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Avaliação da Semana – Nissan Versa, um sedã compacto com conforto de sedã médio.

Caros amigos e internautas que acompanham os nossos trabalhos, sejam bem vindos a mais uma matéria exclusiva produzida pelo portal Veloxtv. Nesta semana apresentamos o nosso teste com o sedã compacto da Nissan; o Nissan Versa 1.6 Sense com câmbio CVT.

 

Montado sob a plataforma Global V da Renault, a Nissan encara o Versa como um sedan global, tendo por essa razão comercializado o modelo em aproximadamente 170 países. Lançado no Brasil em 2007, o Nissan Versa começou a ser vendido no país com o nome de Tiida. Na época, era importado do México.

 

O Nissan Versa Sense vem com rodas de aro 16 e já conta com sensores no para-choque traseiro para ajudar nas manobras de estacionamento, assim como câmera de ré, seis airbags, assistência de partida em rampa , principais comandos do som no volante, partida por botão, entre outros, como ar-condicionado, direção com assistência elétrica e conjunto elétrico.

 

O Versa Sense tem banco traseiro bipartido, repetidores de direção nos retrovisores indicador de temperatura externa e apoio de braço para o motorista.

 

Mesmo com pneus 205/55R15, ficou claro que o acerto da suspensão chegou em um meio termo que consegue absorver bem as irregularidades do piso sem prejudicar a estabilidade nas curvas. E a assistência elétrica da direção mantém o conforto nas manobras e transmite segurança conforme vai aumentando a velocidade. Sem exagerar na pressão no acelerador , o Versa Advance roda sempre em silêncio. O problema é se for subir muito o giro do motor 1.6, quando sente-se até alguma vibração no volante.

De qualquer forma, surpreende o bom isolamento acústico e o baixo consumo, mantendo o interior em níveis de ruído sempre civilizados. Quanto ao gasto de combustível , conforme os dados do Inmetro, o Versa Advance 1.6 CVT pode fazer 8 km/l de etanol na cidade e 10 km/l na estrada, números que sobem para 11,7 km/l e 13,9 km/l com gasolina, respectivamente.

 

Espaço Interno

O interior do carro também passou por profundas mudanças. A diferença em relação à geração anterior é perceptível. O painel, por exemplo, foi totalmente redesenhado e confeccionado com materiais de melhor qualidade, sendo apresentado em dois tons com uma texturização ao centro.

 

Na região central do painel, há um sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, bluetooth e conector USB. Em teoria a versão Sense traz apenas 4 auto falantes, mas achei o som tão bom que posso jurar que há tweeters instalados na coluna A, na altura do painel. É um sistema simples, mas que te permite ouvir Spotify sem fio ou o seu pendrive abarrotado de músicas numa boa. Vale registrar que, nas versões mais caras (a partir da intermediária Advance, na verdade), o sistema de áudio ganha o multimídia Nissan Connect, com display touchscreen colorido de 7”, Apple CarPlay e Android Auto.

O espaço interno do Versa 2023 é elogiável, já que cinco ocupantes pode viajar sem apertos com suas bagagens no porta-malas de 466 litros . Apenas os chamados “pescoços de ganso” da tampa é que pode atrapalhar um pouco na acomodação. Em contrapartida, a ergonomia do carro é boa, com comandos fáceis de serem acionados, inclusive os os vidros, bem instalados nas portas.

 

Chama a atenção detalhes como o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros grandes com visor digital no centro, bem como o volante com base achatada. O painel de instrumentos também ganhou um visual novo, bem mais atual, contendo um display de 3,5” ao centro, que agrega o computador de bordo com informações sobre consumo e autonomia, hodômetro parcial e total, nível de combustível e um cronômetro.

Os bancos estão com um desenho novo, arrojado, com forração em dois tons e uma espuma de boa densidade. O banco do motorista, já na versão Sense, é equipado com a tecnologia Zero Gravity da Nissan (Gravidade Zero, numa tradução livre), que ajuda a reduzir a sensação de peso e  acomoda o corpo do motorista de modo competente, com muito conforto.

 

Desenhos do veículo

O desenho do Versa é bem resolvido, principalmente se visto de lado e de traseira, com alta linha de cintura e vincos que transmitem uma certa esportividade e elegância.

 

As novas linhas ficaram mais sinuosas e deixaram o modelo com cara mais jovem, mas sem abrir mão do visual tradicional que caracteriza um sedan. O polêmico estilo antigo foi substituído por um visual moderno. Na dianteira, as linhas estão alongadas, com faróis afilados e uma bela grade cromada. Já nas laterais destacam-se os apliques na coluna C, gerando o efeito de “teto flutuante”.

 

Na traseira chamam a atenção as novas lanternas, com design bem superior às anteriores. Há também um defletor de ar na parte inferior do para-choque agregando valor ao visual.

Motor

O motor do Versa é o mesmo utilizado por outro modelo da Nissan, o SUV Kicks (código HR16DE 1,6L). Trata-se de um motor 1.6 flex atmosférico de 4 cilindros, bloco e cabeçote em alumínio, 16 válvulas, duplo comando com acionamento por corrente (nada de correia dentada!), variação de fase na admissão e escapamento. Entrega 114cv a 5.600RPM, podendo o torque máximo (15,5Kgfm) ser alcançado a 4.000RPM. Trata-se de um motor bem elástico, que permite retomadas de velocidade com suavidade e segurança. O câmbio manual de 5 marchas da versão Sense apresenta engates precisos e bom escalonamento. A alavanca fica em uma altura boa, facilitando a troca das marchas.

 

Com esse conjunto motor e câmbio, e considerando o peso do carro (1080kg), é possível afirmar que o desempenho do sedan é muito bom.

 

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