferior ao transpor obstáculo nem entrada ou saída de rampa.
Câmbio é automático de seis marchas. Trocas sem trancos e ocorre redução de marcha com diminuição de velocidade. Troca manual por meio da alavanca.
O desempenho é excelente. A resposta aos comandos do acelerador é imediata. Falta elasticidade ao motor 1.6 aspirado, que somente é aplicado em países emergentes e na Europa Oriental.
Para consumir menos, pode-se usar o modo ECO em que as trocas se dão em rotação mais baixa. Consumo registrado no computador com etanol foi de 7 km/l na cidade e de 13 km/l na estrada. O motor é silencioso em marcha lenta e urra em alta com o acelerador totalmente pressionado.
A versão Griffe traz importantes itens de segurança, como o farol alto automático. Uma câmera no para-brisa identifica carros em sentido contrário e automaticamente passa para o facho baixo. Isso evita a guerra de faróis. Iluminação ótima do conjunto em LED.
Está equipada também com assistente de permanência na faixa, que interfere no volante se o carro sair dela. Há também a frenagem autônoma de emergência. Em caso de colisão iminente, o sistema aciona os freios automaticamente ao perceber que o motorista não reagirá a tempo.
O 208 está equipado com muitos itens de conforto, como ar-condicionado digital automático, entrar e sair sem chave, partida por comando no painel, sensor de chuva e crepuscular, carregamento sem fio para celular, entre outros.
Preço sugerido é de R$ 94.990 e garantia, de três anos.