Avaliação da Semana “Moto” – Ducati Hypermotard 821, um brinquedo e tanto!
Caros amigos internautas, é com imenso prazer que apresentamos essa semana a avaliação da Ducati Hypermotard 821, a equipe dirigida pela Veloxtv andou por diversos tipos de asfalto (cidades / Pista e estrada) afim de apresentarmos um excelente material com informações técnicas vindas de um piloto profissional.
Teste realizado no autódromo ECPA em Piracicaba, interior de São Paulo. Quem espera uma moto versátil ,forte , divertida e principalmente desafiadora , esta é ela!
No começo, você estranha a altura, a postura de pilotagem ,o banco estreito e principalmente o tamanho da moto , ja que ela é curta e “fina” mas não se engane , como disse um amigo “a moto tem um demônio no meio do quadro” Sim!! o nome do motor ja avisa que a moto é “treta” mesmo!.
Motor TestaTreta de 821 cc , 2 cilindros em L , com 110 cv distribui a força toda de uma vez , não tem muito meio termo . Ou vai ou não vai .
Tem um torque tão elevado que facilmente ela empina somente ao virar o acelerador . Mas para controlar todo esse torque a moto possui 8 Níveis de controle de tração DTC , e 3 níveis de potência :
– Sport – Deixa a moto com força total tanto de cavalagem como de torque .
– Touring- Ficam todos os 110 cv liberados, porém libera o torque de forma mais “mansa” .
– Urban – Diminui significamente a cavalagem e o torque total da moto , tornando mais confortável para se andar na cidade.
TESTE NA PISTA
A moto é fantástica ,atinge a inclinação máxima com muita facilidade , fazendo os pedais e protetor do escapamento pegarem no chão . Para fazer o pêndulo , a postura do corpo é mais voltado para fora da moto e com a perna bem mais aberta .
Com o Controle de tração e ABS desligados a moto muito arisca , desafiadora e divertida . Nas entradas de curvas a frente tinha uma tendência de escapar , mas isso acontecia por causa do pneu que não era indicado para o teste. Ao força-la na saída de curva, ocorria uma leve escapada , mas isso já era de se esperar .
A postura de pilotagem permite brincar de Power Slide com a moto nas entradas de curva , fazendo-a perder totalmente a traseira, porém de forma segura .
O sistema de freio , tradição de uma Legítima Italiana, é BREMBO com ABS em 3 níveis de intensidade, são simplesmente, fantásticos . Freia com muita facilidade sem muito esforço dos dedos ou do pé . Em piso molhado o ABS se mostra muito eficiente sem qualquer tipo de derrapagem , mas com a vibração na manete e no pedal que é normal em qualquer sistema ABS.
Suspensão eficiente . Poderia ser um pouco melhor na dianteira , pois o curso de retorno era um pouco lento , porém devido a altura da moto, o curso de suspensão elevado , faz com que a Hypermotard ande em praticamente qualquer terreno , tornando-a muito confortável em pisos irregulares.
TESTE NA ESTRADA
Em estrada , a moto se comporta muito bem. As retomadas de marchas são muito eficientes em ultrapassagens, mas se você pretende utilizá-la em viagens longas, este não é a modelo ideal.
A sua estrutura pode tornar a viagem desgastante e você sentirá isto nos ombros, braços , pescoço e nas pernas, pois para reduzir o atrito com o vento , é necessário forçá-las contra o tanque.
TESTE DA CIDADE
Na cidade , mostrou-se surpreendente. A moto é ágil no transito e fácil de pilotar, desde que fique no Modo “urban” . Com o Controle de tração e Abs ligados , a Hypermotard se torna mais confiável , mas não menos fraca. Qualquer virada a mais no acelerador , a moto tende a levantar a frente .
Em condições de chuva o controle de tração é extremamente eficiente. Você pode torcer o cabo do acelerador que ela levanta a frente sem patinar .
Usar esse termo “Enrolar o cabo” na Hypermotard , pode parecer meio sem sentido, afinal o acelerador é eletrônico (Ride by Wire), muito eficiente e confortável .
Para as trocas de marchas da Ducati Hypermotard, foi necessário utilizar uma certa brutalidade, pois todas as marchas , sem exceção ,tem um ponto “neutro” no meio . Isso acontecia ao bater o pé levemente, mas usando um pouco mais de força , as marchas engatavam rápido.
O Painel totalmente digital, é de fácil leitura . Conta com Velocímetro, conta-giro , odômetro Total e 2 odômetros parciais , verificação de modo de potencia selecionado. nível de ABS e DTC , Temperatura do motor e do ambiente.
Conta também com Lap time , e configuração pessoal de cada modo de potencia .
Possui Luzes espiãs acima do painel . Indicador de Setas, pressão de óleo, ABS ON/Off, Shift Light, Farol Alto, Neutro , Reserva de combustível e Luz de injeção.
Visualmente , a Ducati é linda .
O famoso quadro tubular Treliçado deixa o motor “solto ” em baixo da moto.
As rodas de liga estilo Carroceria, conferem esportividade assim como outros itens, deixam a moto convidativa à pilotagem esportiva , como a rabeta curta . escapamento compacto , farol bem estiloso.Balança em Mono-braço.
Durante o teste na pista, em dia de track day onde predominavam as motos speed, a Ducati Hypermotard fez bonito, atraindo a atenção tanto por seu desempenho surpreendente, como por seu visual instigante, e claro, a marca dispensa apresentações.
Ducati é sinal de respeito !
Nossa Conclusão
A categoria das Supermotard, é uma fusão de 2 estilos: as motos esportivas de velocidade , com as motocross, fazendo-se as devidas adaptações para habilitar sua condução em vários tipos de terreno, garantindo a emoção na pilotagem
O design remete à aventura e emoção de pilotagem ousada, graças à distância do solo , a traseira alta e afilada e as laterais estreitas. Esqueça o conforto para a garupa, o que provavelmente o fará , um cavaleiro solitário!
A exemplo de outras montadoras, a Ducati começou a montar a Hypermotard em Manaus, o que reduziu o seu preço final em torno de R$ 7 mil. Apesar de continuar um pouco salgado, é uma maquina que preza pela qualidade dos acessórios utilizados, característica padrão desta fábrica.
Para os que apreciam versatilidade com emoção, é um brinquedo e tanto e a certeza de que você é capaz de domar touros bravios! Desenvolvida para ser versátil , uma motocicleta que pode ser usada no deslocamento urbano, touring ou para um dia de passeio emocionante na pista e foi assim que a testamos.
Gostaram da matéria? Quem sabe ,ajudamos você a decidir-se sobre sua escolha!
Equipe:
Paulo Henrique Orlandim – fotografia
Rodolfo Albuquerque – piloto cidade
Thiago Tomoto – piloto estrada e pista
Vera Luiza – matéria
Saindo de uma GS 1200 Adventure temi pelo desconforto em uma viagem de São Paulo à Santa
Catarina de Ducati Hyperstrada 821.Para minha
surpresa cheguei bem!Foi aí que cheguei à conclusão
de que o conforto também tem a ver com peso
é altura do piloto.Tenho 1,75 e peso 75 kg
Boa noite! Armando, a BMW é muito mais confortável que a Hyperstrada para viajar ? Estou no dúvida sobre Hypermotard ou hyperstrada vs BMW GS F800. Em termos de potencia e conforto, pois não conheço as duas ainda. Estou saindo de uma 250.
Gostaria de uma ajuda se possível. Obrigado!